Grupo de pesquisa da Unifesspa realiza live sobre experiências na Amazônia de enfrentamento ao Covid-19
O Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias (Geia) realiza nesta quarta, 27 de maio, às 17h no horário de Brasília, a live “Iniciativas solidárias para enfrentar o Covid-19 na Amazônia: experiências de Colômbia e Brasil”, na página do Geia no Facebook.
O objetivo é mostrar a experiência de inciativas solidárias que estão sendo desenvolvidas em tempos de pandemia nos territórios amazônicos e seu impacto nas comunidades indígenas, camponesas ou rurais. São convidados: Elizângela da Silva, coordenadora do departamento de Mulheres indígenas do Rio Negro – Etnia Baré; John Montenegro, ativista social e ambiental e cofundador do coletivo “amazonas Somos Todos”; Janete Alves, coordenadora do departamento de Mulheres indígenas do Rio Negro – Etnia Dessana; Edna Mayorga, doutoranda do PPGAS-Museu Nacional (UFRJ), com pesquisa em saúde indígena na Amazônia e práticas discursivas; Prof. Hiran Possas, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) e professor do curso de Educação do Campo do Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa; e Prof. Bernardo Tomchinsky, membro da Rede de Apoio Mútuo Indígena do Sudeste do Pará e professor do curso de Biologia, do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas da Unifesspa.
De acordo com o coordenador do Geia, Prof. Hiran Possas, a live é a primeira atividade online do grupo, que continua suas atividades cumprindo o distanciamento social. “O evento segue a proposta de um diálogo interdisciplinar e traz sujeitos de populações vulneráveis que estão respondendo à pandemia pela ausência de políticas públicas no Brasil e outros países. Como não há um protocolo concreto de resposta à pandemia, essas populações estão dialogando entre si e criando suas próprias iniciativas. Por isso, esse será um espaço de discussão para contribuir com outras iniciativas que consigam gerar um impacto real na resolução de problemas locais durante e depois do Covid-19”, disse o professor.
O Geia
O Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias (Geia) é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e certificado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que objetiva realizar leituras das problemáticas da região sob a perspectiva de memória, linguagem e saberes e, na perspectiva intercultural crítica, estudar como as tensões dos encontros, dos contatos, têm transformado culturalmente a região. Criado em 2015, é liderado pelos professores Hiran Possas e Maria Cristina Alencar, ambos da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo), e conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, egressos da Unifesspa e professores e pesquisadores de outras instituições de ensino.
Serviço:
Live “Iniciativas solidárias para enfrentar o Covid-19 na Amazônia: experiências de Colômbia e Brasil”
Página no Facebook do Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias (Geia)
Data: Quarta, 27 de maio
Horário: 17h no horário de Brasília
Redes Sociais