Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PDTSA participa do III Encontro da Pós graduação da Unifesspa

  • Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 19h27
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 10h34
  • Acessos: 175

Os mestrandos, professores e egressos do Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), participaram nos dias 10 e 11 de maio de 2018, do  III Encontro de Pós-Graduação promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Na cerimônia de  abertura do evento, a Professora  Dra. Ana Maria Monteiro integrante do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Mestrado profissional em Ensino de História – PROFHistória também da UFRJ  proferiu  a palestra intitulada: “Formação de professores: desafios para a Universidade pública”. Em sua palestra a professora enfatizou que  “ a formação de professores deve estar marcada por um princípio de responsabilidade social, favorecendo a comunicação pública e a participação profissional no espaço público da educação” e ainda encerrou a palestra enfatizando Paulo Freire “ Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho, caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar” (Ascom, 2018).

Além da palestra de abertura, a programação do evento contou com a apresentação de setenta e quatro (74) trabalhos no formato de resumos expandidos, os quais foram apresentados na forma oral em várias sessões durante os dois dias do encontro.  Dentre os trabalhos apresentados, destacam-se vinte e um (21) trabalhos oriundos de projetos de pesquisa e dissertações desenvolvidas no âmbito do PDTSA, representando  28,37% dos trabalhos apresentados,  os quais trataram sem suas temáticas, as dinâmicas territoriais de ocupação na Amazônia, o território, os conflitos sócio econômico e politicos, o discurso linguístico, gênero, etnia, cultura dentre  outros temas inerentes as linhas de pesquisa do PDTSA.

O evento encerrou-se  com a palestra do Professor Dr. Carlos Renato Lisboa Francês, da Universidade Federal do Pará (UFPA), intitulado “As ações promovidas pela Comissão Permanente do Fórum dos reitores da Região Norte e Capes visando a diminuição das assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)",

registrado em:
Fim do conteúdo da página