Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

pt PT en EN fr FR es ES
Início do conteúdo da página

Produção acadêmica

Publicado: Sábado, 13 de Junho de 2020, 18h17 | Última atualização em Quinta, 20 de Mai de 2021, 11h59 | Acessos: 2695

 PRODUÇÃO DO CORPO DOCENTE PERMANENTE

 

LIVROS PUBLICADOS


2020: 3 PUBLICAÇÕES

  1. MOREIRA, Edma do Socorro Silva; CARRENO, M. P. R. (Org.) ; TEIXEIRA, S. (Org.) . Diálogos críticos sobre Sociedade e Estado: reflexões desde o Projeto de Cooperação Acadêmica na Amazônia. 1. ed. Boa Vista; Campos dos Goytacaz: Editora da UFRR; EDUENF, 2020. v. 1. 472p.
  2. SANTOS FILHO, A. S.. Comunicação estética da criança : estudo topológico da imagem  televisual. 1. ed. Curitiba: APPRIS EDITORA, 2020. v. 1. 163p .
  3. BREDA, T. V.. ?Por que eu tenho que trabalhar lateralidade?? : experiências formativas com professoras dos anos iniciais. 1. ed. Jundiaí: Paco, 2020. v. 1. 340p
  4. SILVA, Raimunda; Agricultura familiar e as estratégias de manejo dos antigos castanhais no Pará; Editora: Fross; 1ª edição (14 outubro 2020); 92 páginas.

2019: 6 PUBLICAÇÕES

  1. Congilio, C.R.; BEZERRA, R. (Org.) ; MICHELOTTI, F. (Org.) . Mineração, Trabalho e Conflitos Amazônicos no Sudeste Paraense. 1. ed. Marabá: Editorial Iguana, 2019. v. 01. 233p .
  2. OUTEIRO, G. M.. Programa terra legal e neoinstitucionalismo. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. 219p .
  3. SANTOS FILHO, A. S.. COMUNICAÇÃO TELEVISUAL NA INFÂNCIA. 1. ed. SÃO PAULO: NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS, 2019. v. 1. 130p .
  4. RIBEIRO, Nilsa Brito(Org.) ; ANJOS, H. P. (Org.) . Heterogeneidades discursivas na Amazônia Oriental brasileira: relações de poder e resistências. 1. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019. v. 1. 226p .
  5. SILVA, J.S; CERQUERIA, R. . Gênero e Diversidade Sexual: entre histórias, lugares e práticas de liberdade. 1. ed. Brasília: Marília, 2019. v. 1. 348p.
  6. RIBEIRO, N. B.; ANJOS, M. P. (Org.) ; SILVA, M. C. V. (Org.) . Educação do Campo: Pesquisa, Experiências e Formação. 1. ed. São Carlos-S.P: Pedro & João, 2019. v. 1. 273p .

2018: 3 PUBLICACÕES

  1. CAVALCANTI, E. V.; CABRAL, G. G. (Org.) ; ARAUJO, R. I. S. (Org.) ; OLIVEIRA, M. D. (Org.) . História: demandas e desafios do tempo presente - produção acadêmica, ensino de história e formação docente. 1. ed. São Luís: Editora da UFMA, 2018. v. 1. 313p .
  2. CAVALCANTI, E. V.; ARAUJO, R. I. S. ; CABRAL, G. G. ; OLIVEIRA, M. D. . História: demandas e desafios do tempo presente - produção acadêmica, ensino de história e formação docente. 1. ed. São Luís: Editora da UFMA, 2018. v. 1. 326p .
  3. RIBEIRO, N. B.. Práticas Interdiscursivas na Universidade: esferas do político, do científico e do ensino. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2018. v. 1. 263p .

2017: 4 PUBLICAÇÕES

  1. PEREIRA, Airton dos Reis; ANJOS, H. P. (Org.) ; SILVA. I.S. (Org.) ; RIBEIRO, N. B. (Org.) . Culturas e dinâmicas sociais na Amazônia Oriental brasileira. 1. ed. Belém: Paka-Tatu, 2017. v. 1. 448p .
  1. SILVA, I. S. (Org.) ; ALVES, A. M. N. (Org.) ; PEREIRA, Airton dos Reis(Org.) ; POSSAS, H. M. (Org.) ; SILVA, J. S. E. (Org.) . Mulheres em perspectiva: trajetórias, saberes e resistências na Amazônia Oriental. 1. ed. Belém: Paka-Tatu, 2017.
  2. POSSAS, Hiran de M.; SANTOS, E. F. (Org.) ; COSTA, R. C. P. (Org.) ; ANJOS, M. P. (Org.) . SemeArtes: Práticas pedagógicas na Educação do Campo: história e dinâmica social em cordéis. 1. ed. Belém: , 2017. v. 1. 81p .
  1. POSSAS, Hiran de M.; COSTA, R. C. P. (Org.) ; ANJOS, M. P. (Org.) ; SANTOS, E. F. (Org.) . Caderno Pedagógico da Educação do Campo: Experiências do Campo: lutas sociais, práticas educativas e culturais. 1. ed. Belém: GTR, 2017. v. 600. 145p 

 

 

CAPÍTULOS DE LIVROS 2017 - 2020

 

2020 : 27 PUBLICAÇÕES

  1. PEREIRA, Airton dos Reis; SOUSA, C. S. ; SILVA, L. O. ; PEREIRA, M. R. ; RIBEIRO, S. D. . Diagrama de Linus Pauling. In: Airton dos Reis Pereira; Danielle Rodrigues Monteiro da Costa; Mírian Rosa Pereira. (Org.). Orientações pedagógicas de materiais didáticos às pessoas com deficiência.Belém: Eduepa, 2021, p. 30-36.
  2. PEREIRA, Airton dos Reis; COSTA, D. R. M. ; CUNHA, E. S. ; APINAGES, M. G. ; PEREIRA, M. R. ; VIEIRA, O. D. . Memória e educação inclusiva: a prática de professores de ciências naturais que ministram aulas para alunos com deficiência. In: Erinaldo Vicente Cavalcanti, Raimundo Inácio Souza Araújo, Geovanni Gomes Cabral, Ramon de Souza Cabral. (Org.). Leituras sobre a Amazônia: cultura, memória e ensino. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2021, 292-308.
  3. PEREIRA, Airton dos Reis. A luta pela terra no sul e sudeste do Pará, Amazônia Oriental. In: Tiago Siqueira Reis; Carla Monteiro de Souza; Monalisa Pavonne Oliveira;Américo Alves de Lyra Júnior. (Org.). Coleção história do tempo presente: volume II.Boa Vista: Editora da UFRR, 2020, v. II, p. 170-187.
  4. GUIMARAES NETO, R. B. ; PEREIRA, Airton dos Reis. Conflitos no campo e práticas de violência: Amazônia. In: Marcus Dezemone e Edilza Fontes. (Org.). História oral e conflitos rurais: Memórias de lutas. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2020, p. 119-140.
  5. SOUZA, N. F. C. ; Hentz, A. M. Expansão urbana e degradação das nascentes dos igarapés Açaizal e Gabriel em São Domingos do Araguaia - PA. In: Daguinete Maria Chaves Brito; Eliane Aparecida Cabral da Silva; Francisco Otávio Landim Neto. (Org.). Planejamento voltado para a sustentabilidade territorial.Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2020,  p. 97-110.
  6. ARAUJO, E. V. N. ; Hentz, A. M; SILVA, J. S. E. ; SANTOS, J. S. . Análise Epistemológica das dinâmicas socioambientais e degradação do Rio Tocantins em Marabá - PA. In: Deguinete Maria Chaves Brito; Eliane Aparecida Cabral da Silva; Francisco Otávio Landim Neto. (Org.). Gestão dos Recursos hídricos e sustentabilidade ambiental. 1ed.Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2020,  43-54.
  7. ARAUJO, E. V. N. ; Hentz, A. M; POSSAS, H. M. ; SANTOS, J. S. . Dinâmicas Socioambientais e culturais: a percepção dos moradores ribeirinhos sobre degradação às margens do Rio Tocantins na Orla de Marabá. In: Deguinete Maria Chaves Brito; Eliane Aparecida Cabral da Silva; Francisco Otávio Landin Neto. (Org.). Educação Ambiental no cotidiano: ações de proteção ambiental. Amapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2020, v. , p. 75-85.
  8. SOUZA, N. F. C. ; Hentz, A. M. Qualidade Ambiental da Microbacia hidrográfica do Igarapé Açaizal e Gabriel em São Domingos do Araguaia: desafios e perspectivas. In: Deguinete Maria Chaves Brito; Eliane Aparecida Cabral da Silva; Francisco Otávio Landim Neto. (Org.). Gestão dos Recursos hídricos e sustentabilidade ambiental. Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2020, v. , p. 171-180.
  9. Hentz, A. M; GAMA, A. A. F. ; Oliveira, A.P ; BUENO, A. ; ALVES, I. A. ; ALMEIDA, K. L. ; BRITO, M. A. ; FEITOSA, N. K. ; SILVA, R. M. S. ; MATOS, T. E. S. . O Desmatamento e sua relação com o uso e ocupação dos solos nos Assentamentos: Um olhar sobre a Amazônia e sudeste Paraense.. In: Edma Silva Moreira; Maxim Repetto; Simone Teixeira. (Org.). Diálogos Críticos sobre sociedade e estado: Reflexões desde o Projeto de Cooperação Acadêmica na Amazônia. 1ed.Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2020, v. 1, p. 17-52.
  10. Hentz, A. M; ARAUJO, E. V. N. ; GAMA, M. F. F. ; SOUZA, N. F. C. ; MARINHO, N. L. ; SOUZA, V. M. . Território e Degradação Socio Ambiental: Reflexões na produção de espaços urbanos segregados na região sudeste do Pará. In: Edma Silva Moreira; Maxim Repetto; Simone Teixeira. (Org.). Diálogos Críticos sobre sociedade e estado: Reflexões desde o Projeto de Cooperação Acadêmica na Amazônia. 1ed.Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2020, v. 1, p. 217-241
  11. Congilio, C.R.; REIS, I. . A acumulação capitalista na Amazônia: uma abordagem a partir dos grandes projetos. In: Tatiana Oliveira. (Org.). Mulheres Amazônidas: ecofeminismo, mineração e economias populares. 1ed.Brasilia: Inesc - Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2020, v. 1, p. 58-83.
  12. RODRIGUES, S. V. ; Congilio, C.R.. O camponês como sujeito histórico: o conceito social trabalho e a luta de classes. In: Edma Silva Moreira; Maxim Repetto; Simone Teixeira. (Org.). Sociedade e Estado: reflexões desde o Projeto de cooperação acadêmica na AmazôniaBoa Vista: Editora da UFRR/Campus de Goytacazes, 2020, v. 1, p. 53-83
  13. SANTOS FILHO, ALEXANDRE SILVA DOS; Lima, Adelaide Severino do Nascimento . KOKÔI: A Pândega do Macaco, memórias do Povo Gavião Kyikatêjê . Tópicos em Ciências Sociais - Volume 4. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 04, p. 55-61.
  14. CABRAL, M. M. ; SANTOS FILHO, A. S.; KOKAPROTI, R. . Saúde indígena: práticas e saberes por um diálogo intercultural. In: Júlio Cesar Schweickardt, Joana Maria Borges de Freitas Silva e Bahiyyeh Ahmadpour.. (Org.). Saúde indígena: práticas e saberes por um diálogo intercultural. 1ed.Porto Alegre: Rede UNIDA, 2020, v. 1, p. 76-109.
  15. SANTOS FILHO, A. S.. Aesthetica Feminina Amazoniana: produção poética de cinco mulheres em Marabá. In: Amanda Coutinho. (Org.). Profissão Artista. Amanda Coutinho: CLAEC e-Books, 2020, v. 1, p. 7-23
  16. Congilio, C.R.. Dos caras de la mineria en el sudeste paraense: la extraccion minera como base material del neodesarrollismo. In: Mariano Feliz; Maria Orlanda Pinassi. (Org.). La Farsa Neodesarrollista y las alternativas populares en America Latina y el Caribe. 1ed.Ciudad Autónoma de Buenos Aire: Herramienta, 2017, v. 1, p. 195-213.
  17. SANTOS, A A S ; MOREIRA, Edma do Socorro Silva. Mineração e unidades de conservação: as tramas para garantir a exploração mineral em Carajás. In: Edma Silva Moreira; Maxim Repetto; Simonne Teixeira. (Org.). Diálogos críticos sobre Sociedade e Estado: reflexões desde o Projeto de Cooperação Acadêmica na Amazônia. 1ed.Boa Vista; Campos dos Goytacaz: Editora da UFRR; EDUENF, 2020, v. 1, p. 84-115.
  18. GUEVARA, M A A ; MOREIRA, Edma do Socorro Silva. CONFLICTOS SOCIOAMBIENTALES Y VIOLENCIA: La lucha por la tierra y el territorio en el sudeste del Pará. In: Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega; Katya Regina Isaguirre-Torres; Gilda Diniz dos Santos. (Org.). Conflitos agrários na perspectiva socioambiental. 1ed.Goiania: Editora da PUC Goiás, 2020, v. 1, p. 157-180.
