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Intercâmbios

Publicado: Sábado, 13 de Junho de 2020, 10h57 | Última atualização em Sábado, 13 de Junho de 2020, 10h57 | Acessos: 127

Intercâmbios Internacionais

Em 2015, o PDTSA selecionou seus primeiros dois alunos estrangeiros (Peruanos), que integraram o Programa no período de 02/03 de 2015 a 02/03/2017, por entender que esta é uma estratégia importante pra promover a integração interinstitucional e internacional do PDTSA, assim como a sua internacionalização por intermédio da mobilidade de estudantes. Essa seleção ocorreu por meio da adesão do PDTSA ao Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação PAEC OEA/GCUB 2014, através do Edital OEA/GCUB nº 001/2014. Um dos peruanos é orientado pelo Professor William Santos de Assis e outro pela professora Edma do Socorro Silva Moreira, conforme aprovação do Conselho do curso.
Outro avanço do PDTSA, no sentido do intercâmbio internacional, é o ingresso, em 2015, de uma bolsista PNPD, Maria Los Angeles Guevara, professora titular da Universidad de Holguín, Cuba, que trabalha com o tema Desenvolvimento Local e gênero. A referida pesquisadora tem desenvolvido suas pesquisas na região sudeste paraense, ministrado disciplinas e participado de grupos de estudos no PDTSA, além de ter proferido palestras e realizado orientações aos mestrandos. A parceria com a professora tem sido profícua, já que suas experiências no cenário da América Latina, possibilita a construção de novas ações internacionais do PDTSA, como por exemplo, a solicitação de ingresso, como sócio, da rede CLACSO, importante rede de pesquisadores na América Latina, e a discussão de um possível convênio com a Universidade de Cuba.
A Profa. Célia, após seu estágio pós-doutoral na UNESP- Araraquara, em 2014-2015, inicia a construção de uma parceria institucional com a Universidad Nacional de La Plata, com o objetivo de analisar a atuação do capital na contemporaneidade na América Latina.
A profa. Hildete Pereira dos Anjos, em 2015, integra a Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración educativa (RIIE, coordenada a partir da Facultad de Estudios Superiores de Iztacala, UNAM, México), essa ação possibilida a circulação de pesquisadores do PDTSA em nível internacional e a construção de possíveis parcerias.
As professoras Nilsa Brito Ribeiro e Hildete Pereira dos Anjos integram, desde 2015, a Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED).
O Prof William Santos de Assis integra um grupo internacional de pesquisa realizando estudos comparativos de ecossistemas de duas regiões amazônicas do Brasil da Colômbia. Esta relação de intercâmbio resultou na publicação de um livro de publicação internacional “ Ecosystem services of regulation and support in Amazonian pioneer fronts: searching for landscape drivers”.
Ao final do ano de 2015, o PDTSA inicia a elaboração do segundo Seminário Interdisciplinar do PDTSA com o objetivo de discutir temas e objetos interdisciplinares. Para esse evento estamos construindo uma parceria com a Universidade de Aveiro/PT, através da professora Dra. Maria da Conceição Lopes, com o propósito de aprofundar as discussões sobre pesquisas internacionais sobre cultura e língua lusofonia e avançar numa parceria internacional.
Participação da Profa. Hildete Pereira dos Anjos, no VI Colóquio e I Instituto da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED Brasil), em 2016,; do XII Congreso Internacional ALED: discurso, construcción y transformación social em Santiago do Chile: ALED, 2017; IV Simpósio Internacional de Análise do Discurso (SIAD), 2016, Belo Horizonte; da 38ª Reunião da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) como pesquisadora associada e apresentação de trabalho na ANPED Norte, em 19 a 21 de outubro de 2016.
Relação institucional com a Universidad Nacional de La Plata, através da Professora Célia Congilio, com participação de capítulos de livros lançados, os quais destaca-se Congilio, C.R. Dos caras de la mineria en el sudeste paraense: la extraccion minera como base materal del neodesarrollismo. In: Mariano Feliz; Maria Orlanda Pinassi. (Org.). La Farsa Neodesarrollista y las alternativas populares en America Latina y el Caribe. 1ed.Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Herramienta, 2017, v. 1, p. 195-213.
Congilio, C.R.; MOREIRA, E. La resistencia a los grandes proyectos de explotación de hierro en el sudeste paraense. In: Mariano Feliz; Christian Torno. (Org.). El neodesarrollo en debate: crisis, transición y alternativas. 1ed.Buenos Aires: El Colectivo, 2017, v. 1, p. 77-92.
A JALLA (JORNADAS ANDINAS DE LITERATURAS LATINOAMERICANAS) - Amazônia 2018 realizada na Universidade Federal do Acre (Rio Branco), O PDTSA foi representado, no evento, pelos Professores Hiran de Moura Possas, Jerônimo da Silva e Silva e pela mestranda Concita Sompré. No Simpósio Temático 08 “Crítica decolonial e cosmologias afroindígenas: posturas e saberes na Amazônia Oriental” – realizado no auditório Adriana Delgado Santelli, o professor Jerônimo da Silva e Silva (Coordenador do ST.) apresentou a pesquisa “A ciência dos encantados: cosmologias afroindígenas no nordeste paraense”, um estudo interdisciplinar com rezadeiras, no nordeste do Pará. No mesmo simpósio, o professor Hiran de Moura Possas e Concita Sompré apresentaram a comunicação “Diálogos ontológicos: a perda do caminho”, pesquisa de cruzamentos cosmológicos realizada desde 2014 com os Gavião Kyikatêjê (Terra Indígena Mãe Maria), município de Bom Jesus do Tocantins Pará. No Simpósio Temático 13 “Discursos periféricos: patrimônio e literaturas” – realizado na Sala de Vídeo conferência (Pós Graduação) - o professor Hiran de Moura Possas apresentou sua pesquisa PIBIC “Barbantes em Movimentos: Versejos de Massacres na Boca da Noite”, um estudo sobre narrativas (cordéis) testemunhais de massacres, no sul e sudeste do Pará.
No período de 05 a 09 de novembro foi realizado o VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA AMAZÔNIA – CIELLA. O tema dessa edição versou sobre “Fronteiras e Diversidades Amazônicas”. No Evento, conferências, minicursos, atividades culturais, lançamentos de obras e comunicações em Simpósios Temáticos fizeram parte de extensa e diversificada programação. O PDTSA esteve presente com a participação da Professora Nilsa Ribeiro na Mesa “Análise do Discurso” juntamente com professores da UFAM, UFPA e UFRGS; com as comunicações “Acorde De Cordéis: Testemunhos Em Poéticas do Campesinato”, do Professor Hiran Possas - Simpósio Temático “Contínuas Leituras do Mal. Estado de Exceção e Literatura de Testemunho e Narrativa de Resistência”, “Variações em Torno da Falta: Poder-Saber na Produção de Um Discurso Fundador do Sul e Sudeste do Pará”, da Professora Hildete Pereira dos Anjos - Simpósio Temático “ A Análise do Discurso e Seu Multiperspectivismo na Constituição e Reconhecimento de Sujeitos Subalternizados” , e com Thayná Miriam Pereira Passos com a pesquisa “Estratégias de Tradução: A Tradução de Termos Específicos da Região Amazônica no Livro Cinzas do Norte de Milton Hatoum - Simpósio Temático “Tradução e Interculturalidade”.
De 22 a 16 de outubro foi realizado O IV Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras se propõe nesta edição a realizar um evento em parceria com três redes de pesquisa, Nacionais e Internacionais, na perspectiva de consolidar as ações do Mestrado em Sociedade e Fronteiras, de fortalecer parcerias na Amazônia e, em nível internacional, posicionar a UFRR nos debates sobre migrações e processos educativos interculturais. Justifica-se o apoio a esta iniciativa por ser o maior evento das ciências sociais em Roraima, por fortalecer as ações do Mestrado Sociedade e Fronteiras, por contribuir no fortalecimento da construção de uma proposta de Doutorado em Rede em parcerias com universidades da Amazônia na área interdisciplinar de Ciências Sociais e por fortalecer vínculos com redes de instituições internacionais. O PDTSA foi representado pelos professores Jeronimo Silva e Edma Moreira.
Entre os dias 7 a 10 de novembro de 2018, ocorreu o Colóquio de homenagem a Boaventura de Sousa Santos nos 40 anos do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra. O evento teve como título “A imaginação do futuro: Saberes, experiências, alternativas” e se realizou nas dependências da Faculdade de Economia e do Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, Portugal. Participaram do evento a Profa. Idelma Santiago da Silva e o Prof. Airton dos Reis Pereira, ambos professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/ Unifesspa). Em parceria com os professores Dernival Venâncio Ramos Júnior (PPGCult/UFT) e Maurício Hashizume (doutorando do CES/Coimbra), realizaram uma das sessões paralelas, com uma mesa intitulada “Saberes e diversidade na Amazônia oriental: lutas descoloniais”, com a apresentação dos seguintes trabalhos: Airton dos Reis Pereira “Iniciativas e experiências dos movimentos sociais de luta pela terra no sul e sudeste do Pará, na Amazônia Oriental”. Idelma Santiago da Silva “A perspectiva da resistência feminista no Movimento dos Sem Terra”. Dentre os participantes no debate da mesa temática supracitada encontravam-se vários professores de universidade brasileiras que estão realizando doutorado ou pós-doutoramento na Universidade de Coimbra, bem como outros pesquisadores ligados ao Centro de Estudos Sociais. Foi a única sessão a apresentar o tema da Amazônia no evento. Disso resultou relevante a articulação e realização da referida mesa temática. As discussões durante o evento foram marcantes por refletir a conjuntura global e os desafios ligados ao descenso dos sistemas democráticos, contudo com concentração nos debates em torno das resistências e das alternativas frente as permanências interligadas do capitalismo, do colonialismo, do patriarcado e do racismo. O pensamento de Boaventura de Sousa Santos referenciou as exposições e debates, especialmente em torno das linhas abissais e das epistemologias do sul.
Com o lançamento do EDITAL CAPES: PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA n° 21/2018, o PDTSA iniciou diálogos com diferentes Instituições e Programas de Pós Graduação visando, bem mais do que a possibilidade de acesso a recursos, estreitar nucleações com Programas mais experientes e de avaliação respeitável junto à CAPES. O referido edital denominado Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia teve por objetivo “apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, os quais aprimorem a formação pós-graduada visando à melhoria da qualidade dos PPGs vinculados às Instituições dos estados da Região Norte e do estado do Maranhão, de modo a contribuir para a diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG, conforme diretrizes do Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020.
A partir dessa orientação estrutural, foi submetido à avaliação a proposta “Estado e Políticas Sociais na Amazônia: diálogos críticos sobre apropriação de territórios e recursos naturais, mobilidades humanas e desestruturação de sistemas de conhecimento”, que propunha-se a analisar as políticas desenvolvimentistas praticadas pelo Estado em escala nacional e regional e seus impactos ambientais, culturais e sociais aos territórios e às territorialidades dos sujeitos a eles concernidos. Via de regra, essas políticas resultam em um violento processo de desterritorialização, bem como violação de direitos, impondo a necessidade de alargamento do universo conceitual da temática. Destarte, balizas epistemológicas desse projeto associado repercutirão sobre: Estado, educação, trabalho, mobilidades humanas e territórios, dentre outras. Pretende-se, assim, desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, a partir do diálogo crítico-cruzado dos pesquisadores com as populações e seus conhecimentos tradicionais, com a finalidade de desvelar problemáticas e proposições que subsidiem a construção de alternativas aos processos de exclusão, desigualdades, violências e conflitos gerados por essas políticas que, frequentemente, deslegitimam os modus operandi desses sujeitos. As linhas Estado, Trabalho, Mobilidades Humanas e Políticas na Amazônia; Dinâmicas Sócio ambientais, Luta pela Terra e Políticas de Educação nortearão as pesquisas em associação entre o PDTSA, PPGSOF e PPGPS. O associado 1 seria a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), formada por quatro Centros - Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) e Centro de Ciências do Homem (CCH), apresenta unidades integradas e interdisciplinares de pesquisa e ensino voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico e social.
Cada um destes Centros é responsável por uma área de conhecimento afeta ao desenvolvimento da região através de pesquisas de ponta, capacitação de profissionais e formação de um contingente humano especializado em áreas diversas, capazes de serem multiplicadores do saber e das técnicas apreendidas no complexo universitário.
O Centro de Ciências do Homem configura-se como o espaço de conhecimento e saber destinado a examinar as atividades humanas e sociais, formando e qualificando recursos humanos com um olhar crítico para compreender a realidade e intervir na solução de problemas e questões sociais, com ênfase nas problemáticas regionais.
