Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PDTSA promove o Colóquio Dinâmica Sociocultural na Amazônia

  • Publicado: Quinta, 26 de Fevereiro de 2015, 09h30
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 09h31
  • Acessos: 265

 

O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia promove na segunda-feira (02), a partir das 8 horas, no auditório do Campus II (localizado na Folha 17, Quadra  04, Lote Especial, Nova Marabá), o Colóquio Dinâmica Sociocultural na Amazônia, evento que marca o início do ano letivo da nova turma de mestrandos do programa e o encerramento da turma que cursou a pós-graduação no ano passado. O Colóquio é uma organização da disciplina Dinâmicas Socioculturais e Processos Educativos, coordenado pelo professor doutor Alexandre Silva dos Santos Filho com a colaboração das mestrandas Débora Reis e Talita Monteiro e da graduanda Diene Borges.
O colóquio vai abordar os temas "Diversidade Sociocultural", "Estética do Homem do Campo", "Industrialização Cultural", "Processos Educativos" e "Formação de Identidade".
A abertura será às 8h, com apresentação musical do mestre Marcelo Melo e dos mestrandos Cristiano Bento, Oberdan da Silva Medeiros e Deíze Almeida Botelho. Uma exposição de artes plásticas de Domingos Nunes e o lançamento do livro "Espaço em Trânsito: Múltiplas Territorialidades da Arte Contemporânea Paraense", de autoria do professor de Artes Visuais, Gil Vieira Costa. Gil foi o 1º lugar do Prêmio PROEX (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis) de Arte e Cultura 2014/2015 da Unifesspa.
Logo após o lançamento do livro será composta a mesa de honra da solenidade. O evento prevê quatro mesas redondas, durante o dia e no encerramento, atividades culturais e entrega de certificados aos participantes.

Apresentação do evento
O coordenador do evento, Alexandre Filho, ressalta na apresentação do colóquio, que a "dinâmica sociocultural alavanca duas questões fundamentais: uma que se refere à dinâmica própria da cultura e outra é que não se pode compreender um determinado grupo sem conhecer seu território físico, humano e social dado pelo ambiente no qual ele se move".
Nesse sentido, a dinâmica sociocultural enquanto território ocupado pelas tradições culturais encontra-se mediada pelo processo de transformação (ora mais lento, ora mais acelerado) que implica alterações radicais nas ações humanas, seja no que se refere ao modo de resistência e/ou ao processo educativo em relação às políticas culturais.
Por outro lado, a diversidade sociocultural se movimenta num contínuo ritmo que entrelaça diferentes realidades interdependentes na dinâmica cultural.
Além de que, esse fenômeno em transformação mantém conexão com outras realidades suscitadas pelas forças que se trava no campo social e mediante a isso é possível debruçar reflexão sobre o contexto da situação no âmbito do processo de desenvolvimento regional.
Todavia, o movimento das forças relacionadas a esta dinâmica sociocultural, que se nega e se afirma, é então superada por meio da síntese, cujo foco se estabelece mediante as relações sociais em constantes tensões e se aplica no contexto da expansão do capital; identificando-se alguns nós nesse dinamismo: os grandes projetos, a reificação do trabalho, as políticas públicas locais que refletem subordinação da cultura e alienação da educação a partir do discurso que circula mediantes as práticas socioculturais.
"No fim das contas, é o processo educacional que medeia os conflitos na fronteira da dinâmica sociocultural", concluiu Alexandre Filho.

 

Veja a programação oficial: PDF.

Veja cartaz de lançamento do livro: PDF.

Veja cartaz do evento: PDF.

Endereço eletrônico da página do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia da Unifesspa: https://pdtsa.unifesspa.edu.br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página