  19. CLAUDINO, L. S. D.; WAQUIL, P. D. ; TOURRAND, J. F. ; LESCOAT, P. . MUITO ALÉM DO MARKETING: estratégias de institucionalização do agronegócio brasileiro pelo uso de celebridades da TV em exposição agropecuária. In: João Garibaldi Almeida Viana; Paulo Dabdab Waquil. (Org.). Instituições, Regras e Hábitos: proposições teóricas e aplicadas para estudos rurais. Curitiba: CVR, 2020, v. 1, p. 181-200.
  20. ARAUJO, F. F. V. ; TAVARES, F. B. ; MEDEIROS, M. ; CLAUDINO, L. S. D.. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e suas repercussões na agricultura familiar: o caso do município de Igarapé-Miri-PA. In: TAVARES, F. B.; MEDEIROS, M.; SOUZA, A. A. C.. (Org.). Desenvolvimento territorial rural e meio ambiente: debates atuais e desafios para o século XXI. 1ed.Jundiaí: Paco Editora, 2020, v. 1, p. 1-20.
  21. LEOPOLDO, Eudes. O capitalismo metropolitano-financeiro: a produção da natureza e do espaço. In: BARROS, Ana Maria Leite; ZANOTELLI, Claudio Luiz; ALBANI, Vivian. (Org.). Geografia Urbana: cidades, revoluções e injustiças: entre espaços privados, públicos, direito à cidade e comuns urbanos. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2020, v. 01, p. 353-371.
  22. LEOPOLDO, Eudes. Estado, Neoliberalismo e Questão Regional: perspectivas teóricas a partir da Amazônia e do Sul e Sudeste do Pará. In: MOREIRA, E. S.; REPETTO, M.; TEIXEIRA, S.. (Org.). Diálogos Críticos sobre Sociedade e Estado: reflexões desde o Projeto de Cooperação Acadêmica na Amazônia. 1ed.Campos dos Goytacazes: Eduenf, 2020, v. 1, p. 116-130.
  23. ARAUJO, E. V. N. ; MELO, A. H. ; POSSAS, Hiran de M.; SANTOS, J. S. . DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS E CULTURAIS: a percepção dos moradores ribeirinhos sobre degradação às margens do rio Tocantins, na orla de Marabá/PA. In: Daguinete Maria Chaves Brito, Eliane Aparecida Cabral da Silva e Francisco Otávio Landim Neto. (Org.). Educação Ambiental no cotidiano: ações de proteção ambiental. 1ed.MACAPÁ: UNIFAP ED., 2020, v. 1, p. 75-82.
  24. SILVA, IDELMA SANTIAGO DA; FARIAS, K. V. S. . Uma perspectiva da resistência feminista no Movimento dos Sem Terra no Pará. In: Edma Silva Moreira; Maxim Repetto; Simonne Teixeira. (Org.). Diálogos críticos sobre Sociedade e Estado: reflexões desde o Projeto de Cooperação Acadêmica na Amazônia. 1ed.Boa Vista;Campo dos Goytacazes: Ed. UFRR; EDUENF, 2020, v. 1, p. 131-149.
  25. LIMA, M. P. ; SILVA, IDELMA SANTIAGO DA. Os 'nossos bons índios': a convergência de interesses da Igreja e do Estado no Araguaia paraense. In: Edma Silva Moreira; Maxim Repetto; Simonne Teixeira. (Org.). Diálogos críticos sobre Sociedade e Estado: reflexões desde o Projeto de Cooperação Acadêmica na Amazônia. 1ed.Boa Vista;Campo dos Goytacazes: Ed. UFRR; EDUENF, 2020, v. 1, p. 397-422.
  26. BREDA, T. V.. Entre escritos, imagens, memórias e experiências espaciais. In: Jussara Fraga Portugal. (Org.). Geografias literárias: escritos, diálogos e narrativas. 1ed.Salvador: Edufba, 2020, v. 1, p. 59-80.
  27. BREDA, T. V. . Da política pluralista para a cartografia plural: contribuições da teoria do discurso. In: Rafael Straforini; Thiago Manhães Cabral; Jéssica Rodrigues da Silva Cecim; Anniele Sarah Ferreira de Freitas; Gustavo Teramatsu. (Org.). Política Educacionais e Ensino de Geografia: Sentidos de currículo, práticas e formação docente. 1ed.Jundiaí: Paco, 2020, v. 1, p. 291-321.


