Intercâmbios
Intercâmbios Internacionais
Em 2015, o PDTSA selecionou seus primeiros dois alunos estrangeiros (Peruanos), que integraram o Programa no período de 02/03 de 2015 a 02/03/2017, por entender que esta é uma estratégia importante pra promover a integração interinstitucional e internacional do PDTSA, assim como a sua internacionalização por intermédio da mobilidade de estudantes. Essa seleção ocorreu por meio da adesão do PDTSA ao Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação PAEC OEA/GCUB 2014, através do Edital OEA/GCUB nº 001/2014. Um dos peruanos é orientado pelo Professor William Santos de Assis e outro pela professora Edma do Socorro Silva Moreira, conforme aprovação do Conselho do curso.
Outro avanço do PDTSA, no sentido do intercâmbio internacional, é o ingresso, em 2015, de uma bolsista PNPD, Maria Los Angeles Guevara, professora titular da Universidad de Holguín, Cuba, que trabalha com o tema Desenvolvimento Local e gênero. A referida pesquisadora tem desenvolvido suas pesquisas na região sudeste paraense, ministrado disciplinas e participado de grupos de estudos no PDTSA, além de ter proferido palestras e realizado orientações aos mestrandos. A parceria com a professora tem sido profícua, já que suas experiências no cenário da América Latina, possibilita a construção de novas ações internacionais do PDTSA, como por exemplo, a solicitação de ingresso, como sócio, da rede CLACSO, importante rede de pesquisadores na América Latina, e a discussão de um possível convênio com a Universidade de Cuba.
A Profa. Célia, após seu estágio pós-doutoral na UNESP- Araraquara, em 2014-2015, inicia a construção de uma parceria institucional com a Universidad Nacional de La Plata, com o objetivo de analisar a atuação do capital na contemporaneidade na América Latina.
A profa. Hildete Pereira dos Anjos, em 2015, integra a Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración educativa (RIIE, coordenada a partir da Facultad de Estudios Superiores de Iztacala, UNAM, México), essa ação possibilida a circulação de pesquisadores do PDTSA em nível internacional e a construção de possíveis parcerias.
As professoras Nilsa Brito Ribeiro e Hildete Pereira dos Anjos integram, desde 2015, a Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED).
O Prof William Santos de Assis integra um grupo internacional de pesquisa realizando estudos comparativos de ecossistemas de duas regiões amazônicas do Brasil da Colômbia. Esta relação de intercâmbio resultou na publicação de um livro de publicação internacional “ Ecosystem services of regulation and support in Amazonian pioneer fronts: searching for landscape drivers”.
Ao final do ano de 2015, o PDTSA inicia a elaboração do segundo Seminário Interdisciplinar do PDTSA com o objetivo de discutir temas e objetos interdisciplinares. Para esse evento estamos construindo uma parceria com a Universidade de Aveiro/PT, através da professora Dra. Maria da Conceição Lopes, com o propósito de aprofundar as discussões sobre pesquisas internacionais sobre cultura e língua lusofonia e avançar numa parceria internacional.
Participação da Profa. Hildete Pereira dos Anjos, no VI Colóquio e I Instituto da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED Brasil), em 2016,; do XII Congreso Internacional ALED: discurso, construcción y transformación social em Santiago do Chile: ALED, 2017; IV Simpósio Internacional de Análise do Discurso (SIAD), 2016, Belo Horizonte; da 38ª Reunião da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) como pesquisadora associada e apresentação de trabalho na ANPED Norte, em 19 a 21 de outubro de 2016.
Relação institucional com a Universidad Nacional de La Plata, através da Professora Célia Congilio, com participação de capítulos de livros lançados, os quais destaca-se Congilio, C.R. Dos caras de la mineria en el sudeste paraense: la extraccion minera como base materal del neodesarrollismo. In: Mariano Feliz; Maria Orlanda Pinassi. (Org.). La Farsa Neodesarrollista y las alternativas populares en America Latina y el Caribe. 1ed.Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Herramienta, 2017, v. 1, p. 195-213.
Congilio, C.R.; MOREIRA, E. La resistencia a los grandes proyectos de explotación de hierro en el sudeste paraense. In: Mariano Feliz; Christian Torno. (Org.). El neodesarrollo en debate: crisis, transición y alternativas. 1ed.Buenos Aires: El Colectivo, 2017, v. 1, p. 77-92.
A JALLA (JORNADAS ANDINAS DE LITERATURAS LATINOAMERICANAS) - Amazônia 2018 realizada na Universidade Federal do Acre (Rio Branco), O PDTSA foi representado, no evento, pelos Professores Hiran de Moura Possas, Jerônimo da Silva e Silva e pela mestranda Concita Sompré. No Simpósio Temático 08 “Crítica decolonial e cosmologias afroindígenas: posturas e saberes na Amazônia Oriental” – realizado no auditório Adriana Delgado Santelli, o professor Jerônimo da Silva e Silva (Coordenador do ST.) apresentou a pesquisa “A ciência dos encantados: cosmologias afroindígenas no nordeste paraense”, um estudo interdisciplinar com rezadeiras, no nordeste do Pará. No mesmo simpósio, o professor Hiran de Moura Possas e Concita Sompré apresentaram a comunicação “Diálogos ontológicos: a perda do caminho”, pesquisa de cruzamentos cosmológicos realizada desde 2014 com os Gavião Kyikatêjê (Terra Indígena Mãe Maria), município de Bom Jesus do Tocantins Pará. No Simpósio Temático 13 “Discursos periféricos: patrimônio e literaturas” – realizado na Sala de Vídeo conferência (Pós Graduação) - o professor Hiran de Moura Possas apresentou sua pesquisa PIBIC “Barbantes em Movimentos: Versejos de Massacres na Boca da Noite”, um estudo sobre narrativas (cordéis) testemunhais de massacres, no sul e sudeste do Pará.
No período de 05 a 09 de novembro foi realizado o VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA AMAZÔNIA – CIELLA. O tema dessa edição versou sobre “Fronteiras e Diversidades Amazônicas”. No Evento, conferências, minicursos, atividades culturais, lançamentos de obras e comunicações em Simpósios Temáticos fizeram parte de extensa e diversificada programação. O PDTSA esteve presente com a participação da Professora Nilsa Ribeiro na Mesa “Análise do Discurso” juntamente com professores da UFAM, UFPA e UFRGS; com as comunicações “Acorde De Cordéis: Testemunhos Em Poéticas do Campesinato”, do Professor Hiran Possas - Simpósio Temático “Contínuas Leituras do Mal. Estado de Exceção e Literatura de Testemunho e Narrativa de Resistência”, “Variações em Torno da Falta: Poder-Saber na Produção de Um Discurso Fundador do Sul e Sudeste do Pará”, da Professora Hildete Pereira dos Anjos - Simpósio Temático “ A Análise do Discurso e Seu Multiperspectivismo na Constituição e Reconhecimento de Sujeitos Subalternizados” , e com Thayná Miriam Pereira Passos com a pesquisa “Estratégias de Tradução: A Tradução de Termos Específicos da Região Amazônica no Livro Cinzas do Norte de Milton Hatoum - Simpósio Temático “Tradução e Interculturalidade”.
De 22 a 16 de outubro foi realizado O IV Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras se propõe nesta edição a realizar um evento em parceria com três redes de pesquisa, Nacionais e Internacionais, na perspectiva de consolidar as ações do Mestrado em Sociedade e Fronteiras, de fortalecer parcerias na Amazônia e, em nível internacional, posicionar a UFRR nos debates sobre migrações e processos educativos interculturais. Justifica-se o apoio a esta iniciativa por ser o maior evento das ciências sociais em Roraima, por fortalecer as ações do Mestrado Sociedade e Fronteiras, por contribuir no fortalecimento da construção de uma proposta de Doutorado em Rede em parcerias com universidades da Amazônia na área interdisciplinar de Ciências Sociais e por fortalecer vínculos com redes de instituições internacionais. O PDTSA foi representado pelos professores Jeronimo Silva e Edma Moreira.
