N. |
Disciplina |
Ementa |
1 |
Cultura, Ideologia e Processos Educativos |
Cultura, linguagem e ideologia. Poder e saber. Controle simbólico e práticas sócio-culturais. A produção do sentido e os saberes locais |
2 |
Teorias de discurso e produção sociodiscursiva na Amazônia |
Análise de discurso e fronteiras disciplinares. Linguagem, discurso e ideologia. Poder e resistência nos processos de constituição do sujeito. A produção discursiva nas dinâmicas sociais, econômicas, ambientais, culturais e políticas. |
3 |
Procedimentos de análises discursivas de questões socioterritoriais |
Mobilização de dispositivos teóricos e analíticos em discursos produzidos e em circulação em esferas que refletem/refratam as dinâmicas territoriais. |
4 |
Amazônia: Imaginários, Discursos e Colonialidade |
A Amazônia como construção discursiva. Esquemas interpretativos da Amazônia. Colonialidade e subalternidade: questões de raça, etnia e gênero. |
5 |
Dinâmicas Sociopolíticas e Culturais das Relações Étnicorraciais |
Análise reflexiva sobre os processos sócio históricos de atribuições de competências dos sistemas de ensino, visando o conhecimento da política educacional no âmbito da Educação das relações étnico-raciais. Consciência politicas e fortalecimento da identidade e de direitos da população negra noBrasil. Aprofundar a educação patrimonial marcadas pela cultura de raiz africana, a oralidade, corporeidade e das artes. Organizações do Movimento Negro em diferentes dimensões históricas. História da educação do negro no Brasil. Racismo, Democracia racial, e a ideologia do branqueamento: mitos estruturantes na sociedade brasileira. Processos de organização negra: quilombos, irmandades e associações recreativas, culturais, religiosas na região Norte. Análise reflexiva sobre os processos sócio históricos de atribuições de competências dos sistemas de ensino, visando o conhecimento da política educacional no âmbito da Educação das relações étnico-raciais. Consciência politicas e fortalecimento da identidade e de direitos da população negra no Brasil. Aprofundar a educação patrimonial marcadas pela cultura de raiz africana, a oralidade, corporeidade e das artes. Organizações do Movimento Negro em diferentes dimensões históricas. História da educação do negro no Brasil. Racismo, Democracia racial, e a ideologia do branqueamento: mitos estruturantes na sociedade brasileira. Processos de organização negra: quilombos, irmandades e associações recreativas, culturais, religiosas na região Norte |
6 |
Tópicos Temáticos |
A Atividade tem o objetivo de atender a temas particulares, sendo assim, a sua ementa deve ser caracterizada a cada oferta. |
7 |
Dinâmicas territoriais e impactos socioambientais na Amazônia |
Dinâmicas Territoriais e Socioambientais na Amazônia; Conceito e Tipos de Recursos Naturais; Impactos socioambientais na Amazônia; Sustentabilidade dos Recursos Naturais; A gestão dos Recursos Naturais pelos atores locais; Elaboração de estudos de impacto ambiental – EIA; Relatório de Impacto Ambiental – RIMA |
8 |
Trabalho, Sociedade e Tecnologia |
Heterogeneidade nas formas de distribuição e processamento do trabalho. Reestruturações produtivas e redefinições na divisão internacional do trabalho. Difusão desigual dos avanços da tecnologia. Deslocamento das empresas e as ações indutoras do Estado. Caracterizações do trabalho na Amazônia. Impactos sócioeconômicos e ambientais. |
9 |
Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia |
A atual crise de desenvolvimento e seus efeitos no rural amazônico; elementos epistemológicos de uma perspectiva agroecologia; Bases conceituais sobre agroecologia; o estado da arte da pesquisa, desenvolvimento e inovação em agroecologia no Brasil e na Amazônia |
10 |
Estado e Participação Popular na Amazônia |
As várias formas de Estado, implicações na dominação social e política e nas ideológicas. As variações democráticas na reprodução e na mudança da ordem social. As formas de organizações e proposições populares heterônomas e autônomas. |
11 |
Território da Ação Local, Atores e Desafios do Desenvolvimento Sustentável |
Os conceitos necessários à analise do território da ação local enquanto ação pública e à compreensão das dinâmicas desse território em um contexto da ambientalização. O compromisso individual e coletivo dos atores, o movimento social e suamobilização, o sistema de poder local e o funcionamento das instituições locais; a questão do acordo entre os atores e a forma da governança própria a cada território. Processos que explicam as mudanças nesses territórios e as resistências produzidas por tais mudanças. |
12 |
Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade |
O estudo do Direito Urbanístico e de seus institutos pressupõe análise contextualizada da temática urbana. A disciplina tem por objetivos: a) Analisar o desenvolvimento sustentável como paradigma ao desenvolvimento urbano; b) Interpretar os princípios constitucionais, diretrizes norteadoras à realização do desenvolvimento urbano em bases sustentáveis; c) Analisar as competências dos entes da Federação e o perfil do Estado Federado Brasileiro para a concretização das competências em matéria urbanística; d) Tratar as diretrizes gerais da política urbana, dispostas no Estatuto da Cidade, assim como abordar seus instrumentos; e) Tratar do Plano Diretor como instrumento para o desenvolvimento urbano bem como dos instrumentos jurídicos constitucionais para o planejamento e consecução de políticas públicas em áreas urbanas; f) Refletir sobre autonomia municipal e as competências municipais para a realização do desenvolvimento urbano; g) Analisar os institutos expressos no Estatuto da Cidade (usucapião especial de imóvel urbano, desapropriação, concessão especial para fins de moradia, direito de superfície, parcelamento e utilização compulsórios, IPTU progressivo e a gestão democrática da cidade |
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