2019: 30 PUBLICAÇÕES

  1. PEREIRA, Airton dos Reis. A luta pela terra no sul e sudeste do Pará: algumas reflexões sobre a designação posseiro e os conflitos por terra na Amazônia (1975-1990). In: Lucilvana Ferreira Barros; Roberg Januário dos Santos. (Org.). Amazônia oriental Brasileira: história, migração e região. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019, v. , p. 151-166.
  1. PEREIRA, Airton dos Reis. Henri Burin des Roziers: padre e advogado dos pobres. In: Lucilvana Ferreira Barros; Roberg Januário dos Santos. (Org.). Amazônia oriental Brasileira: história, migração e região. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019, v. , p. 167-193.
  2. Congilio, C.R.. Cadeia Produtiva do Aço: trabalho e mineração no sudeste do Pará. In: Congilio, C.R.; Bezerra, M.; Michelotti, F.. (Org.). Mineração, Trabalho e Conflitos Amazônicos no Sudeste Paraense. 1ed.Marabá: Editorial Iguana, 2019, v. 1, p. 123-141.
  1. SILVA, R. C. ; Congilio, C.R.. Setor Carvoeiro no Município de Goianésia do Pará no Contexto do Programa Grande Carajás. In: Congilio, C.R.C.; Bezerra, R; Michelotti, F.. (Org.). Mineração, Trabalho e Conflitos Amazônicos no Sudeste ParaenseMarabá: Editorial Iguana, 2019, v. 1, p. 211-230.
  1. MOREIRA, Edma do Socorro SilvaHÉBETTE, Jean. Aprendendo em comunidade: a construção de “novos territórios” na Amazónia. In: Christine Escallier; Biget, Denis. (Org.). Controverses et appropriations des espaces et des territoires. Approche ethnographique. 1ed.Portugal: Universidade da Madeira,Funchal, 2019, v. 1, p. 163-175.
  1. OUTEIRO, G. M.NASCIMENTO, D. M.. Antropologia e direitos humanos: alteridade no reconhecimento de direitos para povos indígenas. In: SILVESTRE, L. P. F. (Org.). As Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a Competência no Desenvolvimento Humano. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 1, p. 202-212.
  1. OUTEIRO, G. M.. A equidade de Rawls e a igualdade de Amartya Sen: Justiça distributiva e proteção de direitos fundamentais. In: SOUZA, K. C. A. (Org.). O Direito e sua Complexa Concreção. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 1, p. 1-12.
  1. OLIVEIRA, L. A.; OUTEIRO, G. M. ; BARROSO, L. M. ; SILVA, R. S. . Políticas Públicas de Combate à Fome: o Programa Bolsa Família como estratégia de superação da pobreza. In: Laize Almeida de Oliveira. (Org.). Do público ao público: iniciação científica em Ciências Sociais Aplicadas. 1ed.Campo Grande: Inovar, 2019, v. 1, p. 36-54.
  1. OLIVEIRA, L. A.; OUTEIRO, G. M. ; ROLDAO, M. C. . A importância da arrecadação municipal: um estudo das finanças de um município do sudeste paraense. In: Laize Almeida Oliveira. (Org.). Do público ao público: iniciação científica em Ciências Sociais Aplicadas. 1ed.Campo Grande: Inovar, 2019, v. 1, p. 96-114.
  2. ARAUJO, M. F.OLIVEIRA, L. A.; OUTEIRO, G. M. . Desafio do gestor público em implantar uma gestão de resíduos sólidos coparticipativa que contribua para o desenvolvimento sustentável. In: RODRIGUES, Tayronne de Almeida; LEANDRO NETO, João; GALVÃO, Dennyura Oliveira. (Org.). Meio ambiente, sustentabilidade e agroecologia.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 1, p. 114-135.
  1. FERREIRA JÚNIOR, D.B. ; SOUZA, Marcus Vinicius Mariano de; SOUSA, E.F. . Projeto “Nós Propomos”: cidadania ativa na escola Deuzuita Melo de Albuquerque em Marabá, Pará. in: MONTENEGRO, rúbia kátia azevedo. (Org.). Educação: possibilidades e caminhos. 1ed.Campo Grande: Inovar, 2019, v. , p. 414-423.
  1. ANJOS, H. P.; BRANDAO, I. F. G. P. . O discurso clínico nas memórias de escolarização de uma pessoa cega no sudeste do Pará. In: Roberg Januário dos Santos; Lucilvana Ferreira Barros. (Org.). Amazônia oriental Brasileira: história, migração e região. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2019, v. , p. 233-248.
  1. ANJOS, H. P.; SALES, R. G. . Reflexões sobre a produção discursiva do sistema de justiça juvenil. In: Nilsa Brito Ribeiro; Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Heterogeneidades discursivas na Amazônia oriental brasileira: relações de poder e resistências. 1ed.São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2019, v. 1, p. 35-56.
  1. ANJOS, H. P.; OLIVEIRA, J. L. . Competência e cidadania: sentidos que se confrontam na produção discursiva do PRONATEC. In: Nilsa Brito Ribeiro; Hildete Pereira dos Anjos (Org.). Heterogeneidades discursivas na Amazônia oriental brasileira: relações de poder e resistências. 1ed.São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2019, v. 1, p. 59-79.
  1. LISBÔA, F. M. ; ANJOS, H. P.. Plebiscito para a criação do estado de Carajás: formações discursivas e ideológicas na propaganda eleitoral radiofônica. In: Nilsa Brito Ribeiro; Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Heterogeneidades discursivas na Amazônia oriental brasileira: relações de poder e resistências. 1 ed .São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2019, v. 1, p. 99-123.
