Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo de pesquisa da Unifesspa realiza live sobre experiências na Amazônia de enfrentamento ao Covid-19

  • Publicado: Segunda, 25 de Mai de 2020, 17h28
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 14h01
  • Acessos: 343

Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias (Geia) realiza nesta quarta, 27 de maio, às 17h no horário de Brasília, a live “Iniciativas solidárias para enfrentar o Covid-19 na Amazônia: experiências de Colômbia e Brasil”, na página do Geia no Facebook.

O objetivo é mostrar a experiência de inciativas solidárias que estão sendo desenvolvidas em tempos de pandemia nos territórios amazônicos e seu impacto nas comunidades indígenas, camponesas ou rurais. São convidados: Elizângela da Silva, coordenadora do departamento de Mulheres indígenas do Rio Negro – Etnia Baré; John Montenegro, ativista social e ambiental e cofundador do coletivo “amazonas Somos Todos”; Janete Alves, coordenadora do departamento de Mulheres indígenas do Rio Negro – Etnia Dessana; Edna Mayorga, doutoranda do PPGAS-Museu Nacional (UFRJ), com pesquisa em saúde indígena na Amazônia e práticas discursivas; Prof. Hiran Possas, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) e professor do curso de Educação do Campo do Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa; e Prof. Bernardo Tomchinsky, membro da Rede de Apoio Mútuo Indígena do Sudeste do Pará e professor do curso de Biologia, do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas da Unifesspa.

De acordo com o coordenador do Geia, Prof. Hiran Possas, a live é a primeira atividade online do grupo, que continua suas atividades cumprindo o distanciamento social. “O evento segue a proposta de um diálogo interdisciplinar e traz sujeitos de populações vulneráveis que estão respondendo à pandemia pela ausência de políticas públicas no Brasil e outros países. Como não há um protocolo concreto de resposta à pandemia, essas populações estão dialogando entre si e criando suas próprias iniciativas. Por isso, esse será um espaço de discussão para contribuir com outras iniciativas que consigam gerar um impacto real na resolução de problemas locais durante e depois do Covid-19”, disse o professor.

O Geia

O Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias (Geia) é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e certificado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que objetiva realizar leituras das problemáticas da região sob a perspectiva de memória, linguagem e saberes e, na perspectiva intercultural crítica, estudar como as tensões dos encontros, dos contatos, têm transformado culturalmente a região. Criado em 2015, é liderado pelos professores Hiran Possas e Maria Cristina Alencar, ambos da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo), e conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, egressos da Unifesspa e professores e pesquisadores de outras instituições de ensino.

Serviço:

Live “Iniciativas solidárias para enfrentar o Covid-19 na Amazônia: experiências de Colômbia e Brasil”

Página no Facebook do  Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias (Geia) 

Data: Quarta, 27 de maio

Horário: 17h no horário de Brasília

registrado em:
Fim do conteúdo da página