Entre os dias 7 a 10 de novembro de 2018, ocorreu o Colóquio de homenagem a Boaventura de Sousa Santos nos 40 anos do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra. O evento teve como título “A imaginação do futuro: Saberes, experiências, alternativas” e se realizou nas dependências da Faculdade de Economia e do Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, Portugal. Participaram do evento a Profa. Idelma Santiago da Silva e o Prof. Airton dos Reis Pereira, ambos professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/ Unifesspa). Em parceria com os professores Dernival Venâncio Ramos Júnior (PPGCult/UFT) e Maurício Hashizume (doutorando do CES/Coimbra), realizaram uma das sessões paralelas, com uma mesa intitulada “Saberes e diversidade na Amazônia oriental: lutas descoloniais”, com a apresentação dos seguintes trabalhos: Airton dos Reis Pereira “Iniciativas e experiências dos movimentos sociais de luta pela terra no sul e sudeste do Pará, na Amazônia Oriental”. Idelma Santiago da Silva “A perspectiva da resistência feminista no Movimento dos Sem Terra”. Dentre os participantes no debate da mesa temática supracitada encontravam-se vários professores de universidade brasileiras que estão realizando doutorado ou pós-doutoramento na Universidade de Coimbra, bem como outros pesquisadores ligados ao Centro de Estudos Sociais. Foi a única sessão a apresentar o tema da Amazônia no evento. Disso resultou relevante a articulação e realização da referida mesa temática. As discussões durante o evento foram marcantes por refletir a conjuntura global e os desafios ligados ao descenso dos sistemas democráticos, contudo com concentração nos debates em torno das resistências e das alternativas frente as permanências interligadas do capitalismo, do colonialismo, do patriarcado e do racismo. O pensamento de Boaventura de Sousa Santos referenciou as exposições e debates, especialmente em torno das linhas abissais e das epistemologias do sul.
Com o lançamento do EDITAL CAPES: PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA n° 21/2018, o PDTSA iniciou diálogos com diferentes Instituições e Programas de Pós Graduação visando, bem mais do que a possibilidade de acesso a recursos, estreitar nucleações com Programas mais experientes e de avaliação respeitável junto à CAPES. O referido edital denominado Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia teve por objetivo “apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, os quais aprimorem a formação pós-graduada visando à melhoria da qualidade dos PPGs vinculados às Instituições dos estados da Região Norte e do estado do Maranhão, de modo a contribuir para a diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG, conforme diretrizes do Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020.
A partir dessa orientação estrutural, foi submetido à avaliação a proposta “Estado e Políticas Sociais na Amazônia: diálogos críticos sobre apropriação de territórios e recursos naturais, mobilidades humanas e desestruturação de sistemas de conhecimento”, que propunha-se a analisar as políticas desenvolvimentistas praticadas pelo Estado em escala nacional e regional e seus impactos ambientais, culturais e sociais aos territórios e às territorialidades dos sujeitos a eles concernidos. Via de regra, essas políticas resultam em um violento processo de desterritorialização, bem como violação de direitos, impondo a necessidade de alargamento do universo conceitual da temática. Destarte, balizas epistemológicas desse projeto associado repercutirão sobre: Estado, educação, trabalho, mobilidades humanas e territórios, dentre outras. Pretende-se, assim, desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, a partir do diálogo crítico-cruzado dos pesquisadores com as populações e seus conhecimentos tradicionais, com a finalidade de desvelar problemáticas e proposições que subsidiem a construção de alternativas aos processos de exclusão, desigualdades, violências e conflitos gerados por essas políticas que, frequentemente, deslegitimam os modus operandi desses sujeitos. As linhas Estado, Trabalho, Mobilidades Humanas e Políticas na Amazônia; Dinâmicas Sócio ambientais, Luta pela Terra e Políticas de Educação nortearão as pesquisas em associação entre o PDTSA, PPGSOF e PPGPS. O associado 1 seria a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), formada por quatro Centros - Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) e Centro de Ciências do Homem (CCH), apresenta unidades integradas e interdisciplinares de pesquisa e ensino voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico e social.
Cada um destes Centros é responsável por uma área de conhecimento afeta ao desenvolvimento da região através de pesquisas de ponta, capacitação de profissionais e formação de um contingente humano especializado em áreas diversas, capazes de serem multiplicadores do saber e das técnicas apreendidas no complexo universitário.
O Centro de Ciências do Homem configura-se como o espaço de conhecimento e saber destinado a examinar as atividades humanas e sociais, formando e qualificando recursos humanos com um olhar crítico para compreender a realidade e intervir na solução de problemas e questões sociais, com ênfase nas problemáticas regionais.
Para tais objetivos, cinco unidades, denominadas Laboratórios, organizam e direcionam as atividades de docência, pesquisa e extensão deste Centro: Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem – LEEL; Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico – LEEA; e Laboratório de Gestão e Políticas Públicas – LGPP, Laboratório de Estudos da Sociedade e do Estado – LESCE e Laboratório de Cognição e Linguagem – LCL.
Os Laboratórios que constituem a base de sustentação acadêmica e científica do PGPS são: o Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA) e o de Estudos da Educação e da Linguagem (LEEL). Ainda, fazendo jus à interdisciplinaridade da proposta, também conta com a participação de professores dos seguintes Laboratórios e Centros: Laboratório de Cognição e Linguagem (LCL-CCH); Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP-CCH); Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) e o Laboratório de Engenharia Agrícola, do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA).
