Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prorrogação da chamada para publicação de capítulo de livro na Coletânea Natureza, Sociedade e outras Economias: reflexões sobre gestão territorial e sustentabilidade

  • Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 14h39
  • Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2022, 07h54
  • Acessos: 618

WhatsApp Image 2022 04 29 at 09.44.23

 

 

CHAMADA PÚBLICA Nº 04

SÉRIE DIÁLOGOS CRÍTICOS V.02 Procad/AM–CAPES - “Estado e Políticas Sociais na Amazônia: diálogos críticos sobre apropriação de territórios e recursos naturais, mobilidades humanas e desestruturação de sistemas de conhecimento” PDTSA/Unifesspa - PPGSOF/UFRR - PPGPS/UENF

TÍTULO DA COLETÃNEA: Natureza, Sociedade e outras Economias: reflexões sobre gestão territorial e sustentabilidade

ORGANIZADORES:

Sandra Maria Franco Buenafuente (UFRR/PPGSOF)

Livio Sergio Dias Claudino (Unifesspa/PDTSA)

Rodrigo da Costa Caetano (UENF/PPGPS)

 

MINUTA DA PROPOSTA

O desenvolvimento das forças produtivas pelo capital tem promovido transformações nas relações sociedade-natureza, implicando em diferentes conflitos socioambientais que afetam, principalmente, as inúmeras populações que passam por diversos processos de violências e exclusões em seus diferentes aspectos. Comunidades tradicionais, povos indígenas e assentamentos rurais são impactados pela expansão de fronteiras de mercado que priorizam a produção em larga escala.  A carência de políticas públicas mais efetivas e comprometidas com a redução das desigualdades sociais ou um direcionamento que tende à concentração entre grupos já mais favorecidos, são fatores que dificultam as condições de melhoria de vida das populações mais vulneráveis. A obra “Natureza, Sociedade e outras Economias: reflexões sobre gestão territorial e sustentabilidade”, integra a Série Diálogos Críticos Procad/AM–CAPES no âmbito do projeto “Estado e Políticas Sociais na Amazônia: diálogos críticos sobre apropriação de territórios e recursos naturais, mobilidades humanas e desestruturação de sistemas de conhecimento”, desenvolvido em parceria pelos programas de pós-graduação: PDTSA/Unifesspa; PPGSOF/UFRR; PPGPS/UENF.

Neste contexto, esta proposta tem como objetivo apresentar referenciais teóricos e conceituais, bem como análises de conjuntura e estudos de caso que apontem possibilidades reflexivas de gestão territorial e sustentabilidade como práticas alternativas de produção e perspectivas inovadoras de outras formas de Economia. Ademais, indicar processos de violências e exclusões pelos quais passam as populações mais vulneráveis, lumiando os efeitos da expansão do mercado, seus impactos e as inúmeras formas de resistências. Assim, nesta proposta, destacam-se como eixos temáticos estruturantes da publicação os seguintes pontos prioritários: 1) Conflitos socioambientais e seus impactos territoriais; 2) Gestão Territorial e economia local-regional; 3) Sustentabilidades no contexto das políticas sociais aos saberes da terra; 4) Processos de expropriação e dinâmicas de resistências; 5) Sustentabilidade socioeconômica, ambiental e cultural de comunidades tradicionais e povos indígenas; 6) Formas de mercados, esquemas de trocas e outras expressões sociais que envolvem as circulações de produtos e serviços; 7) Abordagens teóricas e epistemológicas como Agroecologia, Nova Sociologia Econômica; Economia Institucional Original, Economia Ecológica, entre outras matrizes heterodoxas.

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DOS ARTIGOS

- Ao submeterem os trabalhos, os autores declaram estar cientes da presente chamada, e que os artigos submetidos são inéditos e não estão sob avaliação de pareceristas de capítulos de livros, periódicos científicos, revistas acadêmicas e de outros tipos de publicação.

- Será permitida a submissão de, no máximo, 2 (dois) artigos por autor;

- Só serão aceitos artigos com, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 4 (quatro) autores.

- Pelo menos 1 dos autores/coautores deve ter o título de doutor.

- O artigo deve conter entre 12 (doze) e 20 (vinte) páginas, incluindo as Referências, Anexos, Apêndices, entre outros.

- O artigo deve estar apenas na Língua Portuguesa.

- A revisão gramatical do artigo é de responsabilidade dos autores.

- Os artigos devem incluir as seguintes seções: 1) Introdução; 2) Desenvolvimento, 4) Considerações finais ou conclusão e 5) Referências. Pode incluir subtítulos.

- A formatação dos artigos deve conter letras no tamanho 12, Times New Roman, espaçamento de 1,5 entrelinhas, alinhamento justificado em folha de tamanho A4, margens superior e esquerda de 3cm e margens inferior e direita de 2cm.

- Havendo a apresentação de quadros, gráficos e imagens nos artigos submetidos, estes deverão estar com boa resolução, evitando perda de informações nos itens apresentados.

- Para apresentação dos artigos, os autores devem utilizar as Normas da ABNT para as citações, referências internas e externa.

- Os interessados devem encaminhar os artigos para todos os seguintes e-mails: (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), em que conste o tema da coletânea no assunto do e-mail, e com 03 (três) arquivos em formato Word, na seguinte composição:

1º) Arquivo intitulado com o nome dos autores na primeira página, e nota de rodapé em que contenha um currículo resumido de até 6 (seis) linhas o e-mail dos autores;

2º) Arquivo sem identificação dos autores, na primeira ou em quaisquer páginas.  No momento de salvar para enviar a última versão deste arquivo as propriedades e informações pessoais devem ser devidamente removidas.

3º) Arquivo com o Resumo do artigo entre 150 e 250 palavras, além de uma lista com até 10 (dez) palavras, para constar no índice remissivo.

- Os artigos sem identificação de autoria serão avaliados por pareceristas convidados, cujos nomes serão mantidos em sigilo.

- O Comitê Científico do livro será composto por professores (as)/pareceristas que integram o PROCAD – AM (PDTSA, PPGSOF, PPGPS), além de outros especialistas nos temas.

- Os Organizadores também podem submeter artigos para a seleção do presente edital.

CRONOGRAMA

Atividade

Período

- Lançamento da chamada para a submissão dos artigos

17 de janeiro o de 2022

- Período de Submissão dos artigos

Prorrogado até 16/05/2022

- Análise inicial (Desk view) pelos organizadores

até 31 de maio de 2022

- Avaliação pelos pares (Comitê Científico)

até 20 de julho de 2022

– Divulgação dos trabalhos aceitos (via e-mail dos autores correspondentes)

até 27 de julho de 2022

- Revisão dos artigos pelos autores

até 10 de agosto de 2022

- Estruturação do livro pelos organizadores

até 31 de agosto de 2022

- Diagramação/editoração do livro

até 30 de setembro de 2022

- Previsão de publicação e lançamento do livro eletrônico (e-book)

até outubro de 2022

registrado em:
Fim do conteúdo da página