Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Artigos

Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 11h19 | Última atualização em Quarta, 19 de Mai de 2021, 10h20 | Acessos: 253

ARTIGOS PUBLICADOS 

 

2020
 
 Isso vem de uma aprendizagem?: Discutindo o conceito de tecnologia a partir de diferentes perspectivas
La serpiente em la cosmología de las curadoras amazónicas.
A criação de redes sociais de internet como ferramenta para o fortalecimentos da Feira da Agricultura Familiar de Abaetetuba, Pará. 
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO DA PRODUÇÃO LEITEIRA FAMILIAR NA AMAZÔNIA PARAENSE.
A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO FAMILIAR NAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA NA COMUNIDADE SANTA ANA, NORDESTE PARAENSE, AMAZÔNIA BRASILEIRA.
A IGUALDADE DE CAPACIDADES E FUNCIONAMENTOS DE A. SEN E O DESENHO INSTITUCIONAL DO DIREITO SOCIAL À MORADIA
A INFORMAÇÃO SOBRE A COVID-19 NOS DESERTOS DE NOTÍCIAS: A RELEVÂNCIA DO JORNALISMO INTERIOR DO PARÁ
A OCUPAÇÃO TERRITORIAL NA AMAZÔNIA E DO SUDESTE PARAENSE: POLÍTICAS E PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO, REFORMA AGRÁRIA E IMPACTOS AMBIENTAIS
A PRECARIZAÇÃO DO HABITAR E A FINANCEIRIZAÇÃO DO HABITAT: ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA EM MARABÁ (PA)
A REDESCOBERTA DA REGIÃO: UMA INTRODUÇÃO
A TEORIA REGIONAL NA ATUALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA CRÍTICA CONTEMPORÂNEA: A URBANIZAÇÃO DA FRONTEIRA NA AMAZÔNIA, A REGIÃO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
AGRICULTURA E SEGURANÇA ALIMENTAR EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: O CASO DA PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA EM ABAETETUBA, PARÁ, BRASIL.
ALFABETIZAR LETRANDO: POSSIBILIDADES PARA UMA CARTOGRAFIA POROSA
ANÁLISE DE COMPRAS INSTITUCIONAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ACARÁ, PARÁ
ANÁLISE DE TRÊS SUBSTRATOS PARA PRODUZIR MUDAS DE ALFACE (LACTUCA SATIVA L.), CULTIVAR “MÔNICA”.
ANÁLISE DO ÍNDICE DE ANOMALIA DE CHUVAS DO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA
AS DINÂMICAS DA PRODUÇÃO DA FARINHA DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ) EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA, ABAETETUBA, PARÁ, BRASIL.
AVALIAÇÃO DA FAUNA EDÁFICA E DESENVOLVIMENTO DO CACAU INOCULADO COM FUNGOS MICORRÍZICOS
CARACTERIZAÇÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA DE BASE FAMILIAR NO ESTADO DOPARÁ: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS
COMO OS ESTUDANTES INTERPRETAM A GEOGRAFIA ENSINADA
COMPARATIVE ANALYSIS ON THE EFFICIENCY OF PUBLIC EXPENDITURE INEDUCATION IN MUNICIPALITIES OF SOUTHEAST PARÁ
