Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prof. Djalma Thurler da UFBA é o convidado da aula inaugural da 9ª turma do PDTSA

  • Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 14h31
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 13h17
  • Acessos: 237

DJALMA PDTSA 2020 01“A sensação de se perder em uma torrente humana” é o tema da aula inaugural que será ministrada pelo Prof. Dr. Djalma Thürler à nona turma do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) da Unifesspa. A aula acontecerá no dia 10 de março de 2020, às 8h, no auditório da Unidade 3 da Unifesspa em Marabá.

Convidado pelo PDTSA, Thürler é professor na Universidade Federal da Bahia e, atualmente, Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara II - Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da CAPES. Além da aula inaugural, a estadia do professor também inclui reuniões com a coordenação, docentes e discentes do PDTSA e com outros programas de pós-graduação da Unifesspa.

“Uma das particularidades da pesquisa interdisciplinar é a possibilidade que temos de visitar terrenos, campos da ciência diversos e pô-los em diálogo, friccioná-los para discutir um tema caro na agenda social. Esse é o meu desejo com a aula inaugural, que é apenas parte das minhas atividades na Unifesspa. Ainda quero conversar com os atores importantes da Pós-Graduação, professores, alunos, gestores para poder pensar no papel da pesquisa e da ciência interdisciplinares em tempos de estupidezes”, destacou Thürler.

Segundo o coordenador do PDTSA, Prof. Hiran Possas, a presença do Professor Djalma Thürler fortalece o exercício de “(des)aprendizagens insurgentes” para esse momento de recrudescimento da naturalização das intolerâncias, inclusive àquela colocando em risco a educação pública, gratuita e libertadora. “Esses tempos neonacionalistas e heteropatriarcais já ameaçam e destroem a pós-graduação na Amazônia quando exigem dos programas existentes ou daqueles que estão nascendo desempenhos desproporcionais às políticas públicas implementadas, se assim pudermos chamá-las. Certamente, o exercício das insurgências, como diria Thürler, pode constituir, se assim for da nossa vontade, fraturas de pensamentos atrelados ao neocolonialismo, ampliando o debate em torno das resistências micropolíticas que beneficiam a autonomia, a dignidade e a liberdade”, disse Possas.

Saiba mais sobre o palestrante

DJALMA THÜRLER é especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (ES), Investigador Pleno do do CULT - Centro de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura, da UFBA, Investigador Associado do CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura e Investigador Colaborador do ILCML - Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto (Portugal). É diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Companhia de Teatro (http://www.atelievoadorteatro.com.br/). Possui estágio de Pós-Doutoramento em Literatura e Crítica Literária pela PUC São Paulo. É Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Professor Associado II do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Letras com estudos nas áreas de Literatura Brasileira e Teatro (UFF), Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Bacharel em Artes Cênicas e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). É Vice-Coordenador do NuCuS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade (UFBA) e atual Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara II - Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da CAPES. (Currículo Lattes do pesquisador)

Serviço:

Aula Inaugural 9ª Turma do PDTSA

Data: 10 de março de 2020

Horário: 8h

Local: Auditório da Unidade 3 da Unifesspa em Marabá

registrado em:
Fim do conteúdo da página