Para tais objetivos, cinco unidades, denominadas Laboratórios, organizam e direcionam as atividades de docência, pesquisa e extensão deste Centro: Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem – LEEL; Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico – LEEA; e Laboratório de Gestão e Políticas Públicas – LGPP, Laboratório de Estudos da Sociedade e do Estado – LESCE e Laboratório de Cognição e Linguagem – LCL.
Os Laboratórios que constituem a base de sustentação acadêmica e científica do PGPS são: o Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA) e o de Estudos da Educação e da Linguagem (LEEL). Ainda, fazendo jus à interdisciplinaridade da proposta, também conta com a participação de professores dos seguintes Laboratórios e Centros: Laboratório de Cognição e Linguagem (LCL-CCH); Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP-CCH); Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) e o Laboratório de Engenharia Agrícola, do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA).
Os Laboratórios são considerados unidades básicas interdisciplinares e célula estrutural da produção e gestão do conhecimento científico. Na estrutura organizacional da UENF não existem departamentos; os Laboratórios são entidades também responsáveis pela oferta de disciplinas tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Os Laboratórios servem como locais de trabalho dos professores e dos pós-graduandos no processo da produção do conhecimento. Em suas salas individuais, os professores contam com equipamentos de informática, com acesso a internet, disponíveis aos alunos.
Dentre outros recursos, professores e pós-graduandos contam ainda com impressoras, scanners, data show, lap-top(s), câmeras digitais (fotográficas e filmadoras), GPSs, DVDs, gravadores.
O associado 2 foi o PPGSOF do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFRR. Possui duas salas onde funciona a secretaria e a Coordenação do Programa, conta com estantes, armários, computadores, telefone e Scanner. Ainda há uma sala onde funciona o arquivo e depósito. No prédio do CCH há salas de aulas e de reuniões, assim como um auditório para 80 pessoas. Nas instalações do CCh há salas de aula e de professores, com acesso á internet, onde poderão ser recebidos os professores e colaboradores que participem das missões do Projeto PROCAD. O prédio do CCH conta, ainda, com uma sala de estudo em grupo para os discentes e um Laboratório de informática utilizado pelos estudantes de Ciências Sociais.
O Acervo bibliográfico da UFFR está distribuído em duas bibliotecas, sendo a principal a Biblioteca do Campus do Paricarana, que ocupa uma área de 1731m², toda ela climatizada. A biblioteca dispõe de 40.263 títulos e 121.070 exemplares. O acervo na grande área de Ciências Humanas conta com mais de 15.000 títulos e 33.000 exemplares distribuídos entre as áreas de antropologia, ciências sociais, filosofia, história e relações internacionais, geografia, economia, psicologia, entre outros.
A UFRR conta com um prédio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), onde dispomos de uma sala multimídia para realização de vídeo conferências e bancas de defesa, sala que pode ser utilizada para aulas em rede.
O PDTSA da Unifesspa, com seus recursos descritos nesse relatório anual, tornou-se o proponente dessa proposta de PROCAD AMAZÔNIA.
Do acordo técnico assinado pela pró reitorias de pesquisa da respectivas universidades, firmou-se o compromisso de fortalecimento de: PRODUÇÃO QUALIFICADA- Neste aspecto, o Programa precisa avançar, alterando a qualidade e a quantidade da produção, de modo a apresentar impacto nas ações do PDTSA. GRUPOS INTERDISCIPLINARES DE PESQUISA - Consolidar grupos de pesquisa interdisciplinar que articulem de forma mais sistemática ações de pesquisa, ensino e extensão com o intuito de descrever e compreender as contradições de interesses em jogo na região.
INTERCÂMBIO TÉCNICO CIENTÍFICO: Realizar intercâmbio técnico-científico com outras Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do país e/ou do exterior, através de projetos de pesquisa, pós-doutoramento; professores visitantes. INTEGRAÇÃO COM A GRADUAÇÃO - Intensificar a integração das ações do programa com a graduação através do ensino da pesquisa e da extensão. Algumas iniciativas já vem sendo tomadas nesta direção integrando alunos de graduação a projetos e grupos de pesquisa liderados por docentes do programa, o que de certa forma, já está refletindo no número de alunos oriundos de nossos grupos de pesquisas aprovados nos últimos processos seletivos do PDTSA. REDES DE PESQUISA- Ampliação de redes de pesquisa para consolidar a integração de pesquisadores nacionais e internacionais. INTERNACIONALIZAÇÃO - Nos próximos anos, o PDTSA estará comprometido com ações que busquem o fortalecimento do Centro de Estudos Internacionais (CEI) recém criado a fim de consolidar novas parcerias como já descrito anteriormente. Os objetivos principais desse Centro tem sido de: fomentar o acesso de pós-graduandos e pesquisadores à produção de outros países; fortalecer o vínculo com a CLACSO e outras organizações internacionais; estimular o diálogo com Grupos de Pesquisa internacionais; assessorar o PDTSA no estabelecimento e acompanhamento e fortalecer os vínculos relativos à produção acadêmica com os países das Américas, a partir dos acordos de cooperação. PUBLICAÇÃO QUALIFICADA- embora se possa observar a mudança qualitativa e quantitativa da produção científica do corpo docente, avaliam-se que este ainda é uma das ações do Programa que precisam avançar. As exigências de produção qualificada tiverem espaço privilegiado na reformulação do Regimento do curso, de modo a garantir no programa a permanência de docentes que assumem a produção qualificada com prioridade. REDEFINIÇÃO DE SUAS LINHAS DE PESQUISA: O PDTSA compreende que o estudo de dinâmicas, sejam elas ambientais, sociais e culturais, significa também sua reconfiguração. Para isso, compreende que as experiência cooperativa terá impacto sobre suas linhas de pesquisa para ampliação e aprofundamento da compreensão sobre temáticas concernentes à região.
O PPGSOF e a UFRR aproveitarão esta experiência para fortalecer a integração entre os cursos de Graduação do Centro de Ciências Humanas e a pós-graduação. Os cursos do CCH são: Ciências Sociais, Relações Internacionais e História. Ainda há outros cursos de origem dos professores formadores do PPGSOF, que por ser de caráter interdisciplinar, congrega pesquisadores de diferentes centros e institutos. Ressaltamos dessa forma a articulação e relação com outros cursos, tais como: Antropologia, Licenciatura Intercultural, Psicologia, Economia, Pedagogia e Geografia.