COMPOSITION OF THE SOIL FAUNA COMMUNITY AND LEAF LITTER STOCK INAGRO-FORESTRY SYSTEMS AND SECONDARY FORESTRY
CONDIÇÃO DE MORADIA DOS DOMICÍLIOS URBANOS NOS MUNICÍPIOS DA AMAZÔNIA LEGAL SEGUNDO REDES INFRAESTRUTURAIS (2000 E 2010)
CONFLICTOS SOCIOAMBIENTALES, LA LUCHA POR LA TIERRA Y EL TERRITORIOEN EL SUDESTE DEL PARÁ
CONHECIMENTOS TRADICIONAIS, ASSISTÊNCIA TÉCNICA E MANEJO DE AÇAÍ(EUTERPE OLERACEA MART.) NA COMUNIDADE SÃO JOÃO BATISTA, RIOCAMPOMPEMA, ABAETETUBA - PARÁ
DAS LÓGICAS DE DOMINAÇÃO DOS OUTROS AOS PROCESSOS DE(RE)EXISTÊNCIA: A EDUCAÇÃO COMO MOVIMENTO CULTURAL EMANCIPATÓRIO NA REGIÃO SUDESTE DO PARÁ
DINÂMICA DO DESMATAMENTO EM ÁREA DE ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA NO SUDESTE PARAENSE
DISPOSITIVO DE CONFISSÃO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DOCENTES
DISPOSITIVOS COLONIAIS NA AMAZÔNIA ORIENTAL BRASILEIRA: BIOPOLÍTICA ECONTROLE DOS CORPOS
DISPUTAS PELA HISTÓRIA, PELO ENSINO E PELA DOCÊNCIA: DESAFIOS DE UMA LUTA PERMANENTE
POLÍTICAS CURRICULARES EM CONTEXTOS AMAZÔNICOS: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INDÍGENA COM/NA/PELA DIFERENÇA
EFEITO DE MICRORGANISMOS INDUTORES DE CRESCIMENTO E ADUBAÇÃOQUIMICA EM PARICÁ E EM SOLO ARENOSO
EL LUGAR DEL APRENDIZAJE HISTÓRICO EN LA FORMACIÓN INICIAL DEPROFESOR DE HISTORIA EN LA AMAZONIA BRASILEÑA
EL (NEO)EXTRACTIVISMO Y SU IMPACTO EN LA VIDA DE LAS MUJERES EN EL SUDESTE DE PARÁ
ENSINO DE GEOGRAFIA E AS RELAÇÕES RACIAIS: O PROJETO QUE NÓS PROPOMOS COMO INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA O RESGATE DACULTURA E IDENTIDADE NA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA DEVILA NOVA JUTAÍ BREU BRANCO - PA
ENTRE A CENTELHA E A QUEIMADA: RACISMO, COVID-19 E NEOLIBERALISMO NO SUDESTE DO PARÁ
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE RURAL
ESTÁGIO DOCENTE EM GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA INDÍGENA TATAKTI KYIKATEJÊ_ ALDEIA GAVIÃO_ BOM JESUS DO TOCANTINS-PA
EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS AGRÁRIOS NA MICRORREGIÃO DE SÃO FÉLIX DO XINGU (AMAZÔNIA BRASILEIRA): HISTÓRIA E QUESTÕES PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
GOVERNMENT AND POPULAR PARTICIPATION IN THE BRAZILIAN EASTERN AMAZON REGION
HISTÓRIA, HISTÓRIA ORAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS DE PERCURSO DA TRAJETÓRIA DE MARIETA DE MORAES FERREIRA
HISTÓRIA, NARRATIVA E ENSINO: DIÁLOGOS, LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA REFLEXÃO TEÓRICA
IMPACTO DOS PRIMEIROS MESES DE PANDEMIA DE COVID-19 PARA A AGRICULTURA FAMILIAR PARAENSE E COMO A AGROECOLOGIA PODE APOIAR A SUPERAÇÃO
HISTÓRIA, NARRATIVA Y ENSEÑANZA: UN CAMPO DE DISPUTAS
“ISSO VEM DE UMA APRENDIZAGEM” DISCUTINDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA A PARTIR DE DIFERENTES PERSPECTIVAS
