PDTSA participa do I Fórum de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares

• Publicado: Segunda, 02 de Julho de 2018, 18h34
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 10h39

Organizado pela  Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinares – Sociais e Humanidades (ANINTER-SH) em parceira com programas de pós-graduação das Câmaras I, III e IV da área interdisciplinar de avaliação da Capes, foi  realizado nos dias 7 e 8 de junho de 2018, no Memorial Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília, o I Fórum de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares – I Fórum PGInter.

Debates técnicos e científicos de questões comuns aos programas possibilitaram alguns oportunize esclarecimentos sobre o processo de avaliação da Pós-Graduação no que diz respeito aos seus objetivos, métodos e critérios, e possíveis proposições de mudanças para esses parâmetros.

A programação, em seu primeiro dia no período matutino, constituiu-se em uma mesa de abertura com: Decana de Pós-Graduação da UnB - Dra. Helena Shimizu;  Diretoria de Avaliação/CAPES – Sr. Sergio Oswaldo de Carvalho Avellar; Presidente da ANINTER-SH - Dra. Maria de Fátima R Makiuchi;  Representante Câmara I – Dra. Márcia Bento Moreira (UNIVASF); Representante Câmara II – Dr. José Guilherme dos Santos Fernandes (UFPA); Representante Câmara III – Dr. Rafael Santos (INPE); Representante Câmara IV – Dra. Carla Witter (Universidade São Judas Tadeu).

No período vespertino, foram realizadas reuniões dos Grupos de Trabalho divididos:

GT1 – Câmara de Meio Ambiente e Agrárias;

GT2 – Câmara de Sociais e Humanidades;

GT3 – Câmara de Engenharias/Tecnologia/Gestão;

GT4 – Câmara de Saúde e Biológicas.

No segundo dia de programação, os referidos Grupos de Trabalho sistematizaram suas proposições, para, em  Assembleia com convergência de propostas,  ser confeccionado o documento final do Fórum, que com base na Carta de João Pessoa ,  esboçaram as inúmeras  dificuldades atuais enfrentadas pelos programas que se identificam com as Sociais e Humanidades, atualmente reunidos nas Câmaras I e II da Área Interdisciplinar da CAPES, e demais câmaras, sobretudo no que se refere à representatividade e proporcionalidade na área (há uma discrepância entre número de Programas da área de Sociais e Humanidades e a participação destes nas comissões de avaliação e de coordenação) e aos critérios e forma de avaliação dos Programas, orientados pela lógica de produção do conhecimento de outras Câmaras Temáticas (sobretudo das III e IV), que possuem vínculos com áreas exatas, biológicas e tecnológicas.

Posteriormente, fora realizada  a Mesa Redonda “A política nacional de pós-graduação e os desafios da avaliação” com a  mediação da professora Dra.  Fátima Makiuchi e a composição dos professores doutores Débora Foguel (Academia Brasileira de Ciências) e  Pedro Pascutti (UFRJ e Ex-Coordenador de Avaliação da Área Interdisciplinar). Como atividade final, no mesmo dia, a palestra “A avaliação dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: desafios e perspectivas”  foi explanada pelo professor Dr. Eduardo Winter (Coordenação-Adjunta de Avaliação da Área Interdisciplinar dos Programas Profissionais)

O PDTSA esteve representado pelos professores Hiran Possas (Coordenação), Andréa Hentz (Vice Coordenação) e membro do Conselho Fiscal da Aninter_SH e pela professora do Programa Edma Moreira. Questões como a subjetividades dos critérios avaliativos, participação dos programas nas comissões avaliativas e, acima de tudo, transparência de critérios foram temáticas recorrentes nos debates.

Na oportunidade, a coordenação do PDTSA juntamente com a professora Edma Moreira realizaram reuniões paralelas relativas a duas questões significativas para o futuro do programa: Diálogos e possíveis associações de Programas de Pós Graduação foram relevantes para a participação do PDTSA, como proponente, junto ao Edital CAPES-PROCAD/AMAZÔNIA,  assim como reunião visando ao fortalecimento, realinhamentos e encaminhamentos  da Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós graduação em Culturas, Territórios e Fronteiras, com vistas ao prosseguimento da realização de ações comuns ou de colaboração no campo do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão.