Aula de Abertura do II Semestre de 2018

• Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 17h37
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 10h41

No dia 20 de agosto de 2018, aconteceu a Aula de abertura do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), marcando o inicio do II Semestre de 2018. Na oportunidade estiveram presentes o professor Dr. Hiran de Moura Possas, coordenador do PDTSA, a Professora Idelma Santiago, Vice-Reitora da Unifesspa, o diretor do Instituto de Ciências Humanas, Professor Msc. Janaílson Macedo Luiz, o professor Dr. Francisco Ribeiro da Costa, representante da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Unifesspa, e demais professores membros do Colegiado do PDTSA, mestrandos e comunidade acadêmica em geral.

A cerimônia de abertura contou com a mística dos alunos da Faculdade de Educação do Campo da Unifesspa, e logo em seguida, as falas iniciais da mesa de honra. Em seguida, o Professor Dr. Agenor Sarraf Pacheco, doutor em História Social, e atualmente realizando Estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, com Bolsa PNPD/CAPES, proferiu a palestra “Amazônia Afroindígena: Decolonialidade, Literatura e Religião”.

Na oportunidade, também foram lançadas as seguintes obras: “Amazônia: diálogos socioculturais e socioeducativos”, de autoria do egresso do PDTSA Tiese Teixeira Júnior; e a obra “Práticas Interdiscursivas na Universidade: esferas do Político, do científico e do ensino", de autoria da Prof. Dra. Nilsa Brito Ribeiro.

As obras refletem as questões amazônicas, em suas dimensões culturais,  socioambientais,  políticas e econômicas, buscando chamar o leitor para a  compreensão das  contradições e dos interesses em jogo na região em que se insere o PDTSA.