As missões por meio do PROCAD permitirão ofertar disciplinas na graduação e pós-graduação, fortalecendo as atividades dos grupos de pesquisa e dos projetos desenvolvidos. Os trabalhos de pesquisa do presente Projeto PROCAD convocam os principais pesquisadores do PPGSOF e permitirão criar laboratórios novos e fortalecer os grupos de pesquisa já existentes, em vistas a ampliar o número de estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos nos temas de estudo. Isto favorecerá o aumento qualitativo de bolsistas de iniciação científica vinculados aos projetos de pesquisa, assim como poderá melhorar a qualidade e quantidade de produção acadêmica, contribuindo com uma melhor avaliação do programa e, dessa forma, contribuindo com a melhoria qualitativa da universidade.
Neste sentido a instituição compreende a importância de dar continuidade às ações após a conclusão do projeto. O Fórum dos Programas de Pós-Graduação da UFRR tem sido uma instância de debate interno e de articulação entre os programas de Pós-Graduação e a PRPPG, no qual os programas permanentemente levantam a necessidade de fortalecer e aprofundar as políticas e investimentos em pesquisa e nos programas de Pós.
Em quinze de outubro de dois mil e dezoito, a proposta acima descrita de PROCAD foi aprovada. Para sua execução, como coordenadora geral do projeto, foi indicada a docente permanente do PDTSA Edma do Socorro Silva Moreira, a partir dos pré requisitos recomendados pelo edital. A professora, com dedicação exclusiva na Unifesspa desde 2009, realiza trabalhos de pesquisas e extensão voltados às questões ambientais, dinâmicas sócio territoriais, movimentos sociais e reprodução social do campesinato, no campo da Sociologia Rural. A experiência em trabalhos científicos com equipes interinstitucionais vem de projetos nacionais e internacionais iniciaram em meados dos anos de 1990, no Museu Paraense Emílio (MPEG) e, posteriormente, no Centro Agro-Ambiental do Tocantins (CAT/UFPA).
Em dezembro de 2018, a partir de orientação com representantes da CAPES, foi realizada a primeira reunião de trabalho do PROCAD, por vídeo conferência. Nela, foram já determinadas as primeiras ações do Programa para o ano de 2019: Discutir, em perspectiva comparada e interdisciplinar, os processos inter societários vivenciados no contexto contemporâneo de fortalecimento de políticas públicas neoliberais em contraste com os impactos e os desafios da sustentabilidade social e ambiental na Amazônia; identificar e mapear lutas e resistências frente as situações de exclusão, desigualdades e conflitos pela apropriação dos bens da natureza; Identificar e analisar os processos de mobilidades humanas na Amazônia, tanto aqueles movimentos locais, como regionais e internacionais, suas implicações sociais e as políticas sociais envolvidas nas novas problemáticas de exercício dos direitos humanas e sociais; identificar e examinar como se elaboram as políticas sociais para o desenvolvimento do território, os acordos, os processos comunicativos e de deliberação; analisar, a partir de memórias dos sujeitos, a reverberação das lutas por educação e território na produção de políticas públicas; Desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, a partir do diálogo colaborativo dos pesquisadores com as populações e seus conhecimentos tradicionais.
Missões de estudos, nos respectivos programas associados, e a indicação de docentes para a realização de estágio pós doutoral na Universidade Norte Fluminense também foram questões decididas.

 

 

 

 

Intercâmbios Nacionais

A relevância da Amazônia para o avanço científico nacional e internacional, por meio de Pós-Graduação que reflita sobre a realidade local em sua relação extra local, tem sido objeto de ações dos Reitores e Pró-Reitores de Universidades do Norte do Brasil, inclusive por meio da Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar (RAPI): cooperação institucional envolvendo instituições de ensino superior “com vistas à realização de ações comuns ou de colaboração no campo do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, quando assim houver por bem acordado o conjunto das convenentes, parte dele ou mesmo duas dentre as entidades, favorecendo-se, dessa maneira, iniciativas bilaterais, trilaterais ou multilaterais, conforme o caso, tudo em favor do fortalecimento institucional dos pares, do desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da inovação e da melhoria da qualidade de vida da sociedade paraense e da Região Amazônica”.
Em 2016, cinco Programas de Pós-Graduação da região Norte do Brasil, da área interdisciplinar, reuniram-se, com apoio da RAPI, no “I Simpósio dos Programas de Pós-Graduação na área Interdisciplinar do Norte” e construíram a Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação em Culturas, Territórios e Fronteiras, coordenado pela Professora Edma Moreira Silva, cujo o propósito foi a elaboração de uma proposta para a criação de um Doutorado em Associação, são eles: Programas de Pós Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT/UFT), Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/Unifesspa), Sociedade e Fronteira (PPGSOF/UFRR), Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA), Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA). Em continuidade de ações dessa rede, em 2018, dois novos programas integraram: o programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), vinculado ao Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA), criado em 2017 e o Programas de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS), da Universidade do Oeste do Pará, criado em 2015. Essa adesão amplia e fortalece a parceria e os objetivos para os quais a Rede fora constituída. Ainda em 2018, o Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA) e Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA) retirou-se da Rede.
Fora realizado o V encontro da Rede Internorte no quadro do IV Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras, em Boa Vista-RO, nos dias 23 e 24 de outubro de 2018, com o propósito de discutir e planejar ações anuais com vistas a construção de pesquisas, extensão e um doutorado em Associação entre as instituições parceiras. O doutorado em associação é uma das metas estabelecida desde seu primeiro encontro em Marabá, em 2016. A palestra de abertura desse evento foi proferida pela coordenadora da Rede, docente do PDTSA, Edma Silva Moreira, e teve como tema “Desafios da Pós-graduação na Amazônia: reflexões a partir da área interdisciplinar”, resultado das reflexões sobre o contexto da área interdisciplinar na região Norte e a justificativa de um doutorado em Associação que aborde as questões contemporâneas candentes na Amazônia, como por exemplos, o desmatamento e seus impactos à sociedade e a natureza, as relações de poder e as ameaças dos projetos de “desenvolvimento” aos territórios construídos, as resistências e lutas sociais. Outras ações ocorridas foram as apresentações dos projetos aprovados no edital PROCAD-AM. Esse edital marca uma importante oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas na Amazônia, em interação com universidades de outras regiões do país, fortalecendo e ampliando os grupos de pesquisadores e/ou construindo e fortalecendo novos temas de pesquisa. Os Procads apresentados foram: “Estado e Políticas Sociais nas Amazônias: diálogos críticos sobre apropriação de territórios e recursos naturais, mobilidades humanas e desestruturação de sistemas de conhecimento, coordenado pela Unifesspa em parceria com a UFRR e a UENF. O projeto coordenado pela UFT, em parceria entre a UFPA e a UFMG, intitulado “Economia e cultura dos comuns: práticas e espaços de alternativas de desenvolvimento na Amazônia”, foi o segundo. Em seguida a UFPA expôs o projeto “Indicadores antrópicos: fatores socioambientais e patrimoniais na tradução de índices de antropização em povos e comunidades amazônidas”, em parceria com a UEA e a UFSC. A avaliação final aponta que a Rede tem muitos desafios a enfrentar, como por exemplo, as distâncias territoriais e todo os percalços que, nós pesquisadores, enfrentamos ao fazer pesquisa na Amazônia. Reconhecemos que a ampliação das parcerias favorece ao avanço profícuo da pesquisa, extensão e do ensino, em nível de pós-graduação, ainda profundamente assimétricos em nível nacional. A Rede Internorte vem se empenhando na construção de um trabalho em parceria para o fortalecimento dos seus programas com alianças institucionais, nacionais e internacionais, que permitam uma melhor qualificação de recursos humanos para atuar na Amazônia.
