PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
DINÂMICAS TERRITORIAIS 

E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA

Notícias em Destaque

Linhas de Pesquisa
Conheça nossas linhas de pesquisas

PDTSA e a Faculdade de História promovem a palestra intitulada "A Justiça do Lobo: Posseiros e Padres do Araguaia"

O Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia e a Faculdade de História pro,moveram a Palestra “A JUSTIÇA DO LOBO: POSSEIROS E PADRES DO ARAGUAIA”, realizada no no Auditório da Unidade I da Unifesspa no último dia 23 de abril. O Evento contou com a mediação do professor Dr. Airton Pereira (UEPA  - PDTSA) e a participação, no momento da abertura e dos debates, dos professores doutores Geovanni Cabral (Direção da Faculdade de História) e Hiran Possas (Coordenação do PDTSA).

Após às boas vindas, o Prof. Dr. Ricardo Resende (UFRJ), por seu testemunho durante cerca de 20 anos de atuação junto à CPT, rememorou, dentre tantas situações vivenciadas, assassinatos de líderes de movimentos sociais; cenas de escravidão por dívida; personagens da pistolagem e sua preocupação com a impunidade desses crimes. Ressaltou que os números desses genocídios – levantados pela CPT -  são importantes, mas há migrantes assassinados (trabalhadores e trabalhadoras) que, pelo desconhecimento de seus familiares sobre os seus paradeiros, ainda não foram computados.

Exaustão pelo labor e condições degradantes de moradia e de alimentação são apenas alguns dos “requintes” associados ao trabalho escravo “contemporâneo”. Para o Professor,  uma estratégia razoável, para visibilizar essas questões, seria conjugar ações, principalmente denunciativas, com o envolvimento artistas militantes, segmentos da imprensa, ONGS, dentre outros. Ao final, o Professor foi cumprimentado por contemporâneos de sua atuação junto à CPT e respondeu às provocações do significativo e heterogêneo público presente, composto por discentes da graduação, pós-graduação, ensino médio, representantes da CPT e de outros Movimentos Sociais

Notícias e Eventos

Defesas de Dissertação