Live sobre "Estado e povos indígenas no contexto da pandemia no Sul e Sudeste do Pará” ocorre nesta quinta, 28 de maio

• Publicado: Segunda, 25 de Mai de 2020, 20h54
  • Última atualização em Domingo, 14 de Junho de 2020, 14h02

A live sobre "Estado e povos indígenas no contexto da pandemia no sul e sudeste do Pará” acontecerá nesta quinta, 28 de maio, às 16h30 (horário de Brasília), pelo facebook do PDTSA. Com o objetivo de discutir o Estado e suas políticas sociais para os povos indígenas, contextualizando-os na pandemia Covid19, a live terá a participação do Cacique Welton Suruí, liderança indígena; Gilmar Oliveira, membro do Conselho Missionário (Cimi) e Profa. Edma Moreira e Prof. Jerônimo Silva, da Unifesspa.

A atividade promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais da Unifesspa, em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), e em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), parceiros no projeto em andamento “Estado e Políticas Sociais na Amazônia”, no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad Amazônia 2018-2023) da Capes.

“Esse projeto tem como objetivo analisar as políticas desenvolvimentistas em escala nacional e regional, bem como suas articulações com o mercado internacional, em busca de apreender seus impactos ambientais, políticos, culturais e socioeconômicos nos territórios e às territorialidades dos sujeitos a eles concernidos. Em geral, essas políticas resultam em um violento processo de desterritorialização, mas também em resistência contra a violação de direitos. Com a finalidade de desvelar problemáticas e proposições que subsidiem a construção de alternativas aos processos de exclusão, desigualdades, violências e conflitos gerados por essas políticas, o projeto está atuando em duas linhas de pesquisa: 1)Estado, Mobilidades Humanas e Políticas na Amazônia; e 2) Dinâmicas Socioambientais, Diversidade, Luta por direitos sociais e pela Terra na Amazônia”, disse a Profa. Edma Moreira, coordenadora deste projeto no Procad Amazônia.

“Além deste, outros seminários online serão realizados em junho e julho para discutir pesquisas e avanços na consolidação de seus programas e discussão com o público em geral. Assim, o Procad avança na realização de suas ações propostas, em meio a pandemia do Covid-19”, concluiu a coordenadora.

Serviço:

Live "Estado e povos indígenas no contexto da pandemia no sul e sudeste do Pará”

Facebook do PDTSA: facebook.com/pdtsa/live

Data: quinta, 28 de maio

Horário: 16h30 (horário de Brasília)

Convidados: Cacique Welton Suruí, liderança indígena; Gilmar Oliveira, membro do Conselho Missionário (Cimi) e Profa. Edma Moreira e Prof. Jerônimo Silva, da Unifesspa.