Ainda nos anos de 2016 e 2017 várias formas de trocas institucionais foram realizadas no âmbito de projetos de pesquisa com outras instituições de ensino, pesquisa, em eventos e em coorientações de mestrandos e doutorandos oriundos de outros programas de Pós-graduação e, às vezes egressos do mestrado. Os docentes assumem lideranças ou apenas participam dessas frentes de ações institucionais que se tornam cada vez mais presente no PDTSA, sobretudo em participação em conselhos científicos, como pode ser observado a seguir:
Com o Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural da UFPA, através do projeto de pesquisa “NÚCLEO DE ESTUDOS AGROECOLÓGICOS AJURI – NEA AJURI: Espaço de formação interdisciplinar para o fortalecimento da agricultura familiar Amazônica gerando a publicação do artigo científico intitulado “Caracterização Química, Física e Morfológica do Solo em área de assentamento da agricultura familiar” publicado na Revista Enciclopédia Biosfera. Em 2017, seguiu-se com as publicações, destacando-se as publicações da Revista Enciclopédia Biosfera a)“AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE JENIPAPO ( Genipa americana L), INOCULADAS COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES”. b) “AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA MICORRÍZICA DO JATOBA ( Hymenaea courbaril L.)”. c) AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO PARICA ( Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby) INOCULADO COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES.”
Na mesma perspectiva, continua a parceria com o Núcleo de Estudo de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS), relação estreita, através da Professora Célia Congilio, com pesquisadores que atuam em diversas Universidades no país e estrangeiras. O NEILS edita a Revista Lutas Sociais e em 2016. O egresso do PDTSA Renato Noronha Martins e a professora Dra. Célia Congilio publicaram o artigo “Educação como estratégia e controle do capitalismo no sudeste paraense”. A revista teve um lançamento promovido em Marabá, em conjunto com o PDTSA, a Faculdade de Ciências Sociais, o GEPEMSSP e o NEILS, com a participação do Prof. Dr. Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida, PUC-SP (coordenador do NEILS).
Através dos Programas de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (UFPA), Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPSDTU), Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCSOC), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado do Pará (DFDA/PARÁ), gerou-se o projeto “Desenvolvimento de competências e formação de recursos humanos em recuperação de áreas degradadas em projetos de assentamentos em áreas Amazônicas”. Dessa experiência colaborativa foi construída a Dissertação de Andreza Angélica Frota Gama intitulada “Desmatamento no Assentamento 26 de março em Marabá em busca de alternativas agroecológicas aliadas a educação ambiental” e da discente Francilete Souza de Almeida com o título “Assentamentos Rurais no Sudeste Paraense: Novos Territórios Rurais e a Pluriatividade como Estratégia de Reprodução Social no P.A Belo Vale, Marabá- PA”. Desta parceria também foi possível a elaboração e apresentação do trabalho intitulado “Estudo do desmatamento no Assentamento 26 de Março em Marabá - PA e propostas mitigadoras de controle aliada a educação ambiental”, apresentado no IV Seminário Internacional de Ciências do Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, ocorrido entre os dias 19 e 22 de setembro de 2016 em Manaus – AM e o trabalho Reprodução Social em Territórios Rurais no Sudeste do Pará, apresentado no VII Encontro da Rede de Estudos Rurais: Olhares conflitantes sobre o mundo rural: Territorialidades, Conhecimentos e Ações de Desenvolvimento, Natal/RN.
Em 2017, também ocorreram publicações, como os resumos expandidos a) “DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO E SEUS EFEITOS NO ASSENTAMENTO PIQUIÁ I - MARABÁ/PA”. In: IV Semana Pan Amazônica: Dialogo Intercultural e Resistência Epistêmica nas Amazônias, Anais do Seminário Produção e incorporação da interdisciplinaridade na concepção da pesquisa no programa de pós graduação em dinâmicas territoriais e sociedade na Amazônia. B) Caracterização de Sistemas Extrativistas do Lote 41 no projeto de Assentamento Pimenteira. In: IX Encontro Amazônico de Agrárias, Extensão Rural: Perspectivas para o desenvolvimento na Amazônia. C) Análise dos impactos socioambientais decorrentes da instalação da UHE de Marabá no PA Araras e Propostas de Migitação. In: II Encontro da Pós Graduação. D) Avaliação de Sistema agrossilvipastoril implantado de forma participativa em unidade de produção familiar. In: II Encontro da Pós Graduação.
Com a Embrapa e CNA, através do projeto Proteção e Uso Sustentável de Paisagens dos Biomas Brasileiros - Subprojeto: Avaliação de espécies arbóreas forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares, vários trabalhos foram publicados em eventos nacionais, entre eles: a) Qualidade do solo na área de Reserva Legal da Fazenda Cristalina após a implantação de espécies florestais nativas, apresentado entre os dias 16 à 20 de outubro de 2016 na Fertbio; b) Avaliação do desenvolvimento de mudas de Jatobá (Hymenaea courbaril L) inoculadas com fungos micorrízicos e escória de siderúrgica, apresentado entre dias 16 à 20 de outubro de 2016 na Fertbio; c) Avaliação do desenvolvimento do mogno (Swtetenia macrophylla) inoculado com fungos micorrízicos arbusculares, apresentado entre os dias 16 à 20 de outubro de 2016 na Fertbio; d) Colonização micorrízica da andiroba, sapucaia e jatobá introduzidas em área degradada da Fazenda Cristalina, apresentado entre os dias 16 à 20 de outubro de 2016 na Fertbio; e) Ocorrência de organismos em diferentes espécies de capim como indicadores da qualidade biológica do solo, apresentado entre os dias 16 à 20 de outubro de 2016 na Fertbio. Também foi publicado o artigo “Effect of arbuscular mycorrhizal fungi on the essential oil composition and antioxidant activity of black pepper (Piper nigrum L)”, publicado no periódico International Journal of Applied Research in Natural Products. Em 2017 a publicação do artigo na Revista Terceira Margem Amazônia intitulado “ Populações Tradicionais, Modernização na Amazônia e as Quebrdeiras de Coco Babaçu no Municipio de São Domingos do Araguaia – PA”.
