Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pt PT en EN

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 10h56 | Última atualização em Terça, 21 de Julho de 2020, 11h17 | Acessos: 179

Linhas de Pesquisa

São duas as linhas de pesquisa que integram a proposta do Mestrado: Linha 1- Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia e a Linha 2- Produção Discursiva e Dinâmicas Sócio territoriais na Amazônia. Essas linhas abrangem projetos de pesquisa que trazem em seus objetivos a busca da compreensão e intervenção nos aspectos da realidade amazônica, incorporando a perspectiva interdisciplinar e consolidando sua área de concentração.

O Programa foi recomendado pela CAPES no final de 2011, tendo suas atividades iniciadas em 2012, comum total de catorze docentes à época, sendo doze professores permanentes e dois professores colaboradores. Em oito anos de funcionamento houve alterações no número de professores, passando de quatorze a dezessete em 2016, dentre professores permanentes e colaboradores, e atualmente, em 2019, contamos com dezesseis professores permanentes e dois colaboradores. O aumento no número de professores no PDTSA é o resultado do ingresso de novos docentes na Unifesspa, quando a universidade contrata, entre 2014 a 2016, cento e quarenta e um novos professores, por concurso público, para diversas áreas de conhecimento. Em 2017, mais um credenciamento ocorreu para professor permanente, sendo o professor doutor em Comunicação e Semiótica, com suas pesquisas orientadas para poéticas orais; estudos culturais; memórias e imaginários e pós colonialismo. Em 2018, o PDSTA credenciou, como professor permanente, pesquisador com formação em história, pesquisando regimes ditatoriais e a formação de professores, com atuação na linha 2 do Programa. O referido pesquisador coordena o Grupo de Pesquisa CNPq: “Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política”. Em 2019, foram credenciados mais quatro professores, sendo três professores da linha 1 e uma professora na linha 2.

Na linha I, os temas de pesquisas dos professores credenciados versam sobre: a) Etnobiologia, ecologia humana, botânica, plantas medicinais e alimentícias tradicionais; b) Instituições, Políticas Públicas e Gestão pública; Direitos humanos e inclusão social; Justiça Distributiva; c)Produção do espaço urbano; mercado imobiliário e políticas habitacionais; reestruturação da cidade; território e dinâmicas urbanas.

Na linha II a temática é Mídia e Imigração; Mídia e Migrações: monitoramento das notícias sobre fluxos migratórios no Brasil. Assim, no período de 2013 a 2019, foram credenciados um total de quatorze docentes e descredenciados quatro docentes, todos seguindo a resolução de credenciamento e descredenciamento (Resolução n. 01/2015) do PDTSA e a Resolução nº 01, de 02 de abril de 2019 que altera a redação da Resolução nº 1 de 2015, que regulamenta o credenciamento, descredenciamento e recredenciamento de docentes permanentes, colaboradores e visitantes no PDTSA/Unifesspa.

Fim do conteúdo da página