JOGANDO COM A GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES PARA UM ENSINO DIVERTIDO
LA FORMACIÓN DOCENTE INICIAL DEL PROFESSOR DE HISTÓRIA EM BRASIL: TEMAS, REFLEXIONES Y DESAFÍOS
LITERATURA DE TESTEMUNHO E PRODUÇÃO POÉTICA DE TRABALHADORES SEM TERRA: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS
MANUALISTICA ESCOLAR Y DOCENCIA EM LOS INICIOS FORMATIVOS DEL PROFESOR DE HISTORIA EM BRASIL: DIALOGOS, LIMITES E POSSIBILIDADES
METROPOLIZAÇÃO REGIONAL E NOVA REGIONALIZAÇÃO DO CAPITAL
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS DE JOVENS RURAIS: LIMITES DA REPRODUÇÃO SOCIAL DE AGRICULTORES FAMILIARES E CONSTRUÇÕES DA AUTONOMIA PESSOAL
MULHER, QUEBRADEIRA DE COCO, MILITANTE: CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA E AUTORIA EM “SOU FILHA DE QUEBRADEIRA DE COCO BABACU”
NARRATIVAS RURAIS: O ESTADO E A PECUÁRIANAS VOZES DOS AGRICULTORES FAMILIARES DA REGIÃO DE MARABÁ, PA
O CONHECIMENTO ECOLÓGICO TRADICIONAL NA FORMAÇÃO DE OUTROS MUNDOS POSSÍVEIS
O ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE LUTAS, ALEGRIAS E ESPERANÇAS
O MUNDO, A AMAZÔNIA E A REGIÃO DE FRONTEIRA NO FIO DA NAVALHA: O SUL E SUDESTE DO PARÁ EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA ORLA DO RIO TOCANTINS EM MARABÁ-PA E OS REFLEXOS AMBIENTAIS NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO
O QUE DEVE APRENDER O PROFESSOR DE HISTÓRIA? REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE
 O SILÊNCIO SIGNIFICA: SENTIDOS SOBRE A CHACINA DE PAU D’ARCO NA IMPRENSA
ONDE OS DIAMANTES OCORREM: PLANTAS INDICADORAS DE DIAMANTES NO BRASIL
OS IMPACTOS DA HIDRELÉTRICA DE MARABÁ NAS FESTIVIDADES DO DIVINO NA VILA ESPÍRITO SANTO, NO MUNICÍPIO DE MARABÁ -PA
“PARA NÃO VER SÓ A LETRA” INTERROGATÓRIOS E RELATOS ORAIS EM TEMPOS DE DITADURA MILITAR
PAULA CESARINO COSTA: OS DESAFIOS DA OMBUDSMAN DA FOLHA DE SÃO PAULO ENTRE 2016 E 2019
PERFIL DOS CONSUMIDORES DA FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR DE ABAETETUBA, NORDESTE PARAENSE
PERFIL DOS MORADORES E ASPECTOS ETNOPEDOLÓGICOS DE UM ASSENTAMENTO RURAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR: AVALIAÇÃO DO ACESSO SO PRONAF ENTRE FEIRANTES DE UMA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES EM ABAETETUBA, PARÁ
POSSEIROS E PADRES DO ARAGUAIA
PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
RED URBANA, INTERACCIONES ESPACIALES Y GEOGRAFIA DE LA SALUD: ANÁLISIS DE LA TRAYECTÓRIA DEL COVID-19 EM EL ESTADO DE PARÁ
REFLEXÕES ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE REPRODUTIBILIDADE FAMILIAR NO PDS PORTO SEGURO, MARABÁ-PARÁ
SABERES E PRÁTICAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS
SABERES INDÍGENAS: EL PODER POLÍTICO/ESPACIAL/SIMBÓLICO CONTRA EL SISTEMA/MUNDO CAPITALISTA MODERNO/COLONIAL/PATRIARCAL
