Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pt PT en EN

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Ensino à Distância

Publicado: Sábado, 13 de Junho de 2020, 10h47 | Última atualização em Sábado, 13 de Junho de 2020, 10h47 | Acessos: 100

Por ocasião do I Seminário “Produção e incorporação da interdisciplinaridade na concepção da pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia”, em 2014, o PDTSA realizou uma atividade de formação através de uma palestra na modalidade à distância, com o Prof. Dr.Arlindo Philippi Jr. Essa atividade se caracterizou como uma modalidade de interlocução e de formação importante para um programa que busca consolidar ações com a participação de docentes de diferentes universidades e institutos de pesquisas no país e no exterior.

A partir do relatório de avaliação do quadriênio (2013-2017), as avaliações de qualificação e defesa de dissertação também passaram a ocorrer com a participação de  professores externos à instituição, mediadas quando necessário por Skype, como a seguir:

  1. Bancas de qualificação e de defesa de Aline Pereira dos Santos Amaro Correia, “O direito à cidade e a acessibilidade para pessoas com deficiência: a teoria da produção do espaço de Henri Lefèvre e análise acerca da aplicação do plano diretor participativo de 2006, em Tucuruí/PA” com participação externa(Skype) do professor Dr. Raimundo Wilson Gama Raiol (NAEA/UFPA-Belém-Pará);
  2. Banca de qualificação de Nilsa Lima Marinho, “Moradia e direito à cidade em Marabá: o papel do plano diretor para a inclusão e exclusão sócio espacial” com a participação externa (Skype) da professora Dra. Luly Rodrigues da Cunha Fischer (UFPA-Belém-Pará);
  3. Banca de defesa de Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão, “Educar na diversidade: processos de subjetivação docente” com a participação externa (SKYPE) da professora Dra. Kátia Menezes de Sousa (UFG-Goiania-Goiás).
  4. Banca de Defesa de Flávia Madeira da Silva, “A mercantilização da formação profissional: os cursos do setor privado de qualificação em Marabá” com a participação externa (SKYPE) do professor Dr. Mariano Féliz da Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina), constituindo-se na primeira defesa de dissertação com participação de membro externo de uma instituição internacional.
  5. Banca de Defesa de Andréia Aparecida Silvério dos Santos, “Mineração e Conflitos Agrários em Canaã dos Carajás” com a participação externa (SKYPE) da professora Dra. Raquel Giffoni Pinto do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
  6. Banca de Exame de Qualificação de Maria Regina Ceo Andrade, “Do luto à luta: memória e subjetividade na luta pela terra no sul e sudeste do Pará”, com a participação do Prof. Dr. Flávio Leonel Abreu da Silveira da Universidade Federal do Pará.

Ainda no âmbito do ensino à distância, contamos com as experiências desenvolvidas pelo Centro de Estudos Internacionais (CEI) do PDTSA, com a realização de roda de conversa com a pesquisadora Dra. Caroline Parks, da Universidade da Flórida (EUA), com o tema "Agroecologia: transição de acampamentos para assentamentos", e a realização da transmissão do Seminário Virtual Internacional ESCOLA, INDÍGENAS E ETNICIDADE (SEIE 2018-2019), organizado, no Brasil, a partir da Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação.

Em 2019, algumas bancas da turma PDTSA 2017 foram realizadas com participação de professores externos que foram mediadas via SKYPE:

  1. Banca de Defesa de Maria Regina Céo Andrade, “Do luto à luta: Memória e subjetividade ante as práticas de violência no campo no Sul e Sudeste do Pará”, com a participação externa do Prof. Dr. Flávio Leonel Abreu da Silveira da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF);
  2. Banca de Defesa de Joyara Maria Silva de Oliveira, “Educar para libertar: a pedagogia libertadora na experiência do programa “Escravo, nem pensar”, com a participação da Prof. Luiza Helena Oliveira da Silva, da Universidade Federal do Tocantins. Banca de Qualificação; e
  3. Banca de Defesa de Luzicláudia de França Silva, “Jogo Político e Formas de Apropriação da Terra: As redes e tessituras da territorialização do Agronegócio no sudeste do Pará, com a participação do Prof. Dr. Rodrigo da Costa Caetano da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
  4. A banca de qualificação de Larissa de Souza Orandi, “Poder e Gestão da Memória na Mídia: A chacina de Pau D’Arco – PA”, com a participação externa via SKYPE, do prof. Dr. Marcos André Dantas da Cunha da Universidade Federal do Pará.
Fim do conteúdo da página