Os Laboratórios são considerados unidades básicas interdisciplinares e célula estrutural da produção e gestão do conhecimento científico. Na estrutura organizacional da UENF não existem departamentos; os Laboratórios são entidades também responsáveis pela oferta de disciplinas tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Os Laboratórios servem como locais de trabalho dos professores e dos pós-graduandos no processo da produção do conhecimento. Em suas salas individuais, os professores contam com equipamentos de informática, com acesso a internet, disponíveis aos alunos.
Dentre outros recursos, professores e pós-graduandos contam ainda com impressoras, scanners, data show, lap-top(s), câmeras digitais (fotográficas e filmadoras), GPSs, DVDs, gravadores.
O associado 2 foi o PPGSOF do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFRR. Possui duas salas onde funciona a secretaria e a Coordenação do Programa, conta com estantes, armários, computadores, telefone e Scanner. Ainda há uma sala onde funciona o arquivo e depósito. No prédio do CCH há salas de aulas e de reuniões, assim como um auditório para 80 pessoas. Nas instalações do CCh há salas de aula e de professores, com acesso á internet, onde poderão ser recebidos os professores e colaboradores que participem das missões do Projeto PROCAD. O prédio do CCH conta, ainda, com uma sala de estudo em grupo para os discentes e um Laboratório de informática utilizado pelos estudantes de Ciências Sociais.
O Acervo bibliográfico da UFFR está distribuído em duas bibliotecas, sendo a principal a Biblioteca do Campus do Paricarana, que ocupa uma área de 1731m², toda ela climatizada. A biblioteca dispõe de 40.263 títulos e 121.070 exemplares. O acervo na grande área de Ciências Humanas conta com mais de 15.000 títulos e 33.000 exemplares distribuídos entre as áreas de antropologia, ciências sociais, filosofia, história e relações internacionais, geografia, economia, psicologia, entre outros.
A UFRR conta com um prédio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), onde dispomos de uma sala multimídia para realização de vídeo conferências e bancas de defesa, sala que pode ser utilizada para aulas em rede.
O PDTSA da Unifesspa, com seus recursos descritos nesse relatório anual, tornou-se o proponente dessa proposta de PROCAD AMAZÔNIA.
Do acordo técnico assinado pela pró reitorias de pesquisa da respectivas universidades, firmou-se o compromisso de fortalecimento de: PRODUÇÃO QUALIFICADA- Neste aspecto, o Programa precisa avançar, alterando a qualidade e a quantidade da produção, de modo a apresentar impacto nas ações do PDTSA. GRUPOS INTERDISCIPLINARES DE PESQUISA - Consolidar grupos de pesquisa interdisciplinar que articulem de forma mais sistemática ações de pesquisa, ensino e extensão com o intuito de descrever e compreender as contradições de interesses em jogo na região.
INTERCÂMBIO TÉCNICO CIENTÍFICO: Realizar intercâmbio técnico-científico com outras Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do país e/ou do exterior, através de projetos de pesquisa, pós-doutoramento; professores visitantes. INTEGRAÇÃO COM A GRADUAÇÃO - Intensificar a integração das ações do programa com a graduação através do ensino da pesquisa e da extensão. Algumas iniciativas já vem sendo tomadas nesta direção integrando alunos de graduação a projetos e grupos de pesquisa liderados por docentes do programa, o que de certa forma, já está refletindo no número de alunos oriundos de nossos grupos de pesquisas aprovados nos últimos processos seletivos do PDTSA. REDES DE PESQUISA- Ampliação de redes de pesquisa para consolidar a integração de pesquisadores nacionais e internacionais. INTERNACIONALIZAÇÃO - Nos próximos anos, o PDTSA estará comprometido com ações que busquem o fortalecimento do Centro de Estudos Internacionais (CEI) recém criado a fim de consolidar novas parcerias como já descrito anteriormente. Os objetivos principais desse Centro tem sido de: fomentar o acesso de pós-graduandos e pesquisadores à produção de outros países; fortalecer o vínculo com a CLACSO e outras organizações internacionais; estimular o diálogo com Grupos de Pesquisa internacionais; assessorar o PDTSA no estabelecimento e acompanhamento e fortalecer os vínculos relativos à produção acadêmica com os países das Américas, a partir dos acordos de cooperação. PUBLICAÇÃO QUALIFICADA- embora se possa observar a mudança qualitativa e quantitativa da produção científica do corpo docente, avaliam-se que este ainda é uma das ações do Programa que precisam avançar. As exigências de produção qualificada tiverem espaço privilegiado na reformulação do Regimento do curso, de modo a garantir no programa a permanência de docentes que assumem a produção qualificada com prioridade. REDEFINIÇÃO DE SUAS LINHAS DE PESQUISA: O PDTSA compreende que o estudo de dinâmicas, sejam elas ambientais, sociais e culturais, significa também sua reconfiguração. Para isso, compreende que as experiência cooperativa terá impacto sobre suas linhas de pesquisa para ampliação e aprofundamento da compreensão sobre temáticas concernentes à região.
