Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisadores da Unifesspa são premiados em evento científico de desenvolvimento rural sustentável

  • Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 09h30
  • Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 15h51
  • Acessos: 445
 
 

Na última sexta-feira (11), um grupo de professores e mestrandos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), conquistou dois prêmios relacionados a suas pesquisas em um evento científico.

A premiação ocorreu virtualmente durante o encerramento do “XIII Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária” (SICOOPES) e “IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação Social” (FECITIS), eventos científicos organizados e realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), em cooperação internacional com a Universidad de Alicante (Espanha) e Le Mans Université (França).

Os professores Laila Mayara Drebes (IETU) e Livio Sérgio Dias Claudino (IEDAR), integrantes do Grupo de Pesquisas “Dispositivos, Instituição, Desenvolvimento e Agroecologia” (DIDRA), contam que durante o Período Letivo Emergencial, ofertaram, em dupla docência, a disciplina optativa “Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”. De modo a estimular o empenho dos estudantes, e reconhecendo também a importância do evento, como trabalho final da disciplina, desafiaram os estudantes matriculados a elaborar e submeter resumos expandidos para o evento. 

A proposta foi desenvolver estudos articulando os problemas de pesquisa de mestrado com o debate e textos da disciplina de Agroecologia, direcionando também às áreas temáticas do evento. Ao final das duas semanas de disciplina, foram submetidos três resumos expandidos e um trabalho completo no XIII SICOOPES, dos quais 2 resumos expandidos foram premiados. São eles:

  • Área Temática: Desenvolvimento Rural Sustentável, Dinâmicas Territoriais e Conhecimentos Tradicionais

       Prêmio: 1º lugar

       Título: Avanço da mineração em Canaã dos Carajás – PA e impactos sobre a agricultura familiar

       Autores: Alini Oliveira dos Santos, Livio Dias Sérgio Claudino, Laila Mayara Drebes, Andrea Hentz de Mello e Karen Cristina Pires da Costa

  • Área Temática: Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos

       Prêmio: 3º lugar

       Título: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na Escola Família Agrícola Dom Fragoso, Independência – CE

       Autores: Ana Cristyanne Fernandes Bonfim, Laila Mayara Drebes e Livio Sérgio Dias Claudino

Para as estudantes, foi um momento muito significativo para a formação, já que cumpriram as diferentes etapas da pesquisa, desde a elaboração de um problema de pesquisa, construção de objetivos e metodologia, coleta e análise de dados, seguida da redação e apresentação para avaliação pelos pares. Vale destacar que a estudante Ana Cristyanne Fernandes Bonfim é aluna especial do PDTSA e a estudante Alini Oliveira dos Santos é aluna regular.

Os docentes ressaltaram a importância de articular, cada vez mais, ensino, pesquisa e extensão tanto na graduação quanto na pós-graduação. Enfatizaram, ainda, o papel determinante da interdisciplinaridade para enxergar os problemas sociais reais e a busca de soluções, conforme debatidos nos trabalhos premiados, e nos demais da disciplina. A parceria com as orientadoras dos projetos de pesquisa foi fundamental para o sucesso dos mesmos, sendo a professora Andrea Hentz docente PDTSA, que também integra o Grupo DIDRA, e a professora Karen Costa atual vice-diretora do IEDAR.

Fonte: https://www.unifesspa.edu.br/noticias/4941-pesquisas-de-estudantes-e-professores-da-unifesspa-sao-premiadas-em-evento-cientifico

 

 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página