SUCESSÃO GERACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
UMA PRÁTICA DO BEM VIVER: “APRENDER A SER KYIKATEJÊ” DENTRO DO FOGO CRUZADO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E A CULTURA
2019
APRENDIZAGEM DE QUÍMICA AO TOQUE DAS MÃOS: UMA PROPOSTA DEMATERIAL DIDÁTICO INCLUSIVO
A GENTE APRENDEU A CONVIVER COM ELES TUDO': ALTERIDADE EPERFORMANCE DO (COM)VIVER DE MIGRANTES NA CIDADE DE MARABÁ
A PROBLEMATIZAÇÃO DO PROGRAMA 'ESCRAVO, NEM PENSAR' NA PERSPECTIVA FREIRIANA
A TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA NO ASSENTAMENTO CHICO MENDES - PE: UMAAVALIAÇÃO DE AGROECOSSISTEMAS EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE
A UNIVERSALIDADE DOS DIREITOS HUMANOS SOB A ÓTICA DA LEI NATURAL DE JOHN FINNIS
AÇÕES ARTICULADAS PELAS MULHERES CAMPONESAS
ADAPTABILIDADE DE CLONES DE EUCALIPTO À INOCULAÇÃO DE FUNGOSMICORRÍZICOS EM SOLO ARENOSO EM SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA – PA
BARROQUISMOS EM CORDÉIS DE TESTEMUNHO: MIGRAÇÕES, MASSACRES ERESISTÊNCIAS NOS SUL E SUDESTE DO PARÁ, BRASIL
DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO E SEUS EFEITOS NO ASSENTAMENTO PIQUIÁ I
EDUCAÇÃO E COTIDIANO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA, LIVRO DIDÁTICO E FORMAÇÃO DOCENTE DEPROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL
GÊNERO NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO DO MOVIMENTO DOS SEM TERRA
HETEROGENEIDADE DISCURSIVA: GÊNERO E EXPECTATIVA DE FORMAÇÃO NAEDUCAÇÃO ESPECIAL
HISTÓRIA E ACONTECIMENTO: IMAGENS NARRATIVAS NO RELATO ORAL DE UMA LIDERANÇA DOS TRABALHADORES RURAIS DE RONDON DO PARÁ
HISTÓRIA, LIVRO DIDÁTICO E FORMAÇÃO DOCENTE: PRODUÇÃO, LIMITES E POSSIBILIDADES
ICMS VERDE E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO EM 5 MUNICÍPIOS DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE: RELATOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS SOBRE AS SUAS PARTICIPAÇÕES EM UM PROJETO DE PESQUISA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
INVESTIGAR, PROCESSAR E PUNIR: UM TRIBUNAL DE EXCEÇÃO OU A COMISSÃODE INVESTIGAÇÃO SUMÁRIA – 1964
JORNALISMO UNIVERSITÁRIO NO INTERIOR DA AMAZÔNIA ORIENTAL: O CASO EXPERIMENTAL DO RONDON NOTÍCIAS
LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: ENTRE POLÍTICAS E NARRATIVAS
MEMÓRIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A PRÁTICA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS QUE TRABALHAM COM ALUNOS DEFICIENTES, CIDADE DE MARABÁ(PA)
O ACAMPAMENTO HELENIRA RESENDE E A (RE)EXISTÊNCIA CAMPONESA DIANTEDE MÚLTIPLAS EXPROPRIAÇÕES
O FUTURO DO PASSADO NO TEMPO PRESENTE: MEMÓRIAS E NARRATIVASAMAZÔNICAS NAS ENCRUZILHADAS DO TEMPO