Em 2018 estes intercâmbios intensificaram-se com os grupos de pesquisa liderados pelas professoras Andréa Hentz de Mello e Rosana Maneschy e entre os programas de pós graduação, o PDTSA e o NUMA da UFPA, ocasião em que a professora Dra. Andréa Hentz de Mello, coordenou as atividades de treinamento do discente do Programa de Pós-graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) Igor Luiz Fernandes Corrêa; no âmbito do projeto de pesquisa “Proteção e Uso Sustentável de Paisagens dos Biomas Brasileiros - Projeto Biomas, no Sub-projeto: Avaliação de espécies arbóreas forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares”. Tais atividades compõem o plano de trabalho de Residência Ambiental do mestrando. Ainda no âmbito da cooperação e intercâmbio, três trabalhos técnicos foram publicados, durante o treinamento do discente a saber: a) MANESCHY, R. Q. ; Hentz, A. M ; LUNZ, A. M. ; CORREA, I. L. F. ; MELO, L. E. L. ; SANTOS, S. F. . Avaliação da forragem e da madeira produzida por árvores de ocorrência espontânea em pastagens na Amazônia. 2018. (Boletim Técnico). B) MANESCHY, R. Q. ; Hentz, A. M ; LUNZ, A. M. ; CORREA, I. L. F.; MELO, L. E. L.; GUAJAJARA, E. P. V. ; CALANDRINI, M. R. L.; SANTOS, G. O.; MATOS, T. S. ; BOLDT, J. L. ; CARVALHO, G. G. . Avaliação da madeira e análise de solo sob árvores de ocorrência espontânea em pastagens na Amazônia. 2018. (Boletim Técnico). C) MANESCHY, R. Q.; Hentz, A. M ; LUNZ, A. M. ; GEYER, R. A. ; FEITOSA, N. K. ; SILVA JUNIOR, D. R. C. Avaliação da forragem produzida por árvores de ocorrência espontânea em pastagens na Amazônia. 2018. (Boletim Técnico).
Coorientações: mestranda Priscila Batista Miranda do curso de Pós-Graduação Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos, Campi de Araras – SP. A mestranda realizou todo o trabalho de campo de sua dissertação no campus Universitário da Unifesspa, nas dependências da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá e no PDTSA. A sua qualificação ocorreu em dezembro de 2016, e o artigo intitulado “Fungos Micorrízicos Arbusculares como Promotores de Crescimento de Porta-Enxertos de Citros” foi submetido para a revista de Fruticultura, de acordo com os requisitos para a defesa de Dissertação do Programa de Pós-Graduação e aceito pela revista em dezembro de 2017, devendo ser publicado na edição de abril de 2018. A defesa de dissertação da mestranda aconteceu em agosto de 2017.
A doutoranda Joyce Ikeda, egressa do PDTSA, hoje cursa seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas na UFMA e que está sob a coorientação da Professora Dra. Célia Congilio.
Também, ocorre a Coorientação do doutorando Rodrigo da Silva Maia do curso de Pós-Graduação Doutorado em Ciências Ambientais da UFPA, pela professora Andrea Hentz de Mello. A coorientação foi efetivada em dezembro de 2016 e no dia 9 de fevereiro de 2017 aconteceu a primeira qualificação do doutorando com a defesa do projeto de pesquisa intitulado Atividade de Microrganismos do Solo Associada à Dinâmica do Fósforo: Interações Edafoclimáticas em Sistemas Agroflorestais com Palma de Óleo na Amazônia. Em 2018 a professora Dra. Andréa Hentz de Mello participou da segunda banca de Rodrigo Maia da Silva, com o tema “ MICORRIZAS ARBUSCULARES E DINÂMICA DO FÓSFORO NO SOLO EM SISTEMAS AGROFLOR ESTAIS COM PALMA DE ÓLEO NA AMAZÔNIA” 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Ambientais) - UFPA. Ainda com a participação de vários pesquisadores de outros programas de pós graduação, a professora Andréa Hentz participou em 2018 da banca de defesa de dissertação de mestrado do discente Antonio Ozenilto de Sousa Lima, com o trabalho “Respostas de Paricá e Clones de Eucalipto à Inoculação de fungos Micorrízicos e Rizobactérias em Área de Neossolo Quartzarênico em São Domingos do Araguaia-PA. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS FLORESTAIS) - Universidade Federal Rural da Amazônia.
Em relação a pesquisas sobre a atuação do capital na contemporaneidade na América Latina foi resultado um novo estágio de capacitação que aconteceu , em 2017, em La Plata para fins de consolidação da pesquisa sobre extrativismo e neoliberalismo na América Latina.
Parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Aninter). Através do Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades ocorrido entre os dias 23 à 25 de novembro de 2016 em Brasília, no qual a Professora Andréa Hentz de Mello proferiu uma palestra intitulada “Dinâmicas Territoriais de Ocupação na Amazônia e impactos socioambientais”, e foi convidada e eleita para compor a diretoria da ANINTER, como conselheira fiscal. Em 2017 a participação aconteceu novamente juntamente com a professora Edma Moreira da Silva, onde participaram do VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER) realizado na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, entre os dias 1 e 4 de novembro de 2017. Na oportunidade as professoras também participaram da reunião do Conselho da diretoria da Aninter, onde assinaram a Carta de João Pessoa endereçada a coordenação de área da CAPES e da I Reunião de coordenadores de Pós-Graduação Interdisciplinar.
