PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
DINÂMICAS TERRITORIAIS 

E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA

Notícias em Destaque

Linhas de Pesquisa
Conheça nossas linhas de pesquisas

Organizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinares – Sociais e Humanidades (ANINTER-SH) em parceira com programas de pós-graduação das Câmaras I, II, III e IV da área interdisciplinar de avaliação da Capes, foi  realizado nos dias 12 e 13 de novembro de 2018,  na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o  II Fórum de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares (II Fórum PGInter).

   

O evento contou com a participação da professora Dra. Sônia Nair Báo, proferindo a palestra “Sistema Nacional de Pós-Graduação: As políticas de avaliação da CAPES para 2020” e o professor Dr. Eduardo Winter (Coordenação-Adjunta de Avaliação da Área Interdisciplinar dos Programas Profissionais), proferindo a palestra “AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINARES”.

O PDTSA esteve representado pela professora Dra. Andréa Hentz de Mello (Vice Coordenadora) e membro do Conselho Fiscal da Aninter -SH.

Na oportunidade, os palestrantes detalharam a política de avaliação dos programas interdisciplinares pela CAPES, respondendo alguns pontos contidos na Carta de João Pessoa (VI Coninter) e Carta de Brasília (I FÓRUM PGinter), abrindo no final para o debate técnico e científico de questões comuns aos programas, possibilitando assim,  alguns esclarecimentos sobre o processo de avaliação da Pós-Graduação no que diz respeito aos seus objetivos, métodos e critérios, e possíveis proposições de mudanças para esses parâmetros.

Também foram realizadas reuniões dos Grupos de Trabalho divididos de acordo com a câmara de cada programa, sendo  GT1 – Câmara de Meio Ambiente e Agrárias;          GT2 – Câmara de Sociais e Humanidades; GT3 – Câmara de Engenharias/Tecnologia/Gestão e  GT4 – Câmara de Saúde e Biológicas.

No segundo dia de programação, os referidos Grupos de Trabalho sistematizaram suas proposições, para, em  Assembleia com convergência de propostas,  ser elaborado o documento final do Fórum (Carta do Rio de Janeiro), onde questões como a subjetividades dos critérios avaliativos, participação dos programas nas comissões avaliativas, acompanhamento do egresso, política de internacionalização e, acima de tudo, transparência de critérios foram temáticas recorrentes nos debates.

Como encaminhamento final, foi decidido que o III Fórum PGinter acontecerá nos dias 4 e 5 de abril de 2019 em João Pessoa, para a realização da discussão do documento de área para avaliação do quadriênio 2017-2020, que antecederá as discussões na reunião de meio termo que acontecerá em agosto de 2019. Uma comissão para a organização do evento  foi formada, e a Prof. Andréa Hentz irá compor a comissão da Câmara 2 (Câmara de Meio Ambiente e Agrárias) representando o PDTSA. 

Na oportunidade, a professora Andréa Hentz participou da Reunião de Diretoria da Aninter_SH, onde foi reeleita como membro do conselho fiscal para a gestão de 2019-2021, e participou do VII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (VII Coninter) apresentando no GT 02 (Conflitos Socioambientais)  como co-autora  os trabalhos intitulados: “Expansão Urbana e a Degradação das Nascentes dos Igarapés Açaizal e Gabriel em São Domingos do Araguaia” e “Qualidade Ambiental na Microbaica Hidrográfica do Igarapé Açaizal e Gabriel em São Domingos do Araguaia – PA: Desafios e Perspectivas”. 

Notícias e Eventos