Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professores do PDTSA participam da Semana Acadêmica da UEPA

  • Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 20h26
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 10h12
  • Acessos: 189
Os professores, Andréa Hentz de Mello e Airton dos Reis Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), participaram no dia 27 de setembro de 2017 da solenidade de abertura da VIII Semana Acadêmica da UEPA, campus 8 em Marabá, com o tema “A interdisciplinaridade na Educação, Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia na Amazônia Paraense”. O evento voltado para os cursos de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e superior, pesquisadores e gestores públicos, contou com a participação de discentes e egressos no PDTSA, em várias atividades, como conferências, simpósios, minicursos, lançamento de livros entre outras atividades, confirmando o objetivo do PDTSA, em realizar intercâmbio técnico-científico, estabelecendo o desenvolvimento de redes com outras Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do país.

  

A professora Andréa Hentz proferiu a palestra de abertura intitulada “ Dinâmicas Territoriais de Ocupação e Degradação Socioambiental no Sudeste Paraense”, enfatizando, que a rápida urbanização associada à inexistência de planejamentos e crises econômicas, vem provocando em Marabá e região, a desorganização no uso do solo, o que dá origem a bairros sem nenhuma infraestrutura pelo preço da destruição de áreas verdes e rios, além de provocar a saturação dos serviços públicos. As características marcantes da ocupação desordenada refletem na degradação socioambiental, e na qualidade de vida urbana, gerados principalmente a partir de assentamentos irregulares, como loteamentos clandestinos e ocupação de áreas de risco, aumentando a degradação as margens dos Rios Itacaiúnas e Tocantins em Marabá. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página