O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA EM MARABÁ: A PROBLEMÁTICA DAEXCLUSÃO SOCIO ESPACIAL
O SISTEMA AGROALIMENTAR NA AMAZÔNIA: CONTINUIDADES, CONTRADIÇÕES, AÇÃO DO ESTADO E DESENVOLVIMENTODESTR
PARA UIR A MEMÓRIA E DEMOLIR O PATRIMÔNIO: ALGUMAS QUESTÕESSOBRE A HISTÓRIA E SEU ENSINO
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E RACIONALIDADE NEOLIBERAL: OCARÁTER ESTRATÉGICO DOS PROGRAMAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO PÓS 1990
RECEPTIVIDADE DE TÉCNICAS DE CULTIVO SEM QUEIMA EM SISTEMA DEPRODUÇÃO FAMILIAR NA AMAZÔNIA ORIENTAL
REPERTÓRIO DE SABERES E CRENÇAS AFROINDÍGENAS EM DALCÍDIO JURANDIR
SABERES E PRÁTICAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EPRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS
'SALVEMOS OS NOSSOS ÍNDIOS': UMA CATEQUESE DOMINICANA NO ARAGUAIA(1922-1933)
TERRITORIALIDADES DO MISTÉRIO: A MÍSTICA NO ACAMPAMENTO PEDAGÓGICO DA JUVENTUDE OZIEL ALVES PEREIRA, MST
UM ESTUDO HISTÓRICO-INSTITUCIONAL DO PROGRAMA TERRA LEGAL DEREGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NA AMAZÔNIA
2018
A (DES)GRAÇA DESSE RISO E SUAS ENCENAÇÕES
A DITADURA E OS RASTROS DA REPRESSÃO NO SUDESTE PARAENSE: DESVELANDO MEMÓRIAS SOBRE A CASA AZUL
A ESCRITA DE EDUCANDAS DO CAMPO SOBRE SENTIDOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DO CAMPO
A EXPERIÊNCIA DO NEA AJURI NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE AGENTESDE ATER NO NORDESTE PARAENSE
A HISTÓRIA DA CIDADE É COMO UM CACHORRO VAGABUNDO
A HISTÓRIA ENCASTELADA E O ENSINO ENCURRALADO: REFLEXÕES SOBRE AFORMAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA
A HISTÓRIA NOS 'ENTRETEMPOS' DE INCERTEZAS: UMA BREVE REFLEXÃO
A VIDA E AS CONDIÇÕES DO VIVER: MIGRAÇÃO E TRABALHO EM UM MUNICÍPIO PARAENSE
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PRISÃO DE PADRE AMARO E DE INÁCIO LULA DA SILVA
ASAMBLEA POPULAR PARA EL AGUA DE MENDOZA: RESISTENCIA A LA MINERÍA DE METALESYA LA VALE EN EL ÁREA PROVINCIAL ENTREVISTA CON MARCELO GIRAUD
COMBATES COSMOLÓGICOS PELO DIREITO DO RIO NA AMAZÔNIA ORIENTAL
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE MARABÁ-PA
CONSTRUINDO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO: EXPERIÊNCIA DO SISTEMA AGROECOLÓGICO DE PRODUÇÃO ORGÂNICA (SAPO), NO PROJETO DE ASSENTAMENTO PA JOÃO BATISTA II, NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL  PARÁ
CULTURA QUILOMBOLA: A COMUNIDADE QUILOMBOLA ILHA SÃO VICENTE E AS INTENÇÕESDA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
DIÁLOGO INTERCULTURAL E RESISTÊNCIA EPISTÊMICA NAS AMAZÔNIAS
DRUMMOND ESTAVA ERRADO OU VIVEMOS TEMPOS DE PUPILAS DILATADAS? ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O MAL-ESTAR PROVOCADO PELO EXPOSIÇÃO “PARA VER E SER VISTO” NA UNIFESSPA!
