PDTSA participa do III Encontro da Pós graduação da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 19h27
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 10h34

Os mestrandos, professores e egressos do Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), participaram nos dias 10 e 11 de maio de 2018, do  III Encontro de Pós-Graduação promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Na cerimônia de  abertura do evento, a Professora  Dra. Ana Maria Monteiro integrante do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Mestrado profissional em Ensino de História – PROFHistória também da UFRJ  proferiu  a palestra intitulada: “Formação de professores: desafios para a Universidade pública”. Em sua palestra a professora enfatizou que  “ a formação de professores deve estar marcada por um princípio de responsabilidade social, favorecendo a comunicação pública e a participação profissional no espaço público da educação” e ainda encerrou a palestra enfatizando Paulo Freire “ Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho, caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar” (Ascom, 2018).

Além da palestra de abertura, a programação do evento contou com a apresentação de setenta e quatro (74) trabalhos no formato de resumos expandidos, os quais foram apresentados na forma oral em várias sessões durante os dois dias do encontro.  Dentre os trabalhos apresentados, destacam-se vinte e um (21) trabalhos oriundos de projetos de pesquisa e dissertações desenvolvidas no âmbito do PDTSA, representando  28,37% dos trabalhos apresentados,  os quais trataram sem suas temáticas, as dinâmicas territoriais de ocupação na Amazônia, o território, os conflitos sócio econômico e politicos, o discurso linguístico, gênero, etnia, cultura dentre  outros temas inerentes as linhas de pesquisa do PDTSA.

O evento encerrou-se  com a palestra do Professor Dr. Carlos Renato Lisboa Francês, da Universidade Federal do Pará (UFPA), intitulado “As ações promovidas pela Comissão Permanente do Fórum dos reitores da Região Norte e Capes visando a diminuição das assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)",