Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo de pesquisa realizara live sobre funcionamento das escolas indígenas no pós COVID-19

  • Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 14h52
  • Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 14h52
  • Acessos: 349

O Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias (GEIA) do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedades na Amazônia (PDTSA) da Unifesspa realizará no dia 16 de junho, às 16 horas, a “Live-O Funcionamento das Escolas Indígenas no Pós Covid-19”, pela página do grupo no Facebook.

“O objetivo dessa live é refletir sobre a especificidade do funcinamento das escolas indígenas e o desafio de construir uma nova normalidade nessas escolas diante da flexibilização das medidas de distanciamento social tomadas pelos governos Federal, Estadual e Municipais no âmbito da pandemia do COVID-19 e os impactos dessas medidas sobre povos indígenas e seus territórios”, disse o coordenador do grupo, Prof. Hiran Possas.

“Espera-se construir, a partir dos diálogos, possibilidades de retomada do funcionamento das escolas indígenas respeitando os processos próprios de cada povo indígena”, concluiu o professor que, na oportunidade, estará com os seguintes convidados: 

Rosani Fernandes - Pedagoga,  Doutora em Antropologia e Mestre em Direito, ambos pela UFPA; Especialista em Currículo e Metodologia de Ensino (UNOESC). Membro da Diretoria da Associação dos Professores Indígenas das Regiões Sul e Sudeste do Estado do Pará (APISSPA)Tem experiência na Docência em Educação Básica e Superior, em assessorias e consultorias sobre a temática da Diversidade, Educação Escolar Indígena, Produção de Material Didático e na Formação de Professores nos seguintes temas: educação escolar indígena, identidade e etnicidade, narrativas, etnohistória, história indígena, relações étnico-raciais, memória, ação afirmativa, direitos humanos e direitos indígenas.

Gersen José dos Santos Luciano - Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), mestrado (2006) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Conselheiro no Conselho Nacional de Educação (2006/2008 e 2016 a 2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, educação indígena, movimento indígena, direitos indígenas e educação e diversidade.

Liliane da Cunha Chipaia -  Licenciada e Bacharel em ETNODESENVOLVIMENTO pela Universidade Federal do Pará (2019). Atualmente é coordenadora estadual educação escolar indígena  (CEEIND-SEDUC/PA). Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em DIREITOS EDUCACIONAIS, HUMANOS E COLETIVOS DOS POVOS INDÍGENAS. É membro do Território Etnoedcuacional do Médio Xingu, e da Comissão do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, da Comissão de Professores Indígenas do Medio Xingu/COPIMEX. Participa de seminários, palestras e discussões para construção e elaboração de política publicas, para estruturação de propostas pedagogicas interculturais para as escolas indígenas, saúde ,meio ambiente proteção e gestão territorial.

Maxim Repetto - Bacharel em Humanidades com menção em História - Universidade do Chile (1994), Mestre e Doutor em  Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Estudos de Pós-Doutorado no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropologia Social (CIESAS, DF- México), com Bolsa CAPES/MEC/Brasil (2009-2010). Atualmente é professor Associado nível IV na Universidade Federal de Roraima / UFRR, Brasil. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteira (PPGSOF / UFRR). Coordena desde outubro de 2018 a Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação em Culturas, Territórios e Fronteiras (REDE INTERNORTE),. Desde março de 2020 é Diretor de Pós-graduação, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação na UFRR. Linhas de pesquisa: políticas indigenistas; movimentos e organizações indígenas; educação intercultural e formação de professores indígenas; educação indígena e formação social de crianças e jovens indígenas; construção participativa de plano de manejo ambiental; assessoria em projetos sociais comunitários; educação e saúde nas religiões afro-brasileiras; tipologias de uso da Castanha da Amazônia (Bertholletia excelsa) (projeto de pesquisa EMBRAPA). Tem experiência na área de Antropologia política e etnologia, com pesquisas na Argentina, Chile, Brasil e México.

registrado em:
Fim do conteúdo da página