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO DE PESQUISA"SABERES E PRÁTICAS DA FORMAÇÃO DOCENTE", MUNICÍPIO DE MARABÁ, NA AMAZÔNIAORIENTAL BRASILEIRA)
ENTREVISTA COM JOANA MARIA PEDRO (PROFESSORA TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) E PRESIDENTA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH-BRASIL - BIÊNIO 2018-2019)
ENTRE-VISTAS COM O PROFESSOR ALESSANDRO PORTELLI
ESTUDO DO PROCESSO GRÁFICO EDUCATIVO E ESTÉTICO DE CRIANÇAS NA PERIFERIA URBANA DE MARABÁ/PA
EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS AGROECOLÓGICOS AJURI: OS AJURIS ACADÊMICOS COMO ESPAÇOS DE SENSIBILIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES
HISTÓRIA, LIVRO DIDÁTICO E FORMAÇÃO DOCENTE: PRODUÇÃO, LIMITES E POSSIBILIDADES
IMPACTOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NO APOIO ÀS LÓGICAS FAMILIARES DE PRODUÇÃO, NO MUNICÍPIO DE MARABÁ, PARÁ – AMAZÔNIA
MIGRAÇÃO, CIDADES E QUESTÃO AGRÁRIA NO SUL E SUDESTE DO PARÁ
MOBILIZAÇÃO, CONFLITOS E RECONHECIMENTO DO TERRITÓRIO: COMUNIDADES QUILOMBOLAS NA ILHA DO MARAJÓ, BRASIL
MYCORRHIZAL DEPENDENCE OF CITRUS ROOTSTOCK
"NÃO IMAGINÁVAMOS QUE EXISTIA MAIS FASCISTAS DO QUE GAYS DENTRO DO ARMÁRIO": O BRASIL À BEIRA DO ABISMO
O DISCURSO DE FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: PODER, VERDADE E SUBJETIVIDADE
O PAPEL DA FEIRA PARA ALÉM DO ECONÔMICO: O CASO DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR, NO MUNICÍPIO DE MARABÁ, SUDESTE DO ESTADO DO PARÁ
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DE MARABÁ E OS REFLEXOS SOBRE O RIO TOCANTINS ESUAS RELAÇÕES
O TREM, A AGROECOLOGIA E A ATUAÇÃO EM REDE: CAMINHOS E REFLEXÕES PARA O FORTALECIMENTO DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS NO NORDESTE PARAENSE
OS DESLOCAMENTOS PROVOCADOS PELA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ NO PARÁ: REFLEXÕES SOBRE JACUNDÁ E ARRAIAS
PERCURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO EM UM CURSO DE LETRAS
PRODUÇÃO DISCURSIVA DE ESPAÇOS-TEMPOS EM RELATOS DE PROFESSORES: SENTIDOS REORIENTADORES DE FORMAÇÃO
RECONFIGURAÇÃO DISCURSIVA NA FORMULAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
TARRAFA, ANZOL E FLECHA: TECNOLOGIA XAMÂNICA DE PREDAÇÃO ENTRE HUMANOS E ENCANTADOS NO NORDESTE PARAENSE
TEENAGE MOTHERS IN THE BRAZILIAN LEGAL AMAZON REGION AND MUNICIPAL INDICATORS OF INCOME EDUCATION AND POSSESSION OF COMPUTERS AND INTERNET ACCESS
"UMA MARANHENSE" E O DEVIR NEGRO-MULHER NO MUNDO
VIOLÊNCIA NO CAMPO, SUL E SUDESTE DO PARÁ
A (DES)GRAÇA DESSE RISO E SUAS ENCENAÇÕES
A DITADURA E OS RASTROS DA REPRESSÃO NO SUDESTE PARAENSE: DESVELANDO MEMÓRIAS SOBRE A CASA AZUL
A ESCRITA DE EDUCANDAS DO CAMPO SOBRE SENTIDOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DO CAMPO
2017
A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PERSPECTIVA AGROECOLÓGICA: AVANÇOS E LIMITES DOS NÚCLEOS DE AGROECOLOGIA DAS IES NO BRASIL
EXPERIÊNCIA DAS DISCIPLINAS INTEGRADAS AGROECOLOGIA E SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MESTRADO EM AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, UFPA/ EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL
AGROECOSSISTEMAS DE REFERÊNCIA COM PRINCÍPIOS AGROECOLÓGICOS: UM OLHAR SOBRE O NORDESTE PARAENSE
ARTE E TECNOLOGIA DA IMAGEM GRÁFICA DIGITAL: DA GRAVURA HISTÓRICA À INOVAÇÃO ELETRÔNICA E ENDOESTÉTICA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA
AS PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS INCLUSIVAS: EM BUSCA DE CONTEXTO (RESEARCHES ABOUT INCLUSIVE POLICIES: IN SEARCH OF CONTEXT)
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO PARICA (SCHIZOLOBIUM PARAHYBA VAR.AMAZONICUM (HUBER EX DUCKE) BARNEBY) INOCULADO COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE JENIPAPO ( GENIPA AMERICANAL), INOCULADAS COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E DEPENDENCIA MICORRÍZICA DO JATOBA (HYMENAEA COURBARIL L.)
