PDTSA participa do VI Coninter

• Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 11h59
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 10h16

As professoras Dra. Andréa Hentz de Mello e Dra. Edma do Socorro Moreira, participaram do VI CONINTER (Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades) promovido pela Aninter–SH (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa Interdisciplinar em Sociais e Humanidades), realizado entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro de 2017, em João Pessoa, PB.

Trata-se de um encontro de pesquisa da área interdisciplinar câmaras I e II – Desenvolvimento & Políticas Públicas e Sociais e Humanidades, realizado desde o ano de 2012, congregando pesquisadores da área das Ciências Humanas e Sociais com o objetivo de socializar a produção teórica no campo e fortalecer os programas de pós-graduação interdisciplinares do Brasil.

O tema central do VI CONINTER foi “Epistemologias não coloniais e os desafios da construção do conhecimento interdisciplinar” e buscou debater temáticas atuais e de grande relevância frente aos desafios postos pela realidade social latino americana vigente. Durante o evento, pesquisadores de toda a América Latina, vinculados aos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares, discutiram, debateram e refletiram através das mesas temáticas e em 32 GT’s, assuntos de grande relevância científica, propondo alternativas para o necessário aprofundamento da análise do quadro educacional e social como forma de enfrentamento dos grandes desafios colocados pelo atual quadro de exclusão social e educacional na América Latina.

Na oportunidade foi escrita a “Carta de João Pessoa” endereçada a Presidência da CAPES, onde os coordenadores dos programas de pós-graduação da área interdisciplinar câmaras I e II, manifestaram  suas preocupações com o contexto político-institucional atual da Pós-Graduação no Brasil, reivindicando um conjunto de demandas relativas à Área Interdisciplinar, como a transparência, representatividade,  proporcionalidade e realização de seminário específico para discussão crítica e reelaboração dos pesos atribuídos aos quesitos de avaliação quadrienal.