O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) da Unifesspa divulga abertura de processo seletivo de credenciamento para professores permanentes com inscrições até 25 de maio de 2020. Tendo por Área de Concentração “Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia”, o PDTSA oferta nesta seleção 2 vagas para cada uma das duas linhas: Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia e Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia. O processo é regido pelo Edital n° 03/2020 PDTSA, disponível no site do programa e no sistema de editais da Unifesspa. Acesse aqui o edital.

Podem ser credenciados como docente permanente, candidato com título de doutor (a), com vínculo funcional-administrativo com a Unifesspa, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva (DE), ou com outras Instituições de Ensino Superior conveniadas com a Unifesspa; ainda, pesquisadores com vínculo em agências de fomento. Na inscrição, precisam apresentar comprovantes de pelo menos 6 itens de produção técnico-científica e artística, vinculada à linha de pesquisa de interesse.

As inscrições serão realizadas por memorando eletrônico endereçado ao PDTSA (Chefia e Secretaria), pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) da Unifesspa para candidato docente da Unifesspa. Ou por e-mail, exclusivamente a docentes de outras Instituições de Ensino Superior ou pesquisadores, obedecidas as normativas da Portaria CAPES Nº 81, de 3 de junho de 2016, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com assunto “INSCRIÇÃO CREDENCIAMENTO 2020”. A inscrição via digital cumpre a determinação do Comitê da Unifesspa de Acompanhamento do Coronavírus (COVID-19).

O PDTSA

O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) foi criado em 2012, com curso de mestrado, no campus da Universidade Federal do Pará em Marabá. Com a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifespa), em julho de 2013, o PDTSA passa a integrar o Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa.

O programa que já titulou quase 100 mestres, tem duas linhas de pesquisa. A linha 1 - Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia tem por objetivo investigar a região amazônica nas suas dinâmicas sociais, políticas, econômicas ambientais e culturais em sua interatividade com os aspectos globais e regionais da expansão do capital. E a linha 2 - Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia, estuda representações discursivas das relações que se instauram nas dinâmicas sociais, políticas, ambientais e culturais na Amazônia.

Mais informações sobre o PDTSA estão disponíveis em seu endereço eletrônico www.pdtsa.unifesspa.edu.br.

Acesse aqui o edital.