2ª Missão/2023 da Cooperação do PROCAD-AM

• Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 11h24
  • Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 09h17

No período de 26 a 30/06/2023, em Campos dos Goytacazes/ RJ, na Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro, foi realizada a 2ª missão/2023 da cooperação do Procad-AM*. PROCAD-AM  “Estado e Políticas Sociais na Amazônia: diálogos críticos sobre apropriação de territórios e recursos naturais,  mobilidades humanas e desestruturação de sistemas de conhecimento”. Na abertura, a mesa constituída pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Coordenação geral do PROCAD e as coordenações das instituições associadas ressaltaram a importância da iniciativa e os resultados profícuos da associação, sinalizando a importância  da continuidade dos trabalhos dessa rede. No segundo dia de trabalhos, a  mesa “Estado, Mobilidades Humanas e Políticas na Amazônia” recebeu como palestrantes os  Prof. Dra. Márcia Maria de Oliveira – UFRR; Prof. Dr. Lívio Sergio Claudino – UNIFESSPA, com as mediações do Prof. Dr. Marcos Antonio Pedlowski – UENF. As reflexões compreenderam a Amazônia como temática estratégica para o debate planetário sobre as questões climáticas e ambientais. Pela tarde, em reunião realizada com parte do colegiado do PPGPS, foram explicados os roteiros dos trabalhos de  campo, no Assentamento Zumbi dos Palmares - Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana e no 5º Distrito de São João da Barra – entorno do Porto do Açu. Na mesma reunião, iniciaram tratativas de submissão de proposta da rede aos editais abertos pelo CNPq. No terceiro dia de trabalhos foi realizada a mesa “Dinâmicas Socioambientais, Diversidade, Lutas por Direitos Sociais e pela Terra na Amazônia”, com a participação do Prof. Dr. Maxim Repetto – UFRR; Prof. Dr. Hiran Possas Unifesspa – UNIFESSPA;  Prof. Dr. Jerônimo da Silva e Silva – UNIFESSPA mediados pelos Prof. Dr. Rodrigo da Costa Caetano/Prof. Dr. Marcelo Carlos Gantos – UENF. No debate, temáticas comuns eclodiram nos debates, como redes de solidariedade frente aos neoextrativismos; cosmologias do campo e das floresta e estratégias de comunicação popular. No perúodo vespertino do mesmo dia, foram apresentadas obras construídas pela rede em fase de conclusão e ou já concluídas: “Diálogos Críticos Latino-americanos: Desafios e Dilemas da Modernidade. Organizadores: Prof. Dr. Maxim Repetto (UFRR/PPGSOF) Prof. Dr. Marcelo Gantos (UENF/PPGPS) Prof. Dr. Hiran Possas (UNIFESSPA/PDTSA). “Natureza, Sociedade e outras Economias: reflexões sobre gestão territorial e sustentabilidade”. Organizadores: (Pode participar remotamente) Sandra Maria Franco Buenafuente (UFRR/PPGSOF) - Livio Sergio Dias Claudino (UNIFESSPA/PDTSA) - Rodrigo da Costa Caetano (UENF/PPGPS). "Dinâmica da Ocupação Territorial e A Gestão dos Recursos Naturais: Conflitos e Degradação Socioambiental às Margens dos Rios da Mesorregião do Sul e Sudeste do Pará" Autoras: Profa. Dra Andrea Hentz/*Participação remota (UNIFESSPA/PDTSA) e Profa. Dra. Simonne Teixeira (UENF/PPGPS). Caderno Pedagógico (Prof. Dr. Jerônimo da Silva e Silva; Prof. Dr. Rodrigo da Costa Caetano; Prof. Dr. Hiran Possas). No último dia da missão, os roteiros foram visitados, também com a participação de estudantes e interlocutores dos pesquisadores da UENF. O fortalecimento da retomada dos trabalhos presenciais potencializou os debates, encontros e planejamentos para que a associação receba a continuidade, entendida por todos, como necessária e importante para a consolidação dos programas envolvidos.