CONSTRUINDO UMA REFLEXÃO COLETIVA SOBRE A NOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE PERCEPÇÕES DE AGROECOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR
CULTURA E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA ORIENTAL: PRÁTICAS CORPORAIS NA COMUNIDADE PARKATÊJÊ
CULTURA NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: UMA ESTRATÉGIA DO MOVIMENTO ARTÍSTICO EM MARABÁ, PARÁ
DIGITAL INCLUSION PROCESS IN BRAZIL AND ITS SOCIAL TRANSFORMATION IMPACTS
DIGNIDADE HUMANA E EMANCIPAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS NO CURSINHO POPULAR EMANCIPA, EM MARABÁ-PA.
EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: DESAFIOS À PROMOÇÃO DO TRABALHO DOCENTE INTERDISCIPLINAR
EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA: DEZ REFLEXÕES NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CAMINHOS.
ESCOLARIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO: FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS E ACONTECIMENTO DISCURSIVO
ESPAÇO AMAZÔNICO E ESTADO DE SUSTENTABILIDADE DE LÓGICAS FAMILIARES DE PRODUÇÃO: ADAPTAÇÕES E USO DO MESMIS NO CASO DO ESTADO DO PARÁ
HENRI BURIN DES ROZIERS, PADRE E ADVOGADO DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS
IMPACTOS DO CRÉDITO PRODUTIVO NAS NOÇÕES LOCAIS DE SUSTENTABILIDADE EM AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES NO TERRITÓRIO DO SUDESTE DO PARÁ
INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA COMPREENSÃO DE PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES
INDICADORES MULTIDIMENSIONAIS E AVALIAÇÃO DE AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES: ADAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DO MESMIS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO
INTERAÇÃO ENTRE A ACESSIBILIDADE URBANÍSTICA E O DIREITO À CIDADE: POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS: TABELA PERIÓDICA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
'NO CALCANHAR... OS ENCANTADOS DA TERRA': CONCEPÇÕES DE DIÁSPORAS EM COSMOLOGIAS AMAZÔNICAS
O ATO INFRACIONAL E A PRÁTICA JURÍDICA PROCESSUAL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
'O ESTATUTO DA CIDADE E A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO URBANA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE MARABÁ-PA
O PAPEL DOS NEAS EM PROCESSOS CONTINUADOS DE FORMAÇÃO: AEXPERIÊNCIA DO NEA AJURI, NO ESTADO DO PARÁ
POSITIVISMO JURÍDICO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE DECISÕES JUDICIAIS
O SIGNIFICADO RESILIENTE DOS SABERES ESTÉTICOS NA AMAZÔNIA (REFLEXÃO E RECEPÇÃO NA GALERIA VITÓRIA BARROS)
POPULAÇÕES TRADICIONAIS, MODERNIZAÇÃO NA AMAZÔNIA E AS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NO MUNICIPIO DE SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA – PA
PROCESSOS DE MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE DE AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE “VILA BRABA”, MUNICÍPIO DECAMETÁ, BAIXO TOCANTINS-PA
SANEAMENTO E DIREITO À CIDADE: PONDERAÇÕES SOBRE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO DA CIDADE DE BELÉM/PA
SOCIOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UMA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA
SUSTENTABILIDADE DE AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES EM COMUNIDADE DE VÁRZEA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ, ESTADO DO PARÁ
Fim do conteúdo da página