Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Lançamento do Livro: Agricultura familiar e as estratégias de manejo dos antigos castanhais no Pará

  • Publicado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 09h30
  • Última atualização em Terça, 03 de Agosto de 2021, 15h42
  • Acessos: 330

Slide1 

Título: Agricultura familiar e as estratégias de manejo dos antigos castanhais no Pará

Autora: Raimunda Maria Santos da Silva

Editora: Fross

Link do livro: https://www.edfross.com/product-page/agricultura-familiar-e-as-estrat%C3%A9gias-de-manejo-dos-antigos-castanhais-no-par%C3%A1

Sinopse: A ocupação da Amazônia no sudeste paraense teve seu ápice na década de 1970, com a abertura da Rodovia Transamazônica e o Projeto Grande Carajás, desencadeando um processo migratório induzido pelo governo como política de desenvolvimento para Amazônia. Isso não levou em conta todas as particularidades dos principais atores do meio: o homem migrante e o homem morador.

Esta ocupação foi movida por vários ciclos econômicos, tendo como um dos mais importantes o ciclo da castanha. Os antigos castanhais extrativistas foram aos poucos sendo substituídos por uma exploração ilimitada e inconsequente. O Sudeste do Pará é uma fronteira agrícola complexa, porque o extrativismo predatório é predominante e com várias frentes de exploração. Formando uma teia e dinâmica onde tudo acontece ao mesmo tempo de forma rápida, com alta volatilidade. E, ainda, sendo palco de disputa de projetos políticos distintos: o agronegócio e a agricultura familiar, duas forças que se repelem e se enfrentam constantemente na disputa de espaço –Terra.

Espaço também ocupado por indígenas, posseiros, madeireiros, mineradora, fazendeiros e especuladores. Esta obra tem o intuito de analisar agricultura familiar nesta região, descrevendo as estratégias produtivas dos agricultores familiares do Projeto de Assentamento Castanhal Araras. Apresenta uma breve história sobre a ocupação sobre a Amazônia, a exploração degradante dos antigos castanhais. e as atuais estratégias de manejo da agricultura familiar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página