Parceria com os Grupo de pesquisa Práticas Discursivas: Narrativas, Saberes e Resistência Cultural- coordenado pelas pesquisadoras Nilsa Brito Ribeiro e Hildete Pereira dos Anjos Por ocasião do evento do I Congreso Internacional De La Asociación Latinoamericana De Estudios Del Discurso (ALED), membros da linha de pesquisa 2 do programa - “Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia, estabeleceram contato com pesquisadores de duas universidades brasileiras, resultando desta ação a realização do Seminário: Análise de discurso: Dinâmicas territoriais e Sociedade na Amazônia, o qual contou com a participação da Profa. Dra. Maria do Rosario Gregolin (UNESP/Araraquara/SP) e da Profa. Dra. Ivânia dos Santos Neves (UFPA). Neste seminário de intercâmbio, mestrandos e egressos vinculados à linha 2 do Programa apresentaram resultados de suas pesquisas finalizadas ou em andamento, assim como apresentaram ao programa informações sobre a sua inserção no mercado de trabalho, sobretudo os egressos. Encontra-se em fase de preparação a edição de um livro que resultará deste intercambio. O encontro de pesquisadores do PDTSA com demais pesquisadores no Congresso da ALED/Argentina proporcionou, ainda, o contato com a Profa. Dra. Kátia Menezes de Souza, do Programa de Pós-Graduação Letras e Linguística da UFG, cujo impacto foi a participação da pesquisadora na banca de qualificação e de defesa da discente Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão, em 2017. A professora Dra. Nilsa Brito Ribeiro participou de duas bancas de defesa de mestrado e de uma banca de qualificação e defesa no Programa de Educação da Universidade do Triângulo Mineiro, todas elas resultantes de intercâmbios com dois professores destas duas instituições: Prof. Dr. Thomas Massao Farichild (UFPA) e Profa. Dra. Marinalva Vieira Barbos (UFT), ambos integrantes da rede nacional e internacional de pesquisadores à qual se vincula a docente. Ainda resultante do intercâmbio com a UFPA, a convite do Prof. Dr. Thomas Massao Farichild, ministrou minicurso no V Seminário Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia, realizado na UFPA, Belém, no período de 08 a 11 de novembro de 2016. Em 2018 a professora Nilsa participou da banca de defesa de dissertação de mestrado de Rosiane Maria da Silva Coelho, com o trabalho intitulado “ 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Participou também da banca de defesa de Doutorado de Silvanete Pereira dos Santos, com o trabalho intitulado “A Licenciatura em Educação do Campo no Estado de Roraima: contribuições para a escola do campo”. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
Ainda com resultado de relações de intercâmbios, a docente integrou, em 2016, o Comitê Científico do III COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA – Discurso e contemporaneidade: histórias, espaços e subjetividades e do II Seminário Nacional GPELD – Linguagens, discursos e práticas culturais. Resultou desse intercâmbio a participação da docente em Banca de qualificação de uma docente do Programa de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Decorreu, também, do intercâmbio formalizado através da participação da docente no Projeto de Pesquisa “Educação do Campo e Educação Superior: uma análise de práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte” (Unb/UFPA/Unifesspa/ UFSE- OBEDUC/CAPES), a participação da docente em duas bancas de qualificação de doutorado, Na UNB, Port. 035/2016.
O professor Dr. José Anchieta de Araújo participou em 2017 da banca de exame de qualificação de doutorado em saúde e produção animal na Amazônia, da Universidade Federal Rural da Amazônia, da doutoranda Janaína de Cássia Braga Arruda, com o tema “Uso de ingredientes alternativos na alimentação de frango de crescimento lento”.
O professor Dr. Hiran de Moura Possas participou em 2017 da banca de defesa de doutorado da discente Edna Sousa Cruz, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, com a tese intitulada “Yes! Temos professores com Formação nos EUA! narrativas de professores de inglês intercambistas do programa fullbright”. Participou também da banca de qualificação de doutorado de Nilsandra Martins de Castro, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins com o trabalho intitulado “Histórias de vida e de formação de acadêmicos homossexuais da UFT”.
Em 2018, o professor Dr. Hiran de Moura Possas participou da banca de defesa de dissertação de Elis Regina Costa, com a temática “ A Leitura Literária na sala de aula: a narrativa fantástica contribuindo para a formação de leitores”. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em letras) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Também participou da banca de defesa de tese de Nilsandra Martins de Castro, com a temática “ Histórias de in/exclusão na escola: análise semiótica de histórias de vida e de formação de acadêmicos homossexuais da UFT” Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.
Em 2018, a referida pesquisa de Nilsandra Martins de Castro, agora na condição tese para banca de defesa, foi realizada em vinte e quatro do mês de maio mantendo a participação do professor Hiran Possas na banca como avaliador externo.
A professora Dra. Idelma Santiago participou das bancas de defesa de dissertação de mestrado do Program de Mestrado em Estudos de Cultura e Território da Universidade Federal do Tocantins: a) de Elton Negreiros da Silva, com o trabalho “Memórias de uma territorialização na construção do lugar e da paisagem: cultura e modos de viver dos sertanejos da Ribeira”. B) de Giane Lourdes Alves de Souza Figueiredo. Cultura, desterritorialização e reterritorialização: cultura e modos de viver dos narradores do Assentamento Santa Maria, zona rural do município de Piraquê-TO.
A professora Dra. Hildete Pereira dos Anjos, em 2018 participou da banca de defesa de mestrado de Marcondes da Silveira Figueiredo Jr., com o trabalho intitulado “Produção da memória sobre a Guerrilha do Araguaia no documentário "Araguaia Campo Sagrado". 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) - Universidade Federal do Tocantins, e da banca de defesa de doutorado de Cristiane Silva de Almeida, com a temática “ As práticas educativas na formação do trabalhador docente no curso de Pedagogia do PARFOR na Universidade Federal do Tocantins”. Campus Araguaína. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
O professor Jerônimo Silva e Silva em 2018 participou das bancas de defesa de mestrado e doutorado a seguir: a) de MARIA LEAL PINTO, com o trabalho “ HISTÓRIAS QUE OUVI CONTAR: A GUERRILHA DO ARAGUAIA NAS NARRATIVAS DO POVO DE SANTO DA REGIÃO ARAGUAIA- TOCANTINS”. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território) - Universidade Federal do Tocantins. B) de MARIANA RIBEIRO DE MATO, com o trabalho “ POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO E POVOS TRADICIONAIS NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO SOBRE A COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO GROTÃO QUANTO AOS IMPACTOS DA CHEGADA DO EUCALIPTO”. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território) - Universidade Federal do Tocantins. C) de DAVID DANTAS TARGINO, com o trabalho intitulado “É ASSIM QUE SE APRENDE NO SANTO? UMA ANÁLISE SOBRE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS NO TERREIRO DE MATRIZ AFROBRASILEIRA YLÊ AXÉ YAPA OMIM LADÊ EM BOA VISTA - RR. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima. D) de Eliane Miranda da Costa, com o trabalho “ Memórias em escavações: narrativas de moradores do rio Mapuá sobre os modos de vida, Cultura Material e a preservação do Patrimônio Arqueológico (Marajó, PA)”. 2018. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.
