Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa realizará III Seminário de Incorporação da Interdisciplinaridade no Ensino e na Pesquisa do PDTSA

  • Publicado: Quinta, 14 de Mai de 2020, 17h12
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 13h58
  • Acessos: 273

 

O PDTSA - Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, da Unifesspa, realizará nos dias 19 a 21 de maio, seu III Seminário de Incorporação da Interdisciplinaridade no Ensino e na Pesquisa, em sua página no Facebook. A ação inaugura atividades online que serão realizadas pelo PDTSA, em tempos de isolamento social necessários à prevenção e ao combate ao Covid-19 (novo coronavírus).

A programação é aberta ao público em geral e, especialmente, à turma 2020/PDTSA estando com as aulas presenciais suspensas desde 18 de março. O evento tem como objetivo, a partir da área de concentração e dos nove anos de atividades do PDTSA, discutir a relevância das pesquisas para a busca da compreensão do contexto do Sul e Sudeste do Pará e, ainda, contribuir para o aprofundamento das discussões sobre a incorporação da interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa, no PDTSA.

“Neste espaço 'virtual' de diálogo com a comunidade acadêmica e demais pessoas alcançadas pelo Facebook, queremos reafirmar a urgência e necessidade da realização de pesquisas interdisciplinares respondendo à complexidade de problemáticas da região sul sudeste do Pará em conexão com questões mundanas. Temáticas transversais importantes, como a luta pela terra, a mineração e os projetos desenvolvimentistas para essa região são inapreensíveis pela hiper especialização do conhecimento”, destacou o coordenador do PDTSA, Prof. Hiran Possas.

As inscrições já estão disponíveis pelo SIgEventos da Unifesspa, para os interessados em certificação do evento, pelo link: https://bit.ly/SeminarioPDTSA2020. Os debates serão realizados em mesas compostas por professores e egressos do PDTSA, pelo Facebook (https://www.facebook.com/pdtsa/), com a seguinte programação:

No dia 19 de maio, às 16h, a abertura do evento será com a mesa “Diálogos sobre interdisciplinaridade no PDTSA: Desafios e limites de Pesquisas Interdisciplinares”, com os professores Hiran de Moura Possas e Célia Regina Congilio e o egresso do PDTSA professor  Tiese Rodrigues, atualmente em atuação na Educação Básica, além de ativista em ações de incentivo à leitura.

Dia 20 de maio, às 18h30, será a mesa “Constituição e consolidação do PDTSA: linhas de pesquisa, visibilidade e inserção social”, com a presença das professoras Andrea Hentz e Nilsa Ribeiro e os egressos Marcus Felipe Gama e Cristiano Bento, professores da Unifesspa nos campi de Rondon do Pará e São Félix do Xingu, respectivamente.

E, para encerrar o evento, dia 21 de maio, às 16h, será a mesa “A interdisciplinaridade em movimento: mapeamento das pesquisas sobre dinâmicas territoriais na Amazônia”, com os professores Jerônimo Silva e Edma Moreira e o egresso Luis Andrés Calcina, egresso do PDTSA pelo Programa OEA/CAPES, sub gerente de Desarrollo Intercultural na Municipalidade Providencial de Puerto Inca (na Amazonia Central do Peru) e professor na Escuela de Ciencia Política, na Universidade Nacional Federico Villareal.

Serviço:

III Seminário de Incorporação da Interdisciplinaridade no Ensino e na Pesquisa do PDTSA

Período: 19 a 21 de maio

Todo seminário será online, pelo Facebook do PDTSA https://www.facebook.com/pdtsa

Inscrições pelo SIgEventos da Unifesspa: https://bit.ly/SeminarioPDTSA2020

Público: Mestrandos do PDTSA e público em geral

 

Programação

Dia 19 de maio – “Diálogos sobre interdisciplinaridade no PDTSA: Desafios e limites de Pesquisas Interdisciplinares”

Hora: 16:00 às 17:30 h

Participantes: Prof. Dr. Hiran de Moura Possas, Prof. Dra. Célia Regina Congilio e Egresso Prof. Dr. Tiese Rodrigues

Dia 20 de maio – “Constituição e consolidação do PDTSA: linhas de pesquisa, visibilidade e inserção social”

Hora: 18:30 às 20:00 h

Participantes: Prof. Dra. Andrea Hentz de Mello (PDTSA/Unifesspa), Prof. Dra. Nilsa Brito Ribeiro (PDTSA/Unifesspa), Prof. MSc.  Marcus Felipe Frota Gama (Unifesspa/Rondon do Pará) e Prof. Dr. Cristiano Bento (Unifesspa/São Felix do Xingu)

Dia 21 de maio – A interdisciplinaridade em movimento: mapeamento das pesquisas sobre dinâmicas territoriais na Amazônia

Hora: 16:00 às 17:30 h

Participantes: Prof. Dra Edma Moreira da Silva (PDTSA/Unifesspa), Prof. Dr.  Jerônimo Silva e Silva (PDTSA/Unifesspa) e Mestre Luis Andrés Calcina Romero (Sub gerente de Desarrollo Intercultural na Municipalidade Providencial de Puerto Inca (na Amazonia Central do Peru) e Professor na Escuela de Ciencia Política na Universidade Nacional Federico Villareal.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página