Notícias em Destaque

Linhas de Pesquisa
Conheça nossas linhas de pesquisas

No período de 22 a 24 de agosto o PDTSA participou do “II Seminário da Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação” e do “II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), ” cujo tema foi Construindo Saberes Interdisciplinares na Região Amazônica”, ocorrido na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína.

Esse evento objetivou integrar docentes e discentes dos programas de Pós-Graduação ligados à Rede Interdisciplinar Amazônica e avançar na construção de uma proposta de doutorado em Fronteiras, Culturas, Territórios e Saberes.

O PDTSA se fez presente com treze mestrandos, um mestre e quatro professores. Os mestrandos e o mestre apresentaram seus trabalhos que foram discutidos e avaliados por professores do PPGCULT e do PDTSA. Esse foi um momento relevante para o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre as pesquisas desenvolvidas entre os dois programas de Pós-graduação.

Além dessa atividade, os professores Edma Moreira e Airton Pereira, do PDTSA e o Prof. Euclides Antunes Medeiros, do PPGCULT, foram palestrantes na mesa redonda “Movimentos sociais, Conflitos agrários e populações tradicionais na Amazônia”. Outrossim, as professoras Idelma Santiago e Hildete dos Anjos lançaram o livro “Culturas e dinâmicas sociais na Amazônia Oriental brasileira”, organizado pelos docentes do PDTSA, Airton dos Reis Pereira, Hildete Pereira dos Anjos, Idelma Santiago da Silva e Nilsa Brito Ribeiro. O professor Jerônimo Silva participou da avaliação dos trabalhos dos mestrandos e de uma banca de mestrado do PPGCULT.

O evento foi rico, estimulante e intenso de aprendizagem com as experiências e conhecimentos de novos métodos e objetos de pesquisas desenvolvidos entre os dois programas de Pós-graduação.

As discussões avançaram em relação aos objetivos da Rede Interdisciplinar de Pós-graduação e no enfrentamento dos desafios para alavancar a proposta de um doutorado em associação na Amazônia. Na reunião da Rede Interdisciplinar, com o Prof. Ricardo Lima, a Unifesspa e a UFT consolidam mais um momento no sentido de construção dessa proposta audaciosa, necessária e urgente para a Amazônia.

O evento foi, portanto, um esforço coletivo dos programas integrantes da Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação à construção de projetos integrados e de um doutorado em associação na área interdisciplinar. Essa construção conta, ainda, com o apoio das universidades ligas a Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar    (RAPI).

Ao final do evento a coordenadora da Rede, Prof. Edma Moreira, convidou todos os participantes ao evento “IV Semana Pan-Amazônica”, que ocorrerá no período de 21 a 24 de novembro na Unifesspa, momento em que a Rede Interdisciplinar Amazônica terá seu quarto encontro, desta vez com a participação do Dr. Claude Raynault, da França.