O professor Dr. Airton Pereira dos Reis participou da banca de defesa de mestrado de Cassyo Lima Santos, com o trabalho intitulado “ A luta pela terra e conflitos territoriais no projeto assentamento Joncon/Três Irmãos, Conceição do Araguaia-PA”. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território - PPGCULT) - Universidade Federal do Tocantins.
O professor Alexandre em 2018, participou de qualificação da Tese de doutorado do discente HÉLIO PASSOS REZENDE, com a temática “RESISTÊNCIA DOS ÍNDIOS GAVIÃO KYIKATEJÊ: por uma educação sócio espacial coletiva. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Federal de Minas Gerais. Participação em banca de ANA CLEIDE DE JESUS CARVALHO, com a temática “MULTIMODALIDADE E TEXTOS PUBLICITÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS: NECESSIDADES DE MULTILETRAMENTOS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
O professor Erinaldo Vicente Cavalcanti em 2018 participou das bancas de defesa de mestrado a seguir: a) de Bruno Thiago Tomé, com a temática “ Ensino de História: da prática tradicional ao saber reflexivo”. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal do Tocantins. B) de Kamila Soares de Araujo Coimbra, com a temática “ Políticas repressivas do século XX e consciência histórica: um propositivo didático das aulas de história no Colégio Santa Cruz - Araguaina – TO”. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal do Tocantins.
A professora Célia Regina Congilio participou da banca de defesa de qualificação da Tese de Joyce Cardoso Olimpio Ikeda, com a temática “Imperialismo e Movimento Social na Amazônia”. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.
Integração pela professora Nilsa Brito Ribeiro no Comitê Científico do Colóquio em Mídia e Discurso, evento que foi realizado na Universidade Federal do Maranhão, em 2017 e do Comitê Científico do Congresso Brasileiro de Educação Especial. Também, dois docentes do PDTSA (Idelma Santiago da Silva e Airton dos Reis Pereira) compõem o Conselho Científico da atual Diretoria da Associação Brasileira de História Oral. A escolha/eleição aconteceu na Assembleia dos associados realizada em maio de 2016, por ocasião do XIII Encontro Nacional de História Oral, ocorrido entre 1º e 4 de maio de 2016, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre-RS. Dentre outras atividades, o conselho científico será consultado, especialmente em questões atinentes a publicação da Revista Brasileira de História Oral e a organização do XIV Encontro Nacional de História Oral.
Participação no I Simpósio dos Programas de Pós-Graduação na área Interdisciplinar do Norte e na articulação inicial para constituição da Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação em Culturas, Territórios e Fronteiras. Cinco (05) Programas de Pós-Graduação, na área interdisciplinar, reuniram-se para a construção de um Doutorado na área interdisciplinar, são eles: Programas de Pós Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT/UFT), Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/Unifesspa), Sociedade e Fronteira (PPGSOF/UFRR), Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA), Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA). como resultado desse evento, foram elaborados três (03) documentos: agenda de ações, um termo de convênio de cooperação e uma carta à coordenadora da área interdisciplinar da CAPES. O PDTSA torna-se o primeiro coordenador da Rede. Essa rede está articulada no interior da Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar (RAPI). Em novembro de 2017 mais um encontro aconteceu em Marabá, durante a IV Semana Pan Amazônica: diálogo intercultural e Resistência Epistêmica nas Amazônias, e II Seminário de Produção e Incorporação da Interdisciplinaridade, na concepção da pesquisa no programa de pós graduação em dinâmicas territoriais e sociedade na Amazônia. No início do período letivo da 7ª Turma do PDTSA, o Professor Dr. Maxim Paolo Repetto Carreno, membro da Rede e Professor da Universidade Federal de Roraima, ministrou a palestra intitulada “Interculturalidade e educação frente às recentes ameaças contra o exercício dos direitos sociais, na Amazônia Brasileira”.
Publicações em parcerias com outras instituições: “Olhando a educação como um direito”, organizado pela Profa. Hildete Pereira dos Anjos (PDTSA/Unifesspa) com participação de pesquisadores do GEDPPD, da UEFS, UFPA, UFF, UNIFAP, UFSM, UFSCar e UNB.
A professora Célia Regina Congilio participou em bancas de Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, intitulada “A política urbana e a extrafiscalidade como estímulo à proteção dos conjuntos urbanos tombados no Brasil”, de autoria de Bruno Soeiro Vieira.
Organizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinares – Sociais e Humanidades (ANINTER-SH) em parceira com programas de pós-graduação das Câmaras I, III e IV da área interdisciplinar de avaliação da Capes, foi realizado nos dias 7 e 8 de junho de 2018, no Memorial Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília, o I Fórum de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares – I Fórum PGInter. O PDTSA esteve representado pelos professores Hiran Possas (Coordenação), Andréa Hentz (Vice Coordenação) e membro do Conselho Fiscal da Aninter_SH e pela professora do Programa Edma Moreira. Questões como a subjetividades dos critérios avaliativos, participação dos programas nas comissões avaliativas e, acima de tudo, transparência de critérios foram temáticas recorrentes nos debates.
Organizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinares – Sociais e Humanidades (ANINTER-SH) em parceira com programas de pós-graduação das Câmaras I, II, III e IV da área interdisciplinar de avaliação da Capes, foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro de 2018, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o II Fórum de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares (II Fórum PGInter). O evento contou com a participação da professora Dra. Sônia Nair Báo, proferindo a palestra “SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO: AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA CAPES PARA 2020” e o professor Dr. Eduardo Winter (Coordenação-Adjunta de Avaliação da Área Interdisciplinar dos Programas Profissionais), proferindo a palestra “AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINARES”. O PDTSA esteve representado pela professora Dra. Andréa Hentz de Mello (Vice Coordenadora) e membro do Conselho Fiscal da ANINTER -SH. Debates técnicos e científicos de questões comuns aos programas possibilitaram alguns oportunize esclarecimentos sobre o processo de avaliação da Pós-Graduação no que diz respeito aos seus objetivos, métodos e critérios, e possíveis proposições de mudanças para esses parâmetros.

 

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