O PPGSOF e a UFRR aproveitarão esta experiência para fortalecer a integração entre os cursos de Graduação do Centro de Ciências Humanas e a pós-graduação. Os cursos do CCH são: Ciências Sociais, Relações Internacionais e História. Ainda há outros cursos de origem dos professores formadores do PPGSOF, que por ser de caráter interdisciplinar, congrega pesquisadores de diferentes centros e institutos. Ressaltamos dessa forma a articulação e relação com outros cursos, tais como: Antropologia, Licenciatura Intercultural, Psicologia, Economia, Pedagogia e Geografia.
As missões por meio do PROCAD permitirão ofertar disciplinas na graduação e pós-graduação, fortalecendo as atividades dos grupos de pesquisa e dos projetos desenvolvidos. Os trabalhos de pesquisa do presente Projeto PROCAD convocam os principais pesquisadores do PPGSOF e permitirão criar laboratórios novos e fortalecer os grupos de pesquisa já existentes, em vistas a ampliar o número de estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos nos temas de estudo. Isto favorecerá o aumento qualitativo de bolsistas de iniciação científica vinculados aos projetos de pesquisa, assim como poderá melhorar a qualidade e quantidade de produção acadêmica, contribuindo com uma melhor avaliação do programa e, dessa forma, contribuindo com a melhoria qualitativa da universidade.
Neste sentido a instituição compreende a importância de dar continuidade às ações após a conclusão do projeto. O Fórum dos Programas de Pós-Graduação da UFRR tem sido uma instância de debate interno e de articulação entre os programas de Pós-Graduação e a PRPPG, no qual os programas permanentemente levantam a necessidade de fortalecer e aprofundar as políticas e investimentos em pesquisa e nos programas de Pós.
Em quinze de outubro de dois mil e dezoito, a proposta acima descrita de PROCAD foi aprovada. Para sua execução, como coordenadora geral do projeto, foi indicada a docente permanente do PDTSA Edma do Socorro Silva Moreira, a partir dos pré requisitos recomendados pelo edital. A professora, com dedicação exclusiva na Unifesspa desde 2009, realiza trabalhos de pesquisas e extensão voltados às questões ambientais, dinâmicas sócio territoriais, movimentos sociais e reprodução social do campesinato, no campo da Sociologia Rural. A experiência em trabalhos científicos com equipes interinstitucionais vem de projetos nacionais e internacionais iniciaram em meados dos anos de 1990, no Museu Paraense Emílio (MPEG) e, posteriormente, no Centro Agro-Ambiental do Tocantins (CAT/UFPA).
Em dezembro de 2018, a partir de orientação com representantes da CAPES, foi realizada a primeira reunião de trabalho do PROCAD, por vídeo conferência. Nela, foram já determinadas as primeiras ações do Programa para o ano de 2019: Discutir, em perspectiva comparada e interdisciplinar, os processos inter societários vivenciados no contexto contemporâneo de fortalecimento de políticas públicas neoliberais em contraste com os impactos e os desafios da sustentabilidade social e ambiental na Amazônia; identificar e mapear lutas e resistências frente as situações de exclusão, desigualdades e conflitos pela apropriação dos bens da natureza; Identificar e analisar os processos de mobilidades humanas na Amazônia, tanto aqueles movimentos locais, como regionais e internacionais, suas implicações sociais e as políticas sociais envolvidas nas novas problemáticas de exercício dos direitos humanas e sociais; identificar e examinar como se elaboram as políticas sociais para o desenvolvimento do território, os acordos, os processos comunicativos e de deliberação; analisar, a partir de memórias dos sujeitos, a reverberação das lutas por educação e território na produção de políticas públicas; Desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, a partir do diálogo colaborativo dos pesquisadores com as populações e seus conhecimentos tradicionais.
Missões de estudos, nos respectivos programas associados, e a indicação de docentes para a realização de estágio pós doutoral na Universidade Norte Fluminense também foram questões decididas.
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