  1. N. C.; ANJOS, H. P.. Perfil identitário do egresso do curso de Pedagogia:metáforas e deslizamentos de sentidos. In: Nilsa Brito Ribeiro; Hildete Pereira dos Anjo. (Org.). Heterogeneidades discursivas na Amazônia oriental brasileira: relações de poder e resistências. 1ed.São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2019, v. 1, p. 168-185.
  1. ANJOS, H. P.. Crenças pedagógicas sobre inclusão escolar: discurso e saberes docentes. In: Nilsa Brito Ribeiro; Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Heterogeneidades discursivas na Amazônia oriental brasileira: relações de poder e resistências. 1ed.São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2019, v. 1, p. 187-205.
  1. ANJOS, H. P.SOUSA, I. L.. Discurso docente feminino: marcas discursivas da produção do estereótipo de gênero. In: Nilsa Brito Ribeiro; Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Heterogeneidades discursivas na Amazônia oriental brasileira: relações de poder e resistências. 1ed.São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2019, v. 1, p. 207-224.
  1. OLIVEIRA, J. M. S. ; ANJOS, H. P.. Trabalho escravo contemporâneo: a disputa ideológica na produção de um conceito. In: Figueira; Ricardo Rezende; Prado, Adonia Antunes; Galvão, Edna Maria. (Org.). Escravidão: moinho de gentes no século XXI. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2019, v. 1, p. 83-97.
  1. POSSAS, Hiran de M.; SOUSA, L. S. Efabulações de novos/velhos racismos por Maria Firmina dos Reis. In: Jerônimo da Silva e Silva; Reginaldo Cerqueira Sousa. (Org.). Gênero e diversidade sexual: entre histórias, lugares e práticas de liberdade. 1ed.Belém: Itacaiúnas, 2019, v. 1, p. 199-2019.
  1. BRAZ, E. ; RIBEIRO, N. B.. O entrecruzamento de vozes na Proposta do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Unifesspa: filiações, conflitos e resistências. In: RIBEIRO, N. B.; ANJOS, M. P; SILVA, M. C. V.. (Org.). Educação do Campo: pesquisas, experiências e formação. 1ed.São Carlos -S.P: Pedro&João, 2019, v. 1, p. 47-68.
  1. CARVALHO, I. S. ; RIBEIRO, N. B.. A arte: um movimento que ressignifica práticas. In: RIBEIRO, N.B; ANJOS, M. P; SILVA, M. C. V. S. (Org.). Educação do Campo: pesquisas, experiências e formação. 1ed.São Carlos: Pedro&João, 2019, v. 1, p. 69-82.
  1. MELO, N. L. F. ; RIBEIRO, N. B.. Narrativa de processos formativos: uma análise da formação superior dos povos do campo e da Pedagogia em Movimento. In: RIBEIRO, N. B; ANJOS, M. P; SILVA, M. C. V.. (Org.). Educação do Campo: Pesquisas, experiências e formação. 1ed.São Carlos: Pedro&João, 2019, v. 1, p. 103-140.
  1. RIBEIRO, N. B.. Escrita e equipolência de vozes sociais na alternância de tempos formativos na LPEC/Unifesspa. In: RIBEIRO, N.B; ANJOS, M. P.; SILVA, M. C. V.. (Org.). Educação do Campo: Pesquisa, Experiências e Formação. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2019, v. 1, p. 141-170.
  1. MIRANDA, R. R. ; ANJOS, M. P. ; RIBEIRO, N. B.. A pesquisa mediando práticas pedagógicas na escola Nova Canaã. In: RIBEIRO, N.B; ANJOS, M. P.; SILVA, M. C. V.. (Org.). Educação do Campo: pesquisas, experiências, formação. 1ed.São Carlos: Pedro&João, 2019, v. 1, p. 171-188.
  1. RIBEIRO, N. B.. Heterotopias contemporâneas e produção de subjetividades. In: Hildete Pereira dos Anjos e Nilsa Brito Ribeiro. (Org.). Heterogeneidades discursivas na Amazônia oriental brasileira: relações de poder e resistências. 1ed.SÃo Carlos- S.P.: Pedro & João, 2019, v. 1, p. 11-34.
  1. ROCHA, E. S.; RIBEIRO, N. B.. O Massacre de Eldorado do Carajás: condições de emergência de acontecimentos discursivos. In: Hildete Pereira dos Anjos e Nilsa Brito Ribeiro. (Org.). Heterogeneidades discursivas na Amazônia oriental brasileira: relações de poder e resistências. 1ed.São Carlos-S.P: Pedro & João, 2019, v. 1, p. 80-98.
  1. BRANDAO, I. F. G. P.; RIBEIRO, N. B.. A confissão como processo constituinte da subjetividade docente. In: Hildete Pereira dos Anjos e Nilsa Brito Ribeiro. (Org.). Heterogeneidades discursivas na Amazônia Oriental brasileira: relações de poder e resistências.  São Carlos-S.P: Pedro & João, 2019, v. 1, p. 144-167.
  1. RIBEIRO, N. B.. Escrita de professoras na Amazônia Oriental brasileira: poder, verdade e subjetividade. In: Fabio Mario da Silva; Debora Ricci; Annabela Rita; Ana Luísa Vilela; Cristina Rosa; Vanessa Castagna. (Org.). Estudos de género em contexto lusófono e italiano: debates e reflexões. 1ed.Lisboa: CLEPUL, 2019, v. 1, p. 131-150.
  1. BRAZ, E. ; RIBEIRO, N. B.. Entrecruzamento de discursos na formação de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo. In: ANJOS, H.P & RIBEIRO, N.B. (Org.). Heterogeneidades discursivas na Amazônia oriental brasileira: relações de poder e resistências. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2019, v. 1, p. 125-143.


