Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Coordenador adjunto da área interdisciplinar da Capes visita o PDTSA

  • Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 13h54
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 13h23
  • Acessos: 257

O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu a visita do coordenador adjunto de área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Prof. Dr. Djalma Thürler. Foram três dias, no período de 9 a 11 de março, dedicados a reuniões com todos os segmentos: coordenação, discentes, docentes do PDTSA e, ainda, com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) e coordenadores de outros programas de pós-graduação da Unifesspa. Na visita, o Prof. Djalma Thürller também participou da recepção da 9ª turma do PDTSA, proferindo a Aula Inaugural “A sensação de se perder em uma torrente humana”.

Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara II - Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da Capes, o Prof. Dr. Djalma Thürler discutiu com os segmentos questões voltadas às competências da área e o papel de cada um para o desenvolvimento da pós-graduação e, principalmente, no PDTSA, que está em seu último ano de avaliação quadrienal. “Eu acho que o status do PDTSA é muito otimista. Trabalhamos em cima de métrica do programa de 2017 e 2018 e verificamos que o programa tem cumprido com as regras que a Capes exige com relação à produção e impacto social. Tem um ou outro detalhe – e é quase isso – que precisamos ajustar nesse ano que vai iniciar e acho que, assessorado pela coordenação a partir de decisões estratégicas, esses pontos podem ser melhorados para criar uma expectativa real na avaliação quadrienal. Essa é a minha impressão”, avaliou o coordenador.

Criado em 2012, o PDTSA recebeu conceito 3 na avaliação quadrienal 2013-2017. Foram pontos positivos nessa avaliação a inserção social do programa em suas ações e pesquisa, seus acordos de cooperação nacionais e internacionais e o acesso a informações. No entanto, aponta a necessidade de melhorar no alinhamento entre os docentes em disciplinas e projetos de pesquisa e na qualificação da produção docente e discente.

“Essa semana foi importante porque o professor Djalma energizou a coordenação do PDTSA com a apresentação das métricas de avaliação do trabalho desenvolvido desde 2017. É possível alcançar o conceito 4 para esse programa e pensar na concreta possibilidade de submeter uma proposta de doutorado. As recomendações referentes ao alinhamento entre discentes e docentes nas atividades em sala, pesquisa e publicações já estão sendo executadas e apareceram nas métricas. Mas, precisa haver uma política institucional, para além da coordenação do PDTSA porque o conceito 4 é um esforço coletivo”, disse o coordenador do PDTSA, Prof. Dr. Hiran Possas.

Em reunião com a Propit e programas de pós-graduação da Unifesspa, outras recomendações também foram levantadas pelo coordenador adjunto de área interdisciplinar da Capes. “Há um problema macroestrutural: a carga horária dos professores. É preciso equilibrar de maneira mais justa o que eles significam à universidade já que professores com dedicação exclusiva são pesquisadores de ponta, pessoas responsáveis pela mudança da sociedade. Estamos usando esses professores de maneira muito desgastante na sala de aula. E sobra pouco fôlego para que eles, junto com seus alunos, trabalhem em pesquisa. Não devem sair da graduação, mas precisam urgentemente diminuir a carga horária. E isso é uma questão macroestrutural porque depende do Governo Federal, de criação e ampliação de vagas, e isso é um desafio que a gestão da Unifesspa precisa enfrentar se quiser de fato prever cursos com nota 4 e cursos de doutorado. Dessa semana, fica esse mapeamento com desafios a serem enfrentados”, concluiu Thürller.

Para a Profa. Dra. Cindy Fernandes, pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação tecnológica da Unifesspa, a visita do Prof. Dr. Djalma Thürler aponta medidas necessárias para alcançar a excelência na pós-graduação. “Foram discutidas ações importantes na reunião, como o funcionamento da autoavaliação dos programas, seus requisitos básicos, pontos descritivos e decisivos desse instrumento. E, ainda, como a instituição também participa nessa colaboração mútua. A Unifesspa tem trabalhado junto à Capes, Fapespa e outras fundações, tanto por meio do financiamento das pesquisas, como também no apoio a insumos e espaços físicos, apoio à realização e participação em eventos, publicações, para alcançar a excelência”, falou a pró-reitora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página