2018: 12 PUBLICAÇÕES

  1. PEREIRA, Airton dos Reis; OLIVEIRA, G. P. ; PEREIRA, G. M. ; REIS, K. N. ; COSTA, S. T. L. ; SANTOS, S. F. . PDS Porto Seguro: assentamento indutor do desenvolvimento agrícola sustentável. In: Seidel Ferreira dos Santos; Flávia Cristina Araújo Lucas; Manoel Ribeiro de Moraes Junior; Alberdan Silva Santos. (Org.). Bioculturalidade, Conservação E Biotecnologia Na Amazônia Oriental. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. , p. 189-197.
  1. KARAJA, D. T. ; PEREIRA, Airton dos Reis. O grande caminho: a migração do povo Kyikatêjê da aldeia Xêxêkõkô à aldeia Koyakati. In: Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar; Claudio Emídio Silva; Eliete de Jesus Bararuá Solano. (Org.). A produção do conhecimento em contextos indígenas: diálogos interculturais para o ensino em ciências humanas e sociais. 1ed.Belém (PA): Eduepa, 2018, v. , p. 19-42.
  1. RIKPARTI, K. G. ; PEREIRA, Airton dos Reis. Pyt Me Kaxêre e o ensino de história na escola indígena. In: Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar; Claudio Emídio Silva; Eliete de Jesus Bararuá Solano. (Org.). A produção do conhecimento em contextos indígenas: diálogos interculturais para o ensino em ciências humanas e sociais. 1ed.Belém (PA): Eduepa, 2018, v. , p. 43-67.
  1. SURUI, W. ; PEREIRA, Airton dos Reis. Terra e caminhos dos Aikewara. In: Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar; Claudio Emídio Silva; Eliete de Jesus Bararuá Solano. (Org.). A produção do conhecimento em contextos indígenas: diálogos interculturais para o ensino em ciências humanas e sociais. 1ed.Belém (PA): Eduepa, 2018, v. , p. 69-89.
  1. PEREIRA, Airton dos Reis; AFONSO, J. B. G. . Conflitos e violência no campo, na Amazônia brasileira. In: Antonio Francisco de Lima Neto et al. (Org.). Vidas em luta: criminalização e violência contra defensoras e defensores de direitos humanos no Brasil em 2017. 1ed.Rio de Janeiro: Justiça Global, 2018, v. , p. 69-73.
  1. COSTA, D. R. M. ; PEREIRA, Airton dos Reis; PEREIRA, M. R. ; CUNHA, E. S. ; VIEIRA, O. D. . Materiais acessíveis para o ensino de ciências naturais: primeiras experiências. In: Marcia Aparecida Alferes. (Org.). Qualidade e políticas públicas na educação 1ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, v. 6, p. 211-221.
  1. PEREIRA, Airton dos Reis; APINAGES, M. G. ; FARIA, M. J. C. ; LIMA, R. M. ; REGO, V. . Formação de professores de ciências naturais na perspectiva da educação inclusiva: o caso da cidade de Marabá(PA). In: Marcia Aparecida Alferes. (Org.). Qualidade e políticas públicas na educação 1ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, v. 7, p. 144-151.
  1. DEMBOSKI, P. ; Hentz, A. M. Mecanização e Agroecologia no Assentamento Vila Diamante em Igarapé do Meio - MA. In: Amintas L. da Silva; Ayala L. Dias Ferreira; Beatriz M. de F. Ribeiro; Bruno Cezar Malheiro; Fernando Michelotti; Gláucia de Sousa Moreno; Haroldo de Souza. (Org.). Educação do Campo, Agroecologia e Questão Agrária: A Experiência Agrária na Construção do IALA Amazônico. 1ed.Marabá: Editorial iGuana, 2018, v. 1, p. 9-19.
  1. HENTZ, ANDREA DE MELO. Sustentabilidade. In: Albuquerque, Geron Rodrigues de; Sarraf Pacheco, Agenor. (Org.). Uwa'kuru - Dicionário Analítico.Rio Branco: Nepan Editora, 2018, v. 03, p. 213-228.
  1. POSSAS, Hiran de M.. MEMÓRIAS E MITOS DO ?PAÍS TIMBIRA?: PEDAGOGIAS POR PYT E KAXÊRE. Pyt mẽ Kaxêre: criação, história e resistência Kyyikatêjê.Cametá: Editora do Campus do Tocantins/Cametá UFPA, 2018, v. 1, p. 11-15.
  1. POSSAS, Hiran de M.. Antonio Juraci Siqueira. In: ALBUQUERQUE, Gerson Rodrigues de.; SARRAF-PACHECO, Agenor. (Org.). Uwa’kürü: Dicionário Analítico volume 3. 1ed.Rio Branco: Nepan Editora, 2018, v. 3, p. 33-47.
  1. FERREIRA, A. L. D. ; RIBEIRO, N. B.. No contraponto: a parceria público-privado e o projeto de Educação do Campo. In: Amintas L. da Silva; Ayala L. Dias Ferreira; Beatriz M. de F. Ribeiro; Bruno Cezar Malheiro; Fernando Michelotti; Gláucia de Sousa Moreno; Haroldo de Souza. (Org.). Educação do Campo, Agroecologia e Questão Agrária: a experiência do curso de Residência Agrária na construção do ILA Amazônico. 1ed.Marabá: Iguana, 2018, v. 1, p. 9-471.


2017: 14 PUBLICAÇÕES

  1. PEREIRA, Airton dos Reis. Colonização e conflitos na Transamazônica em tempos da ditadura civil-militar brasileira. In: Airton dos Reis Pereira; Hildete Pereira dos Anjos; Idelma Santiago da Silva; Nilsa Brito Ribeiro. (Org.). Culturas e dinâmicas sociais na Amazônia Oriental brasileira.Belém: Paka-Tatu, 2017, v. 1, p. 143-167.
  1. PEREIRA, Airton dos Reis. A participação das mulheres trabalhadoras rurais na luta pela terra no sul e sudeste do Pará (1975-1990). In: Idelma Santiago da Silva; Ailce Margarida Negreiros Alves; Airton dos Reis Pereira; Hiran de Moura Possas; Jerônimo da Silva e Silva. (Org.). Mulheres em perspectiva: trajetórias, saberes e resistências na Amazônia Oriental. 1ed.Belém: Paka-Tatu, 2017, v. , p. 23-45.
  1. PEREIRA, Airton dos Reis. A presença das filhas do amor divino na Amazônia Oriental. In: Zoeli Maria Pletsch; Angelita Fernandes. (Org.). Irmã Laura de Carvalho Martins: um carvalho neste chão. 1ed.Belém(PA): Marques Editora, 2017, v. , p. 143-154
  1. Congilio, C.R.; Edma Moreira . La resistencia a los grandes proyectos de explotación de hierro en el sudeste paraense. In: Mariano Feliz; Christian Torno. (Org.). El neodesarrollo en debate: crisis, transición y alternativas. 1ed.Buenos Aires: El Colectivo, 2017, v. 1, p. 77-92.
  1. RIBEIRO JUNIOR, R. ; MOREIRA, Edma do Socorro Silva. Akrãtikatêjê: trajetória e construção de uma identidade no processo de resistência. In: Airton dos Reis Pereira; Hildete Pereira dos Anjos; Idelma Santiago da Silva; Nilsa Brito Ribeiro. (Org.). Culturas e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental brasileira. Belém: Paka-tatu, 2017, v. 1, p. 333-353.
  1. CONGILIO, Célia ; MOREIRA, Edma Silva. LA RESISTENCIA A LOS GRANDES PROYECTOS DE EXPLOTACIÓN DE HIERRO EN EL SUDESTE PARAENSE. In: Mariano Feliz; Christian Torno. (Org.). El neodesarrollo en debate: crisis, transición y alternativas. 1ed.Buenos Aires - Argentina: El Colectivo, 2017, v. 1, p. 77-92.
  1. ARAUJO, J. A.. Exigências nutricionais para frangos de corte e poedeiras comerciais. In: Alessandra Epifanio Rodrigues; Vanessa Mayara Souza Pamplona; Bárbara Rodrigues de Quadros. (Org.). Congresso de Zootecnia da Amazônia.Paragominas: EDUFRA, 2017, v. , p. 1-18.
  1. CABRAL, M. M. ; SANTOS FILHO, A. S.. Memórias de um velho: práticas corporais na educação indígenas Parkatêjê (Ebook). In: BIEGING, Patricia; BUSARELLO, Raul Inácio; BOGGO, André. (Org.). Novas narrativas para o ensino e aprendizagem. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, v. 1, p. 71-90.
  1. ANJOS, H. P. . Estrategias de legitimação usadas pelas propagandas eleitorais do plebiscito para a divisão do Para. In: PEREIRA, Airton dos Reis; ANJOS, Hildete Pereira; SILVA, Idelma Santiago; RIBEIRO, Nilsa Brito. (Org.). Cultura e dinâmicas sociais na Amazonia Oriental brasileira.Belem, PA: Paka-Tatu, 2017, v. 1, p. 355-375.
  1. SILVA, J. S. E.. "Fazendo o Caminho de Volta": memória e crítica a partir de Concita Sompré. In: Idelma Santiago; Hiran Possas; Jeronimo Silva; Ailce Margarida Alves; Airton Reis. (Org.). Mulheres em Perspectiva: trajetórias, saberes e resistências na Amazônia Oriental. 1ed.Belém: Paka-tatu, 2017, v. 1, p. 219-248.
  1. SILVA, IDELMA SANTIAGO DA. A (des)graça desse riso: migração e produção de alteridades subalternizadas no sudeste do Pará. In: Airton dos Reis Pereira; Hildete Pereira dos Anjos; Idelma Santiago da Silva; Nilsa Brito Ribeiro. (Org.). Culturas e dinâmicas sociais na Amazônia Oriental brasileira. 1ed.Belém: Paka-Tatu, 2017, v. 1, p. 69-95.
  1. FARIAS, K. V. S. ; SILVA, IDELMA SANTIAGO DA; POSSAS, H. M. . Gênero e participação na perspectiva de mulheres dirigentes do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no sudeste do Pará. In: Idelma Santiago da Silva; Ailce Margarida Negreiros Alves; Airton dos Reis Pereira; Hiran de Moura Possas; Jerônimo da Silva e Silva. (Org.). Mulheres em perspectiva: trajetórias, saberes e resistências na Amazônia Oriental. 1ed.Belém: Paka-Tatu, 2017, v. 1, p. 71-107.
  1. GOMES, M. M. F. ; SILVA, IDELMA SANTIAGO DA. Histórias de vida de mulheres camponesas: experiências femininas e direitos de cidadania. In: Rita de Cássia Pereira da Costa; Hiran de Moura Possas; Maura Pereira dos Anjos; Edimara Ferreira Santos. (Org.). Caderno Pedagógico da Educação do Campo - Experiências do Campo: lutas sociais, práticas educativas e culturais. 1ed.Marabá: UNIFESSPA, 2017, v. 1, p. 33-47.
  1. SENA, L. R.; RIBEIRO, N. B.. Representações do Movimento dos Trabalhadores Rurais na Imprensa Marabaense. In: Airton dos Reis Pereira; Hildete Pereira dos Anjos; Idelma Santiago da Silva; Nilsa Brito Ribeiro. (Org.). Culturas e dinâmicas sociais na Amazônia Oriental brasileira. 1ed.Belém: Paka-Tatu, 2017, v. 1, p. 1-447.

 

Fim do conteúdo da página